Dicas para evitar que a criança chupe o dedo

Chupar o dedo pode influenciar na má formação dentária, problema de dicção e ter mais inflamações na garganta.

Fernanda Ferraz

Muitas crianças gostam de chupar o dedo e alguns pais acham que é manha da criança, mas o que às vezes não percebem é que esse ato pode significar algumas coisas, por exemplo:

  • A criança chupa o dedo porque quando bebê usa a sucção para alimentar-se, então ao se desenvolver, mantendo esse hábito, revive a sensação de segurança e conforto.

  • Persiste nesse hábito porque alivia o estresse.

Mas é claro que os pais não vão continuar deixando esse hábito crescer com seus filhos, até porque existem uma série de complicações que aparecem devido a criança chupar o dedo, que é muito comum até os 4 anos. Esse hábito pode trazer má formação na dentição, problemas na dicção, ou seja, no desenvolvimento da fala; alguns problemas de garganta, como inflamação; problemas no estômago, devido as bactérias alojadas nas mãos.

Então, como os pais podem ajudar seus filhos a pararem de chupar o dedo?

Advertisement

Conversar

. Quando seu filho for maiorzinho, comece a conversar com ele, a explicar que chupar o dedo não é bom, e tente ilustrar para ele esta verdade, mostre uma foto de uma criança com a dentição perfeita e outra não, e explique o porquê de cada dentição ser assim.

Sistema de recompensa

. Você pode criar esse sistema para condicioná-lo a ir perdendo o hábito, ou seja, toda vez que ele passar um período sem chupar o dedo, ganha algo, isso os pais conversarão entre si e verão qual serão as recompensas. Os pais podem fazer um mural, e cada vez que ele conseguir ficar sem utilizar o hábito, ganha uma estrela, adesivo, passeios, acréscimo de tempo para brincar…

Mantenha-o ocupado

. Se seu filho estiver ocupado, ele esquecerá do dedo como refúgio, use métodos de dinâmicas que ele possa interagir, esquecendo de seu aliado. Crie brincadeiras com bola, giz, lápis de cera, brinquedos macios, quebra-cabeças, cante com ele, corra, dance…

Incentive-o a parar

. Sempre que vê-lo chupar o dedo, converse e explique tudo de novo, diga que ele já é um rapazinho ou uma mocinha e que não deve fazer isso. Não desanime, incentive-o a parar e diga que é para o seu próprio bem.

Dentista

. Se achar necessário leve-o ao dentista e peça para eles conversarem e dar mais explicações detalhadas de como é prejudicial chupar dedo.

Advertisement

Repreensão negativa

. Ao ver seu filho chupando dedo, evite gritar com ele, falar asperamente, ou usar verbos negativos, esse sistema não funciona e agride os sentimentos da criança, agindo desta forma você só vai reforçar o hábito.

Seja amoroso

. Em vez de gritar, quando ele agir assim, abrace-o, diga o quanto o ama, e explique os benefícios de não chupar o dedo, diga que ele vai ficar mais bonito, porque os dentes não vão ficar irregulares, que ele vai ter uma boa dicção, entre outros.

Fique atento

. Até os dois anos os pediatras dizem ser normal a criança chupar o dedo, porém, quando isto se estende e chega para os 6-7 anos é bom prestar atenção se esse ato de chupar o dedo não está ligado com algum outro fator emocional, como problemas na escola, separação dos pais, perda de um ente querido, ao qual ele era ligado, ou a chegada de um novo irmãozinho. Converse e tente descobrir.

Amamente bem

. Amamente bem seu filho, pois crianças bem nutridas com o leite materno tendem a não manter esse hábito ao crescer.

Não

repreender, não xingar, não ameaçar ou colocar pimenta no dedo, ou enfaixar o dedo da criança, não funciona, e só reforça o lado negativo.

Advertisement

Elogie

a criança quando não chupar o dedo.

Interrompa no sono

. Com cuidado, ao dormir, se a criança estiver com o dedo na boca, retire cautelosamente sem acordá-la.

Fruta

. Também incentive-a a comer uma fruta quando vê-la usar o dedo, além de alimentar saudavelmente vai mantê-la ocupada e talvez esqueça momentaneamente.

Dedicação, empenho, carinho e amor é a fórmula certa!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.