Dieta da Lua ou jejum lunar: conheça como baixar o peso com esta prática

A influência da lua pode ajudar-nos positivamente na perda de peso. Aprenda como fazê-lo.

Fernanda Gonzales Casafús

Com certeza, você já ouviu falar em algum momento sobre a grande influência que a Lua tem sobre os ciclos da vida. O que se sabe é que o nosso satélite natural tem a capacidade de regular as marés, e isso se deve ao fato de a lua ter sua própria gravidade que atrai os oceanos para ela.

Sem necessidade de entrarmos na questão da astrologia, podemos dizer que os especialistas têm corroborado o efeito que têm as mudanças de fase da Lua em nossas vidas. De fato, a palavra “lunático”, para referir-se a uma pessoa que está “louca”, vem justamente da crença de que a lua afeta nosso comportamento.

Existe uma planta chamada “arabidopsis thaliana”, cujo crescimento das raízes segue um ciclo de 24,8 horas, ou seja, o tempo que a Lua leva para fazer uma órbita completa em torno da Terra. Surpreendente, não? Tudo neste universo mágico está interconectado. Por isso que, hoje, vamos centrar-nos em como a lua poderia nos ajudar a perder peso e melhorar nossa saúde.

Jejum lunar ou dieta da Lua

Pratico o jejum intermitente já faz alguns meses e os benefícios são sumamente positivos. Quando comecei a adentrar este meio, comecei a investigar sobre o jejum lunar e seus benefícios sobretudo a perda de peso e desintoxicação do organismo.

Essa prática consiste em fazer um jejum de 26 horas em cada mudança de fase da lua. Quando a lua muda, exerce sua força de gravidade sobre as marés e se acredita que também atue sobre os líquidos de nosso organismo. Assim, o jejum lunar ou “dieta da lua” se baseia na teoria de que os líquidos do corpo tendem a seguir os ritmos das marés e que, como se sabe, são provocadas por influência da Lua.

Advertisement

Mas, não se trata de nenhum milagre, mas um complemento a uma decisão de querer ver-se e sentir-se melhor. De nada adianta fazer 26 horas de jejum se, após esse período, você se empanturrar de comida. Mas se você se mantiver comendo saudavelmente, potenciará os efeitos com o jejum lunar, desintoxicará o corpo e eliminarás líquido retido.

Como fazer

Para perder peso facilmente com o jejum lunar, você tem que estar atento à próxima mudança de fase da Lua. Os jejuns lunares para perder peso são feitos na Lua nova e na Lua cheia. Neste site, você pode ver quando a Lua muda de acordo com o país e zona geográfica.

Uma hora antes da mudança da Lua, você deve abster-se de comer qualquer alimento sólido. Por exemplo, se a lua cheia começa às 8:10h, lá pelas 7:10h, não se pode ingerir nenhum alimento sólido.

Durante as 26 horas que dura o jejum, você pode beber água, chá, infusões e café sem açúcar, sucos de verduras e frutas coados, também sem açúcar. Uma vez que se cumpram as 26 horas, você pode começar a comer lentamente. Por exemplo, um punhado de frutos secos ou uma vitamina de frutas, um caldo, para então passar a uma refeição completa.

A chave do jejum lunar é beber bastante líquido para ajudar o corpo a desintoxicar-se. Se o fizer bem e ingerir bastante água, notará como nesse dia de jejum você elimina o líquido retido e baixa o peso.

Advertisement

Jejuns de apoio ou “meio jejum”

Existem também os chamados jejuns de apoio que são feitos nas outras fases lunares – quarto crescente e quarto minguante. Durante essas fases, é permitido consumir algum alimento leve, como algumas frutas, verduras ou laticínios, escolhendo só um grupo de alimentos.

Por exemplo, além de beber bastante água como nos jejuns de Lua cheia e nova, nos jejuns de quarto minguante e crescente, você pode escolher comer alguns pedaços de fruta no dia ou algumas verduras. Também é possível escolher os laticínios.

Lembre-se sempre de que antes de começar qualquer dieta ou jejum, você deve consultar o seu médico para saber se seu organismo está capacitado para fazê-lo.

Quem não pode praticar o jejum lunar

Os diabéticos, mulheres grávidas ou em período de lactação e se houver alguma doença em curso, não devem praticar o jejum sem consultar antes o seu médico.

Tampouco deve-se suspender qualquer tipo de medicamento prescrito, e não é recomendável jejuar por mais de 26 horas. Este tempo é mais que suficiente.

Advertisement

E no resto do mês, o que fazer?

Fazer um jejum lunar implica utilizar a nosso favor os benefícios que nosso satélite natural nos proporciona, mas sem tirar o esforço necessário durante o resto do mês. Ou seja, se você vai praticar os 2 jejuns lunares mensais, faça com que este seja um caminho de início em querer sentir-se bem e saudável.

O resto do mês acompanhe com alimentação saudável, exercícios (ao menos uma pequena caminhada de 30 minutos), ingerir bastante líquido, etc. Desta maneira, poderá potenciar os efeitos dos jejuns lunares em seu organismo.

Lembre-se sempre de consultar o seu médico de confiança antes de praticar qualquer dieta restritiva ou jejum prolongado. Por sua saúde vale a pena.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Dieta de la luna o ayuno lunar: conoce cómo bajar de peso con esta práctica

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.