É preciso ter alguém para ser feliz?

A verdadeira felicidade está em suas mãos, aprenda como ser feliz sozinha para saber apreciar o amor de alguém.

Adriana Acosta Bujan

Se quando era pequena você cresceu vendo os filmes ou lendo os contos da Disney, talvez acredite que todas as princesas precisam de um príncipe para serem felizes, ou se já ouviu a frase “minha cara metade” em mais de uma ocasião, pode afirmar que as pessoas precisam do amor de outra pessoa para se sentirem plenas.

Infelizmente, vivemos num mundo onde as crenças e as ideologias de ter um par romântico e encontrar a metade da laranja se tornaram fundamentais para experimentar uma vida feliz. Para dar um exemplo, e sem ir muito longe, com apenas um clique em qualquer dispositivo digital podemos encontrar muitas pessoas que se escolhem umas às outras para formar um casal.

Se ter alguém ao nosso lado é realmente maravilhoso, que nos complementa e nos motiva a conquistar nossos sonhos, nem sempre é algo indispensável para sermos felizes; porque a verdadeira felicidade se encontra em nós mesmos, em nosso interior. E para poder experimentar tal sentimento, requeremos conhecer-nos e amar-nos primeiro.

Mas por que essa necessidade de ser estar em um relacionamento?

Quando procuramos ter um parceiro, realmente o fazemos porque queremos cobrir pelo menos três necessidades básicas:

  • Afetiva, pois sentir-nos amados por alguém e compreendidos é algo de que necessitamos desde a infância
  • Contato sexual – é evidente que, como espécie humana e do ponto de vista da sobrevivência e reprodução, se busque ter intimidade.
  • Social e de pertença – já que somos seres sociais por natureza e necessitamos sentir-nos vinculados a alguém que nos enriqueça emocionalmente.

No entanto, quando aprendemos a amar a nós mesmos, de uma maneira ou outra, podemos atender ou satisfazer nossas necessidades básicas, e não nos sentirmos desesperados por ter alguém do nosso lado para sermos felizes. Não podemos deixar a nossa felicidade nas mãos de outra pessoa.

Advertisement

Como superar essa necessidade desesperada de ter um parceiro?

Já explicamos que, para sermos felizes, temos de aprender a amar-nos e a aprender a substituir essas necessidades básicas. Mas como fazer isso, se às vezes precisamos que alguém nos abrace ou nos ouça quando precisamos, ou que partilhe conosco os mesmos sonhos para alcançar os nossos objetivos?

Aqui eu compartilho algumas ideias:

1. Concentre-se em si mesma

Como diria a minha avó, “as coisas virão até você sozinhas ” ou “o que é para ser seu ninguém lhe tira”, e simples assim, será o destino ou a intervenção divina. Mas é verdade, se o analisarmos por um momento: quanto mais procuramos menos encontramos e quando fazemos o contrário as coisas chegam por si só.

Agora, no momento em que você sente a necessidade de encontrar alguém, a coisa mais recomendável é se concentrar em si mesmo, para deixar fluir sua energia e você possa detectar novas oportunidades.

Como se faz isso? Simplesmente dedique-se a você mesma, aos seus cuidados pessoais, em cumprir os seus objetivos e sonhos, faça o que realmente precisa fazer para se sentir orgulhosa de si mesma.

Advertisement

2. Substitua a necessidade de afeto

Escolha alguns dos seus melhores amigos e ligue, diga-lhes como se sente e tente encontrá-los. Estar rodeada de amizades fará com que se sinta amada, querida e sobretudo compreendida, pois, acredite em mim, a maioria tem experimentado a solidão de uma ou outra forma.

Também será o momento ideal para reunir-se com sua família. Busque o contato de seus pais, irmãos, tios ou primos, assim se sentirá especial e amada.

3. Creia e confie em você

Quando estamos à procura de um parceiro, muitas vezes acreditamos que algo não está bem com nós mesmas, passamos a ser muito autocríticas e nos julgamos sem piedade. Em poucas palavras, nossos pensamentos e baixa autoestima são nossos piores inimigos.

Então, acredite e confie em você, evite pensar que algo não está certo em você, lembre-se mil e uma vezes de que você é única, autêntica e que ninguém é como você. Você pode usar frases positivas que a motivam ao pensar e escutar, por exemplo: “Hoje estou espetacular”, “Realmente sou bonita”, “Eu gosto de como sou”.

4. Seja seletiva

Algumas pessoas escolhem estar com alguém por acreditar que precisam dela e não se dão tempo de conhecer bem essa pessoa, logo se decepcionam e caem em depressão. É por isso que será um bom momento para mudar a sua maneira de pensar sobre relacionamentos românticos e tornar-se aquela pessoa que sabe o que quer e o que realmente deseja encontrar em alguém.

Advertisement

Dê-se um tempo para conhecer as pessoas, não mostre desespero no primeiro encontro, e o mais importante, deixe-se ser desejada por essa pessoa, seja seletiva. 

É uma boa idéia frequentar lugares que atendam às suas expectativas. Por exemplo, se você quiser encontrar alguém que goste de fazer esportes e que tenha mais ou menos os mesmos interesses que você, então frequente uma academia ou inscreva-se em alguma competição esportiva, entre outras ideias.

Agora, o mais importante é você, aprenda a amar-se exatamente como você é, lembre-se de que só experimentamos a verdadeira felicidade só por momentos. Então, dedique-se a gerar experiências significativas a cada dia, para que se sinta plenamente feliz, com você mesma e com o que você faz.

Lembre-se, o homem que quer chegará sem que o esteja procurando, porque aprenderá a vibrar com outro tipo de energia, e, graças a ela, todos vão querer estar ao seu lado.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Es necesario estar en pareja para ser feliz?

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.