É assim que uma mulher inteligente age quando seu parceiro é infiel

Você não ganhará nada com a vingança, é melhor superar e seguir em frente porque você merece ser feliz.

Erika Otero Romero

Deprimida, desapontada, enganada e furiosa, foi assim que me senti quando percebi que a pessoa que eu amava tinha me traído.

Sendo honesta com você, eu queria tê-lo na minha frente e fazê-lo sentir todo o peso de sua ofensa. Não foram meses, foram anos seguidos de traição, mas talvez o que mais me magoou tenha sido o fato de que nossos amigos em comum foram cúmplices de suas mentiras.

Mas para ele não bastava ter me traído; não, ele e sua parceira queriam me ver humilhada e quase conseguiram. Se eles descobrissem que eu estava indo para um determinado lugar, faziam de tudo para estar lá quando eu chegasse. Se houvesse a possibilidade de me fazer parecer a “má da situação”, eles tentavam fazê-lo. Só que em todas essas oportunidades eu estava sempre um passo à frente deles, e eles nunca conseguiram me prejudicar tanto quanto pretendiam.

Sendo franca, hoje sou muito grata a eles; sim, porque embora pareça estranho, percebi o grande favor que ambos me fizeram. Ajudaram-me a perceber a minha força interior, o meu valor como mulher, mas acima de tudo, ajudaram-me a ter consciência de que eu merecia ser feliz.

Sei que é tentadora a ideia de querer fazer quem te machucou pagar por tudo que fez, mas a longo prazo a única que perderá será você. Porque sei que você é uma mulher que merece ser feliz e que pode emergir triunfante de tal situação. Então, deixarei aqui 5 coisas que uma mulher inteligente nunca deve fazer ante a uma infidelidade.

Advertisement

1. Não culpe a outra

Essa é geralmente a primeira reação que temos: culpar a outra. Mas vendo isso de uma forma fria, ninguém tira nada de ninguém e muito mais quando se trata de um relacionamento adulto. Além disso, você não tinha um relacionamento com ela, mas com ele; ele era quem você amava e é ele quem você deve responsabilizar pela sua dor.

Culpar a outra é errado porque às vezes ela nem sabe que ele é casado ou tem um relacionamento com você. E mesmo tendo conhecimento disso, a responsabilidade pertence a ele que deveria ter colocado um freio nos avanços da outra pessoa, porque sabia o dano que faria a você enganando-a.

Então, sentir ressentimento em relação a quem não tem importância em sua vida é carregar em sua alma uma dor que você não precisa e que irá prejudicá-la ao longo do tempo.

2. Não queira saber os detalhes, isso só piorará as coisas

Às vezes, conhecer os detalhes da traição torna-se uma necessidade urgente; mas pode ser muito prejudicial para você. Essa necessidade de detalhes é porque sua mente precisa entender o motivo do engano.

Esqueça os detalhes! Você vai fazer mais mal a si do que pensa. Você pode descobrir coisas que não vai gostar e só aumentar o seu desconforto e indignação.

Advertisement

3. Não divulgue

Você pode conversar com pessoas de confiança, é claro, porque você precisa se sentir ouvida e compreendida. Mas o que você não pode fazer é desabafar nas redes sociais ou com pessoas que mal conhece.

Não é bom que faça isso, porque muitas vezes você não sabe onde estão seus oponentes, não sabe quem pode se sentir feliz com sua dor, mas mais importante do que isso, é que sua vida é privada e é assim que você deve mantê-la.

4. Por mais que você pense que sim, a vingança não fará você se sentir melhor

Talvez o primeiro pensamento que cruze sua mente seja se vingar pela humilhação. A realidade é que, quando você se vinga, o que faz é desperdiçar um tempo valioso que poderia usar para dedicar a si mesma para a cura e a superação do que aconteceu.

Quando procura vingança você está jogando sal na ferida de novo e de novo, e você não merece isso. Acredite em mim, carregar essa carga emocional e investir seu tempo em fazê-los pagar pela ofensa é uma atenção que eles não merecem.

5. Pense se você realmente quer perdoá-lo e voltar com ele.

Este é um ponto muito delicado. Perdoar é libertar-se da dor que a traição a fez sentir; no entanto, você pode escolher entre dar a relação por finalizada ou dar ao seu parceiro a oportunidade de corrigir o que ele fez e voltar para ele.

Advertisement

Isso é algo que deve ser bem pensado. Você pode fazer isso se é sua vontade e eu a admiro por fazê-lo, porque é muito difícil.

A escolha de perdoar seu cônjuge e retomar o relacionamento que teve com ele deve andar de mãos dadas com a promessa indelével dele de não fracassar novamente. Ele deve estar ciente de que é possível que esta seja a única vez que você o perdoe e que está determinada a não o fazer novamente; caso contrário, ele não a levará a sério e você é valiosa demais para ser ridicularizada repetidas vezes.

Qualquer que seja a decisão que tome – continuar ou ficar sozinha – você deve ter muita certeza disso e que ficará feliz com o que decidir.

Você é uma mulher corajosa, bonita e inteligente; é por isso que merece se colocar em seu lugar e buscar o renascimento depois de uma infidelidade. Faça o que achar que é certo, é sempre sua a decisão, mas acima de tudo, procure ser feliz.

Traduzido e adaptado por  Stael Pedrosa do original  Así actúa una mujer inteligente cuando su pareja le es infiel

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.