Dicas de lanches saudáveis para a lancheira escolar

Lancheira saudável na escola reflete bons hábitos alimentares de casa. Saiba como variar o lanche da criançada.


Malu Castelo Branco

Preparar a lancheira das crianças todos os dias para mandar à escola é uma tarefa que requer criatividade. Incluir frutas e, se possível, legumes faz a diferença e são opções saudáveis para uma nutrição balanceada.

Os nutricionistas orientam que o lanche intermediário, aquele feito entre as refeições, é importante para que a criança não fique longos períodos sem se alimentar.

Há alguns sites na internet que trazem boas ideias, mas é importante prestar atenção em alguns detalhes importantes como:

1. Atente que alimentos perecíveis exigem lancheira térmica

A dica para fazer lanches saudáveis, apetitosos e nutritivos é variar tanto no tipo de pão – integral, torrada, bisnaga, brioche – como no recheio que pode ser requeijão, queijo minas, mussarela e peito de peru. Lembrando que os frios e laticínios são perecíveis, por isso a lancheira deve ser térmica para conservar o alimento.

2. Escolha alimentos saudáveis, integrais e naturais

Sucos de frutas são sempre melhores que os engordativos refrigerantes. As frutas como maçã, mamão, morango e pêra podem ser colocados em potes coloridos para estimular o apetite da criançada. Barrinhas de cereais e biscoitos integrais também são itens importantes para variar o cardápio. E como os hábitos alimentares são formados desde a mais tenra infância, tente incluir legumes como as mini cenouras ou uma rodela de tomate e alface nos sanduíches.

3. Observe as preferências e necessidades da criança

Pedir ajuda à criança, fornecendo orientação sobre a qualidade e a quantidade dos alimentos, gera envolvimento no processo de preparo do lanche e desenvolve a consciência sobre a importância dos alimentos.

Algumas ideias práticas que as crianças irão apreciar

  • Higienize a lancheira e mantenha-a sempre limpa.

    Advertisement
  • Coloque vegetais como cenouras cortados em palitos.

  • Inclua sempre uma fruta como maçã, pera, uvas.

  • Inclua frutas desidratadas como uvas passas.

  • Se tiver uma lancheira térmica, você pode fazer patês de atum, ou mesmo usar frios fatiados para lanches com pão de forma.

  • Barras de cereais são boas opções de fibras.

  • Para leite, suco, use uma garrafa térmica.

  • Lanches de aproximadamente 300-250 calorias são ideais.

  • Divida o lanche entre carboidrato (pães, barras de cereais, biscoitos), proteína (queijo, iogurte, leite, frios) e vitamina (fruta, suco, vegetais e frutas desidratadas).

  • Corte frutas variadas que não escurecem e coloque num pequeno recipiente com tampa. Não esqueça de incluir um pequeno garfinho descartável.

  • Prefira sanduíches de peru fatiado, queijo magro, geleia, requeijão.

    Advertisement

A coerência entre o que é oferecido nas refeições em casa e a merenda escolar, com a utilização de alimentos saudáveis, aumentará a probabilidade da criança e de toda a família conservarem a saúde e o peso adequado.

Toma un momento para compartir …

Malu Castelo Branco

Malu Castelo Branco é jornalista, fotógrafa, corredora e mãe de gêmeos.