Diagnóstico e tratamento de TDAH

O TDAH é tratável. Diagnóstico e tratamento podem melhorar a qualidade de vida para você e seu filho.


Christine Anderson

As crianças com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade têm dificuldade com o que é conhecido como o funcionamento executivo. São impulsivas, têm dificuldade em seguir instruções e concentrar-se em tarefas. O transtorno também provoca dificuldades na vida doméstica, nas relações com seus pares e na escola. Se você está se perguntando: “Será que é realmente TDAH?” Você pode considerar a obtenção de um diagnóstico médico e tratamento.

No Brasil com uma população alvo em torno de 17 milhões, para 30 mil pacientesem tratamento, a situação é grave, mas isso não deve ser fator intimidante na procura de um diagnóstico e tratamento, se você se vê confrontado com esse desafio. Se você sente a necessidade de buscar seriamente um diagnóstico e tratamento para o TDAH do seu filho, aqui estão algumas sugestões que podem ajudar.

Comece cedo

TDAH pode ser diagnosticada em crianças a partir já dos quatro anos de idade. Muitas vezes, há um período de espera de vários meses para se conseguir uma consulta com um especialista, portanto tentar agendar uma consulta o mais rápido possível é importante.

Defenda seu filho

Como pai, você pode iniciar uma discussão com os agentes de saúde e profissionais escolares sobre procedimentos que possam ajudar seu filho.

Converse com o pediatra

O médico discutirá com você o comportamento e os sintomas, e tentará determinar a causa para as dificuldades que o seu filho está enfrentando. Ele pode também fornecer referências para outros especialistas.

Seja aberto com os profissionais

Forneça o máximo de informação possível

sobre as dificuldades em sua casa, na escola e nas relações sociais. Isso ajuda a estabelecer um diagnóstico abrangente e a melhor forma de tratar o TDAH do seu filho.

Consiga um histórico médico e de desenvolvimento completo

O TDAH tem um componente genético. Além disso, exposição ao fumo durante a gravidez e a outras substâncias também pode afetar o funcionamento executivo.

Advertisement

Converse com os professores do seu filho

Expresse sua preocupação sobre as dificuldades que ele possa estar passando. Uma equipe de profissionais como o professor, um profissional de inclusão (se houver) ou pedagogo, diretor ou psicólogo escolar irá auxiliá-lo na busca de um curso de ação. Embora ainda deficiente no que tange às técnicas de ensino e metodologia voltadas ao aluno deficiente, a Política Nacional de Educação Especial garante que o seu filho tenha o acesso aos serviços de educação e escola na rede pública assegurado. DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011.

procure os serviços de um profissional

Se você está buscando um especialista, procure os serviços de um profissional com formação superior em psicologia e funcionamento do cérebro, de preferência um neuropsicólogo pediatra.

Diagnóstico de TDAH

O método preferencial para o diagnóstico de TDAH é uma avaliação neuropsicológica abrangente. A avaliação inclui entrevistas com os pais e a criança. A informação colhida é sobre o desenvolvimento, história familiar e escolar. Além disso, pais e professores preenchem questionários padronizados para determinar o impacto da condição da criança no lar e na vida familiar, na escola e nos relacionamentos com seus parceiros. Finalmente, são administrados testes padronizados de inteligência e funcionamento cognitivo à criança.

Após a conclusão da avaliação, um relatório psicoeducacional é fornecido. O relatório contém a história médica e do desenvolvimento, um resumo das observações no âmbito do lar e escola, as avaliações cognitivas realizadas e os resultados da avaliação. Também estão incluídas recomendações para tratamento e adaptação.

Se o diagnóstico confirma o que você provavelmente está esperando, então você estará diante da escolha de tratar de forma proativa a TDAH ou enfrentar você mesmo os seus desafios e de seu filho. Antes de tomar essa decisão, informe-se. Aqui estão os tratamentos que o médico provavelmente irá recomendar.

As opções de tratamento

Intervenções comportamentais – Isso pode incluir terapia cognitiva comportamental e treinamento dos pais para as competências de gestão do comportamento da criança.

Medicação – estimulantes e medicamentos não estimulantes têm se mostrado eficazes através de pesquisa por várias décadas.

Combinação de intervenções comportamentais e medicamentos – Muitas crianças necessitam de tratamento combinado de intervenções comportamentais e medicamentos.

Nutrição – Muitos pais têm retirado o açúcar, conservantes e hormônios da dieta da criança, a fim de reduzir os efeitos de uma situação de deficit no funcionamento executivo. Embora, alguns pais relatem uma mudança de comportamento, não há pesquisa suficiente para dar suporte a essas alegações.

O tratamento da TDAH ajudará seu filho a desenvolver uma autoestima positiva bem como ajustamento e adaptações apropriadas. Tratar corretamente também faz o seu filho menos propenso a procurar tratamentos ineficazes para TDAH através do uso abusivo de substâncias perigosas.

Advertisement

Não desista. Determinar o tratamento adequado para a TDAH é um processo desafiador para pais e filhos, mas isso pode melhorar muito a qualidade de vida de ambos.

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Diagnosis and treatment of ADHD, de Christine Anderson.

Toma un momento para compartir …

Christine Anderson

Christine B Anderson é candidata a doutorado, sobreviveu à infertilidade e é mãe adotiva de 3 filhos. Visite seu blog, "Counting blessings, Not Sheep"(Contando bênçãos, não ovelhas).