Descubra se seus filhos estão dando sinais de sua vocação

Seus filhos dão sinais de sua verdadeira vocação? Aprenda a identificá-las e apoiá-los para serem bons profissionais no futuro.

Adriana Acosta Bujan

Muitas vezes, como pais, cometemos o erro de selecionar ou orientar nossos filhos a identificar uma vocação que talvez não tenhamos conseguido desenvolver ou estudar quando éramos adolescentes. Esperamos até que, quando terminarem o ensino médio e tiverem que decidir qual curso fazer na faculdade, escolham rapidamente, sem lhes dar a oportunidade de pensar melhor.

É por isso que, às vezes, eles escolhem carreiras profissionais sem estarem realmente apaixonados por elas, e isso, a longo prazo, pode causar sentimentos de frustração ou decepção. Por isso é melhor “estudarmos” nossos filhos, porque, desde cedo, eles nos dão sinais de sua vocação.

Se ficarmos atentos às brincadeiras e atividades que eles demonstram gostar mais, podemos apoiá-los desde cedo de forma que possam aperfeiçoar suas habilidades, evitando, assim, que façam escolhas erradas relacionadas à carreira.

Definindo e aperfeiçoando minha vocação

É normal que, durante a infância, a maioria das crianças queira ser bombeiros, pilotos, professores ou qualquer outra coisa, pois são influenciadas pelo mundo à sua volta, seja na escola ou em casa. No entanto, haverá coisas que elas realmente gostam de fazer que não têm nada a ver com o que observam nos outros.

Portanto, qual será a personalidade vocacional de seus filhos? Este termo define um conjunto de características específicas que ajudam as pessoas a diferenciar no que são boas.

Advertisement

O psicólogo John Holland, autor da teoria das personalidades em ambientes de trabalho e ocupacionais, garante que a escolha da carreira é definida pela personalidade de cada pessoa, uma vez que interesses e habilidades estão associados.

Compartilho a seguir algumas características que podem estar relacionadas à personalidade de seus filhos, para que você possa identificar os sinais de sua verdadeira vocação, segundo Holland e sua teoria.

1. Realista

Se seus filhos gostam de brincar com as mãos, estamos nos referindo a uma personalidade realista, ou seja, são crianças que gostam de brincar de desmontar as coisas que têm ao seu alcance, gostam de raciocinar sobre o porquê de os objetos serem como são, ficam entusiasmadas com desafios intelectuais e tentam resolver problemas de qualquer tipo em casa.

Elas costumam escolher brinquedos como blocos ou Legos, ferramentas de brinquedo, jogos para experimentos, entre outros.

Nesses casos, seus filhos podem ser bons engenheiros, arquitetos, gastrônomos, técnicos, fazendeiros, mecânicos, porque serão bons em qualquer profissão que tenha a ver com estratégias, resolução de conflitos ou análise.

Advertisement

2. Artístico

Em geral, as crianças com habilidades artísticas adoram desenhar, pintar, escrever, dançar, cantar, tocar instrumentos, fazer artesanato, tirar fotos, assistir a filmes, ouvir música ou qualquer brincadeira onde possam capturar sua criatividade e imaginação.

Essas crianças têm excelentes habilidades de resolução de problemas por causa da maneira como percebem o mundo.

Poderão ser bons designers gráficos, de moda ou de interiores, bem como editores, escritores, produtores ou diretores de cinema ou teatro, comediantes, professores, músicos, dançarinos ou atores.

3. Convencional

São crianças organizadas, geralmente mantêm seu quarto ou área de recreação limpa, sempre seguem as instruções e seguem as regras. Gostam de jogos de tabuleiro, desafios de números ou qualquer outro tipo de jogo. Jogos de concentração, jogos da memória, como quebra-cabeças, chamam sua atenção.

Serão bons em escolher carreiras orientadas ao detalhe, ou seja, planejador financeiro, atuário, inspetor de obras, secretários com funções administrativas, diretores de escola, enfim, todas as vocações que envolvam manter a ordem e seguir diretrizes.

Advertisement

4. Investigador

São crianças que adoram explorar o mundo ao seu redor, são apaixonadas por investigar, são curiosas e gostam de se arriscar. Geralmente gostam de jogar jogos científicos, como de química, são bons em leitura por gostarem de investigar e usar a lógica e a razão.

Gostam de jogos de mistério, jogos de detetive, jogos de experimentos, entre outros relacionados à ciência.

Suas habilidades apontam para serem crianças com vocações científicas, serão boas para trabalhar em laboratórios, desenvolvedores de software, veterinários, bibliotecários, médicos, meteorologistas, químicos, biólogos, dentistas, matemáticos.

5. Sociável

Adoram escolher jogos onde há muitas pessoas, como times de futebol, vôlei, basquete, corridas. Também são bons em recitar, discursar, convencer e ouvir as pessoas ao seu redor.  

Tendem a ser empáticas, generosas, gostam de ajudar, são cooperativas. Assim sendo, tendem a ser líderes e têm muitos amigos.

Advertisement

Serão bons psicólogos, enfermeiros, conselheiros, treinadores, professores, vendedores, palestrantes, formadores, jornalistas, comunicadores, entre outros.

6. Empreendedores

Adoram vencer, então escolhem jogos desafiadores. Às vezes são as crianças que estão sempre vendendo alguma coisa na escola, tendem a defender suas crenças, argumentos e opiniões, portanto, podem ser um pouco intensas.

Seriam bons políticos, líderes, advogados, corretores de imóveis, juízes, executivos, gerentes de vendas, comerciantes, entre outros.

Lembre-se de prestar atenção nos jogos e brincadeiras que seus filhos escolhem, para que você possa ajudá-los a fortalecer suas habilidades. Tenha em mente que sua vocação está relacionada à sua personalidade, portanto evite escolher um curso superior que você acha que seja bom para eles. É melhor orientá-los, apoiá-los e motivá-los a serem melhores a cada dia com esses dons que eles têm.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Tus hijos siempre dan señales de su vocación, descúbrelas

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.