Deixar ir não é dizer adeus, é dizer obrigado; o que é para ser seu, será

Não resista às mudanças em sua vida. Aprecie-as e aprenda a ver os ensinamentos que eles deixam para você.

Adriana Acosta Bujan

“Deixar ir não é dizer adeus, é dizer obrigado. O que é para ser seu, virá e permanecerá o tempo que for necessário, e então irá. Receba o que vier, aproveite-o e, ao deixá-lo ir, lembre-se de que você não está se despedindo, mas agradecendo por ter feito parte do seu aprendizado ”

Anônimo

Acreditei, por um instante, que nunca sairia do lugar onde construí um lar; com muito esforço e perseverança em meu trabalho, consegui conquistar meus sonhos, que eram ter uma casa e minha própria independência. Por dez belos anos morei em um lugar maravilhoso, esse com que sonhei um dia; cercado pela natureza, um mar imenso e infinito e, mais importante, com o amor e a companhia incondicional de meu marido, meu filho e meus adoráveis ​​animais de estimação.

Eu achava minha vida perfeita; talvez com alguns desalinhamentos comuns que toda pessoa passa ao longo da vida. Porém, em questão de minutos, tudo mudou. Meus sonhos e expectativas foram se dissipando a cada quilômetro que percorríamos para nos afastar mais rápido possível; pois havia ocorrido uma situação familiar complicada que causou uma mudança radical em nossas vidas.

Ainda sinto as lágrimas escorrendo pela face, meu coração destroçado e uma enorme tristeza na alma que foi difícil fazer desaparecer. Agora percebo que nada é para sempre, que vivemos apegados às pessoas, às coisas materiais, às circunstâncias da vida; por isso é tão complicado mudar a perspectiva.

Advertisement

As mudanças são para o bem!

Você certamente já ouviu, e mais de uma vez, a fase “todas as mudanças são boas”; e embora acredite por um momento que isso não seja verdade, quando começa a refletir, percebe que as coisas acabam se acomodando sozinhas, que elas e têm um porquê, uma explicação e um objetivo que talvez não possam ser entendidas naquele momento, mas entenderá com o tempo.

O budismo, como uma doutrina filosófica, em seus princípios mais comuns, fala sobre as mudanças e a ideia de que tudo se transforma a cada instante, de um momento para o outo, e que nada dura para sempre. Se pensarmos bem, nosso mundo muda desde que nascemos; as pessoas que conhecemos, mais cedo ou mais tarde, acabam partindo; os sonhos mudam, nossa maneira de ser e de pensar, nossos interesses e organismos; tudo, absolutamente tudo tem uma evolução e uma mudança.

Prendermo-nos a uma ideia de pertencimento e apego às pessoas, coisas ou circunstâncias machuca-nos profundamente, até conseguirmos nos adaptar e aceitar a vida presente. Devemos estar cientes de que a tristeza, a dor, as más experiências, assim como as alegrias, sucessos e coisas boas da vida, têm um fim.

Mas, como aceitar as mudanças?

Ninguém disse que seria fácil aceitar as mudanças da vida, no entanto, se isso irá afetá-lo muito ou pouco, está em suas mão. Em outras palavras, somente você, e mais ninguém, será capaz de se adaptar e aceitar cada situação, por mais difícil que seja ou incapacidade que tenha de superá-la.

1. Pare de se apegar ao passado

É importante não resistir à mudança, mesmo que o medo e a incerteza o atormentem; pois é inevitável, mais cedo ou mais tarde ocorrerá, porque é a ordem natural das coisas. Portanto, devemos ter em mente que as mudanças são sempre boas e necessárias, que acontecem porque você precisa aprender com uma situação para fortalecer algumas áreas da sua vida.

Advertisement

Se vir a mudança como uma tragédia, dificilmente você vai conseguir aceitar a realidade, e perderá o foco de sua vida atual. Você sabe que as mudanças são perdas inevitáveis, mas enquanto entender que algo de bom está chegando à sua vida, será mais fácil aceitá-las.

2. Arrisque-se e a vitória virá

Às vezes, nosso caminho toma direções desconhecidas, talvez dolorosas por causa das decisões que tomamos; outras vezes, porém, nossas vidas estão destinadas a vivenciar situações das quais não temos controle e que nos forçam a mudar. Seja por decisões ou por haver coisas que não dependem de você, é importante aprender a correr riscos.

Concentre-se nas coisas positivas que essa mudança trará, analisando os prós e os contras da situação, para que você possa definir novas metas e objetivos que o ajudarão a se sentir melhor.

3. O que você pode aprender

Talvez você queira voltar no tempo e ficar um momento em sua vida passada, aquele momento em que você se sentiu seguro e feliz. No entanto, agora você tem a oportunidade de recuperar suas experiências passadas (boas ou más) e vivê-las em seu presente, corrigindo os erros. É como ir traçando um novo caminho e destino.

A vida é assim, aprender com os erros para evitá-los novamente. Essa nova vida de mudanças permitirá que você comece do zero, abrindo novos horizontes e sonhos.

Advertisement

4. Bons momentos

É fácil você dizer que não tem pensamentos negativos, como se tivesse uma varinha mágica o tempo todo para mudar a maneira como se sente. Você terá de fazer um esforço para evitá-los. Concentre-se em passar momentos agradáveis, divertidos e ​​que trazem tranquilidade. É hora de cuidar de si, de se amar e reunir todas as suas forças para continuar se sentindo invencível.

5.Viver no presente

Há tantas maravilhas que podemos desfrutar todos os dias apenas olhando pela janela um novo amanhecer, ouvindo os pássaros cantando ou apreciando o aroma e o sabor do café recém passado; coisas que, por estarmos lamentando e resistindo às mudanças, acabamos não as percebendo.

Trata-se de apreciar o presente, conectar-se com seu eu interior, agradecer ao universo por tudo o que tem e apreciar a companhia e o amor de sua família e entes queridos. Dê um valor significativo a cada experiência para preenchê-lo de satisfação e alegria.

Mantenha a calma e comece a assumir o controle de suas emoções, permitindo-se ser feliz. Aproveite o tempo necessário para assimilar s sua realidade e aceitá-la. Lembre-se, todas as mudanças que você experimenta na vida sempre o levarão a coisas positivas. A vida continua, então entre no barco e comece a se deleitar com as maravilhas do mundo!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Soltar no es decir adiós, es decir gracias; lo que sea para ti llegará

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.