Diga não à estria na gestação: Como evitar

As estrias são cicatrizes que marcam o corpo por toda vida, mesmo com muitos tratamentos elas não desaparecem, por isso é importante aprender como prevenir-se delas.

Roberta Preto

As estrias são desagradáveis com suas listras de cores rosas, vermelhas ou roxas, essas pequenas linhas são consideradas como cicatrizes e costumam surgir na gravidez com o estiramento da pele, por causa do aumento de peso na gravidez e também por causa do crescimento do útero e do bebê.

Geralmente, as estrias aparecem nas coxas, seios e abdômen. Através de tratamentos após o nascimento do bebê elas podem ser amenizadas, ou seja, elas podem diminuir suas marcas, sua cor deixa de ser tão forte e torna-se mais esbranquiçada, porém, elas não desaparecem totalmente.

Percebe-se que não há meios de reparar as estrias quando surgem, mas o melhor a ser feito é evitar seu surgimento, através da prevenção. Então, como evitar?

De acordo com os sites Tua Saúde e Pampers é possível prevenir-se das estrias, através destas simples dicas:

Dieta saudável

Uma boa dieta é composta de verduras, legumes, cereais integrais, sementes e frutas. Principalmente, as ricas em vitaminas C e E.

Advertisement

Geralmente as frutas cítricas que contêm vitamina C, como laranja, limão, acerola, kiwi, morango, abacaxi, melão, goiaba, etc., são ricas em substâncias antioxidantes como flavonoides e betacoroteno que favorecem o colágeno da pele, especialmente na gravidez, evitando as estrias.

Alimentos ricos em vitamina E, como a gema do ovo, o fígado, sementes, óleos vegetais e outros, esses possuem a capacidade auxiliar na proteção das células do organismo.

Também é importante lembrar que a vitamina E é um antioxidante que possui propriedades de antienvelhecimento para a pele.

Exercitar-se

Praticar exercícios físicos com moderação e principalmente com o acompanhamento de um profissional especializado, será de grande ajuda na hora do parto, como também, contribuirá muito na prevenção de estrias.

É importante ressaltar que ingerir muito líquido, no mínimo 2 litros de água por dia é fundamental para a saúde do bebê como da mãe, pois a água é uma das grandes aliadas nesse combate às estrias.

Advertisement

Segundo os especialistas é favorável que na gravidez a mulher adquira o peso de 11 e 15kg, esse deve ser ganhado gradualmente durante o período da gestação, para que isso seja possível, o melhor a ser feito é utilizar a prática de atividades físicas, elas permitirão que o peso seja controlado durante os 9 meses de gestação.

Cuidados especiais

Os seios costumam crescer e a pele se estica rapidamente durante o período de gravidez, por isso é importante massageá-los diariamente, também é preciso utilizar um sutiã adequado que se ajuste bem ao tamanho dos seios e que também traga conforto, esses cuidados são necessários para evitar o aparecimento de estrias.

O uso de óleos ricos em vitamina E e cremes hidratantes são essenciais na proteção da pele. Eles devem ser utilizados a partir do quarto mês de gestação, esses produtos são poderosos porque aumentam a elasticidade da pele, evitam as estrias e proporcionam uma hidratação profunda para a pele durante toda a gestação.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.