É assim que o seu estresse está afetando negativamente a vida de seus filhos

A vida pode ser um desafio constante, mas a ajuda dos nossos pais faz uma grande diferença entre a angústia e a tranquilidade.

Erika Otero Romero

Ter filhos sempre foi um ato de amor que deve andar de mãos dadas com uma grande responsabilidade. No entanto, há pessoas que acreditam que ter filhos preenche vazios emocionais, ou que marca o ápice de sua realização como ser humano. Nada mais errado que isso.

Os filhos não são um ornamento nem um diploma para exibir cheio de orgulho. E mesmo que às vezes sejam uma força motivadora que lhe impulsiona a seguir em frente, nem sempre é a única.

Quando uma pessoa decide ter filhos, deve estar consciente de que é e será uma responsabilidade para toda a vida. É exatamente por isso que quando se decide dar esse passo, deve-se estar preparado para além do financeiro.

Seus filhos “carregarão” o peso de sua dor

Os pais costumam descarregar sobre seus filhos seus sonhos frustrados e falsas expectativas da vida. Também costumam enchê-los de medos e crenças absurdas. Não nos esqueçamos de que muitos filhos, desde o próprio ventre, lidam com as dores emocionais de seus pais.

Por que razão um filho tem que carregar essa responsabilidade sobre sua psique? A razão é que os pais não procuram curar seus traumas de vida antes de se comprometerem a ter filhos.

Advertisement

É assim que, geração após geração, as famílias herdam doenças emocionais, manias e medos. Pode ser que, como pai ou mãe, deseje que seu filho seja muito mais feliz do que você tem sido. Apesar disso, desde a gestação até a criação, se inculca nele todas essas dificuldades emocionais. Nenhum de nós escapa disso.

O DNA e nossos problemas de saúde mental

Sofrer um transtorno emocional depende de vários fatores. Estar exposto a experiências terríveis e ou a um ambiente social prejudicial influenciam a saúde mental. No entanto, o DNA que herdamos pode interferir e nos tornar propensos a sofrer alguns problemas de saúde mental.

Segundo um estudo realizado pelo doutor John Krystal, publicado na revista Biological Psychiatry, o estresse pode ser transmitido de pais para filhos antes de nascerem.

Você já teve a sensação de que não consegue controlar sua vida? Que tudo ao seu redor é um caos sem saída? Bem, aparentemente, isso é herdado geneticamente, de acordo com esse estudo.

Como nos afeta a herança do estresse paterno?

Há tempos, muitos dos estudos científicos existentes visavam a influência materna sobre a saúde do filho. Foi assim que se soube que a depressão pós-parto interferia no desenvolvimento socioemocional e cognitivo das crianças. Pelo menos foi o que concluiu um estudo publicado pela Sociedade Pediátrica Canadense. Mas, e a influência dos pais na saúde mental dos filhos?

Advertisement

A este respeito, a ciência revela que o estresse dos pais é herdado. É assim que as crianças lidam com essa carga mental e emocional desde o útero. Se, como pai ou mãe, você lida com traumas, angústias e estresse crônico, seus filhos vão enfrentar problemas também.

Espermatozoides e sua carga que afeta os filhos

O psiquiatra da Universidade da Pensilvânia, Neill Epperson, fez uma pesquisa com esperma doado por alguns universitários. Ele detectou que quando um homem lida com estresse crônico, pequenas alterações aparecem em seu RNA (ácido ribonucleico formado por uma única cadeia). Esta mudança, por menor que seja, acaba afetando a sua descendência.

Mas como? Bem, o cérebro dos fetos desenvolve-se com um sistema de resposta ao estresse muito mais sensível. Após o nascimento e à medida que crescem, as crianças têm dificuldade para enfrentar as dificuldades da vida. Assim, crescem como pessoas menos resilientes e com uma reatividade emocional mais elevada.

Uma criança com essa carga genética, que cresce sob a tutela de um pai que não sabe lidar com o estresse, viverá em um lar problemático que só aumentará seus problemas psicológicos. Mas o cenário tende a ficar pior, um estresse que não é tratado pode se tornar depressão. Consequentemente, a criança crescerá com inseguranças, medos e pouca regulação emocional. Além disso, a ansiedade não demorará a surgir.

É necessário se curar antes de ter filhos

Deveria ser uma obrigação que cada pessoa que sinta que necessita de ajuda terapêutica a obtivesse de graça.

Advertisement

Uma criança não merece vir ao mundo carregando problemas emocionais que não são seus. É por isso que as pessoas que desejam ter filhos devem tentar curar-se emocionalmente antes disso.

Os pais que se preocupam em superar seus traumas se preparam para oferecer a seus futuros filhos o melhor. Isso acontece porque são pessoas que tentaram aprender habilidades para gerir suas dificuldades emocionais. Pessoas desse tipo são figuras aptas para a criação.

Podemos nascer com uma carga de estresse herdada e, apesar disso, se os nossos pais nos oferecerem uma vida calma e estável, o nosso desenvolvimento emocional será equilibrado.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original De esta manera tu estrés está marcando negativamente la vida de tus hijos

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.