Distinguir o amor da paixão pode salvar seu casamento

Não confunda amor verdadeiro com paixão. saber a diferença entre os dois pode salvar seu relacionamento.

Erika Otero Romero

Algo que me surpreende é, em pleno século 21, ainda existirem pessoas que insistem em vender para a juventude histórias de princesas sofredoras que, graças a terem encontrado seu príncipe ideal, podem começar a construir uma história de amor inabalável. Minha intenção não é acabar com a esperança de ninguém, mas a vida real é muito mais do que isso, tem a ver com o aspecto afetivo do ser humano, tem tudo menos ser o mundo fantástico de um conto de fadas.

Eu culpo essas histórias porque tenho visto sofrer muitas mulheres que se casam com os olhos vendados devido a essa ilusão. Talvez seja culpa delas serem tão ingênuas, ou talvez apenas quisessem acreditar que o amor fosse algo assim. Mas sua tentativa falhou e elas perceberam, por meio de uma experiência dolorosa, mas real, que o amor verdadeiro é mais doloroso do que elas esperavam.

A questão é que muitas pessoas, quando se casam, fazem-no estando apaixonadas, o que é natural. Só que a fase da paixão acaba e se o casal não estiver maduro emocionalmente, o suficiente para reconhecer que está passando por uma fase temporária, pode nutrir uma falsa expectativa que acaba em desilusão. 

Com o passar do tempo, a paixão vai se transformando em amor verdadeiro e dá lugar a outros tipos de experiências e sensações ligadas à maturidade, adaptação e costume. Mas para quem não sabe, esse processo pode ser uma das piores experiências da vida.

Em razão disso, ofereço alguns parâmetros para que você consiga identificar quando estiver apaixonado por alguém ou amando essa pessoa.

Advertisement

QUANDO VOCÊ ESTÁ APAIXONADO

1. A pessoa se torna “algo” a ser alcançado

Eu sei como isso soa, mas negá-lo ou não admiti-lo não o vai tornar menos verdadeiro. 

Quando você se apaixona por alguém, deseja possuir essa outra pessoa como se fosse um objeto, porque sente que sua felicidade depende da presença dela em sua vida.

2. Os sentimentos são intensos

Você sabe que está apaixonado porque suas emoções estão sempre ativadas, e o acúmulo de sensações é tal, que você não quer que esse constante estado de emoção positiva acabe.

3. A pessoa não tem defeitos para você

A paixão faz com que você idealize essa pessoa. Você pode estar ciente de seus piores defeitos, mas para você, eles são mínimos e até a tornam mais atraente. Você até os justifica.

4. Não há controle do tempo

Não importa se você tem que trabalhar ou fazer uma prova importante no dia seguinte, a única coisa que importa para você é passar todo o tempo com essa pessoa.Você sabe que é insano, mas, nesses momentos, tudo o que você quer é estar com ela.

Advertisement

5. Você acha que precisa dela para ser feliz

Nos momentos em que está longe da pessoa, você se sente incompleto, não infeliz, mas percebe a diferença em suas emoções quando está com ela e quando não está. Tudo o que você quer é ter aquela sensação de felicidade que a presença dela lhe traz.

QUANDO VOCÊ AMA ALGUÉM

1. Você percebe que seu afeto não é algo visceral

Quando estão apaixonadas, as pessoas sentem frio na barriga. No amor, o afeto transcende o físico. É uma compilação de emoções, sentimentos e pensamentos que não se limitam a conseguir alguém, mas a compartilhar com a outra pessoa, e que farão os dois felizes, em vez de apenas uma das partes.

2. Você reconhece a imperfeição nele

Você conhece seus defeitos e os aceita, porém não se limita a eles. Pelo contrário, consegue ver a pessoa que ele pode se tornar, e trabalham juntos para serem melhores como pessoas e como casal.

3. Você quer que essa pessoa faça parte da sua vida

Você quer compartilhar a vida com ela e torná-la parte de sua vida, porque quer dar-lhe uma parte de você.

4. Você faz sacrifícios quando ama

Você vai chegar ao ponto de deixar de fazer algumas coisas de que gosta, não porque está sendo obrigado, mas para fazerem coisas juntos. Às vezes, esses sacrifícios têm a ver com reconhecer a liberdade do outro e deixá-lo partir.

Advertisement

A paixão não é ruim, mas não pode ser elevada ao patamar do amor, apesar de, com o tempo, ela acabar dando lugar a esse sentimento sublime. E vocês devem lutar para ficarem juntos no momento da transição Se fizerem isso, não lhes garanto um final digno de um conto de fadas, mas um relacionamento estável, feliz e eterno.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Diferenciar el amor del enamoramiento puede salvar tu matrimonio

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.