É melhor estar sozinha do que mal acompanhada?

O medo da solidão pode fazer-nos aceitar estar naquela relação que magoa. Como abraçar a solidão sem sucumbir nessa tentativa?

Erika Otero Romero

Qualquer ser humano disposto a confiar e a amar pode cair nas mãos de “um amor ruim”. Depois disso, é natural que a última coisa que queiramos seja encontrar alguém para ter uma nova relação sentimental.

A coisa mais comum depois de sair de uma relação ruim é que procuremos estar sozinhas. Um, porque precisamos recuperar nosso amor próprio; e dois, porque é necessário superar a desilusão que essa relação fatídica deixou.

Para muitas de nós, curar as feridas deixadas por um amor ruim leva tempo. Algumas, depois de um tempo prudente, podem dar-se uma nova oportunidade; no entanto, há também muitas outras que levam mais tempo. Seja como for, o amor verdadeiro, que todos queremos, pode chegar no momento menos esperado.

Não justifique uma relação amorosa ruim

Pode-se recorrer a mil desculpas para manter uma relação ruim.

Há mulheres que guardam a esperança de uma mudança de caráter em seus parceiros. Estes lhes prometem, após cada problema, que vão mudar. É assim que mantêm essa relação com a esperança de uma mudança, uma que não chega.

Advertisement

Algumas mulheres dependem economicamente do cavalheiro em questão. Têm pavor de seguir um caminho sozinhas. Foram tão maltratadas que acham que não têm os meios pessoais para sair sozinhas.

Outras mulheres acham que não merecem alguém melhor. Aceitam todo tipo de maus-tratos porque ele as fez acreditar que não eram suficientemente boas para ninguém.

Seja qual for o caso, quando uma mulher decide afastar-se de uma relação ruim, ela vai percorrer um processo de luto e medo. Vai sentir-se tentada a regressar, se quem a maltratou insiste em estar com ela, esse é o jogo do narcisista. É aqui que desempenha um papel muito importante, a força de vontade e a ajuda das pessoas que o amam.

É melhor a solidão a uma má companhia

Há um erro que muitas mulheres cometem, o de se apressar a entrar em uma relação por medo da solidão. Outro, que talvez seja pior, é tolerar os maus-tratos de alguém por esse medo da solidão.

Se me perguntar, prefiro “estar sozinha do que mal acompanhada”.

Advertisement

Falo por experiência própria. Acredite, nada é mais terrível do que ter uma relação tortuosa com alguém que não a valoriza. É melhor tirar um tempo sozinha para se reparar internamente.

Para muitas mulheres, a solidão pode ser sufocante. A razão é que elas não têm uma boa relação com elas mesmas. Isto porque, na infância, não a ensinaram a se amar. Seja como for, fortalecer o amor-próprio é alcançado com o tempo e, muitas vezes, à força; e a solidão alcança esse propósito.

O que acontece quando passa tempo consigo mesma

Quando está sozinha, você pode pensar muito em sua própria vida. Em resumo, você vai enfrentar o seu lado mais escuro. Seja com memórias dolorosas ou belas. Também irá perceber tanto suas qualidades quanto seus defeitos.

No entanto, o mais importante é que aprenderá a mudar o que não gosta em si. Abraçará suas fraquezas e conseguirá convertê-las em pontos fortes.

Pouco a pouco, terá um poder e uma confiança em si que nunca imaginou alcançar.

Advertisement

Sim, pode ser que, no início, você tenha medo de ficar consigo mesma. A realidade é que você encontrará coisas em si mesma que prefere manter escondidas. Apesar disso, quando aprender a abraçar o seu lado negro, saberá que partes deve guardar para si e quais mostrar.

Esta, digamos, é uma boa preparação para uma relação futura. A razão é que no processo você aprendeu a distinguir o tipo de homem que quer, precisa e merece.

Nessa altura, não vai sentir necessidade de estar numa relação porque não gosta de estar sozinha. Preferirá estar sozinha do que numa relação ruim.

A luz atrai luz

Este é um aspecto interessante.

Pergunta-se o seguinte: que tipo de pessoa você procura para ter uma relação amorosa de sucesso? Procura alguém honesto, detalhista, fiel e que a faça rir? Então o que deve fazer é cultivar todas e cada uma dessas qualidades em si.

Advertisement

As pessoas nas relações funcionam como uma espécie de ímã. É por isso que seus amigos têm tantas coisas em comum com você. É o mesmo com os parceiros que você atrai.

O período de solidão entre uma relação e outra é útil não só para conhecer a si mesma; também serve para cultivar aspectos que sempre quis ter.

Suponha que você é atraída por pessoas que cuidam de sua alimentação; gradualmente, você começa a comer de forma saudável e até mesmo a se exercitar. Como resultado, é possível que esse seja o tipo de pessoas que entrarão na sua vida.

É assim com tudo. Se você está procurando alguém espiritual, organizado, que ama os animais; esse tipo de pessoas são as que chegarão ao seu mundo, porque é um modo de vida em comum.

Outro aspecto importante é que no período de solidão terá desenvolvido um amor próprio incrível. Já não aceitará que ninguém chegue em sua vida para pisá-la. Nunca mais voltará a relacionar-se com uma pessoa má e não deixará que nenhum homem a magoe.

Advertisement

Esse é o legado bom de toda relação desastrosa: você aprende a reconhecer o tipo de homem que já não quer em sua vida.

Deixe-me dizer que não há mal nenhum em passar um bom tempo sozinha. É necessário que o viva e aprenda a valorizá-lo; ele lhe dará o melhor presente da sua vida: amar-se mais e melhor.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Es mejor estar sola que mal acompañada?

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.