De acordo com um estudo, o irmão mais novo é o mais amigável e o mais engraçado

Eles serão muito diferentes, mas sempre terão um ao outro.

Erika Otero Romero

Ter irmãos é sempre uma grande vantagem; eles são seus primeiros companheiros de brincadeira, amigos e até confidentes. Além disso, compartilham casa, família e experiências. Essas devem ser razões suficientes para ter muitas coisas em comum, incluindo modo de ser, mas a realidade e a ciência provaram o contrário.

Eu cresci com minha irmã que é 4 anos mais nova que eu, e apesar de vivermos as mesmas experiências ao longo de muitos anos, a verdade é que nela há uma faísca que a torna muito engraçada.

Podemos estar falando sobre uma situação mais séria, ela sempre terá uma resposta divertida, picante e espirituosa, que fará rir todos que estão presentes. Geralmente é muito tranquila, mas quando abre a boca para dizer alguma coisa, sempre nos faz rir.

Todos os irmãos são diferentes; mas se há algo que marca fortemente as diferenças entre um e outro, é a posição que você ocupa entre seus irmãos. Ou seja, você será muito diferente se for o irmão mais velho, o do meio ou o último.

O que a ciência diz sobre isso

Na Inglaterra, o site Yougov realizou uma investigação para conhecer as diferenças existentes entre irmãos. Eles conseguiram determinar o seguinte:

Advertisement

O irmão mais velho ou primogênito (seja homem ou mulher) sente que tem muito mais responsabilidades, tanto em sua família quanto com seus irmãos. (54% dos primogênitos dizem que são mais responsáveis ​​do que seus irmãos mais novos, ao contrário de 31% dos irmãos mais novos).

O irmão mais novo se sente mais livre e, portanto, é mais calmo e divertido (46% comparado a 36% dos irmãos mais velhos).

Os pesquisadores atribuem essas características notáveis ​​mais do que à posição que ocupam os irmãos, como também à diferença de tempo e idade entre eles. Eles dizem que pode ser devido à atenção que os pais dão a uns e outros, que faz com que os primogênitos tenham que se tornar independentes mais rapidamente.

Como se isso não fosse suficiente, um estudo adicional realizado pelo professor Francis Greene, da Universidade de Birmingham, diz que os irmãos mais novos têm maior probabilidade de serem autônomos por causa de sua habilidade inata de serem exploradores e rebeldes. Isso os torna mais propensos a serem milionários, mesmo que venham de famílias de baixa renda.

Diferenças de personalidade de acordo com o lugar que você ocupa entre seus irmãos

O psicólogo Alfred Adler propôs uma teoria interessante sobre isso.

Advertisement

Ele disse que a ordem de nascimento influencia muito o modo de ser de cada pessoa. Dessa forma e de acordo com sua teoria, podemos encontrar:

O irmão mais velho

Geralmente é mais seguro, estruturado, cuidadoso, organizado, bem-sucedido, responsável. Ele também tende a se assemelhar a seus pais, a ser dominante e perfeccionista.

Os irmãos mais velhos tendem a proteger seus irmãos mais novos e têm a necessidade de sempre conseguir o que pretendem.

O irmão do meio

Este tende a sentir que recebe menos atenção do que seus outros dois irmãos; é por isso que ele sempre terá um grande círculo de amigos em que buscará refúgio.

No entanto, ele também gosta de ser mediador e pacificador quando há problemas. É mais competitivo, rebelde e tem dificuldade com limites, porque se torna muito flexível e adaptável ​​às situações.

Advertisement

O irmão do meio gosta de se relacionar, sabe trabalhar em equipe e tende a ser uma pessoa muito fiel.

O irmão mais novo

Muito diferente de seus outros dois irmãos, o último dos irmãos é muito legal e até sedutor, sem tentar sê-lo.

É o que poderíamos chamar de espírito livre; isso porque sua educação é um pouco mais frouxa do que a que seus irmãos receberam. Por essa razão, são mais teimosos, manipuladores, criativos e despreocupados.

Com quem você se identifica?

Seja como for, ter irmãos é uma experiência agradável que prepara você para muitas coisas na vida. Você também sabe que, quando seus pais morrem, você pode contar com eles, apesar das diferenças que existem entre vocês.

Advertisement

A inimizade entre irmãos – como isso pode ser superado?

Há irmãos que se dão muito bem; no entanto, situações que podem torná-los inimigos por um longo tempo, até mesmo por toda a vida, também podem ocorrer.

A primeira coisa que se tem que fazer como pais é evitar qualquer tipo de comparação entre eles, desde a infância. Às vezes caímos nesse hábito com a intenção de que superem a si mesmos ou confiem no outro.

Infelizmente, o resultado será sempre trágico. O irmão que é comparado se sentirá mal e muito chateado com seu irmão “perfeito”; e embora, no princípio, isso não os afete muito, com o tempo e se as diferenciações continuarem, a inimizade e a competição será maior.

É por isso que não comparamos os filhos a ninguém. Esteja ciente de que existem grandes e magníficas diferenças entre eles, que os tornam especiais e você deve destacá-las.

Se a intenção é que alguém melhore em um aspecto, peça a todos os filhos que busquem ser mais bem versado nessa área, que colaborem com ele ou ajude a resolver esses problemas. O apoio mútuo irá uni-los e deixá-los saber que eles têm uns aos outros para se apoiarem.

Advertisement

Quando seus filhos estão brigando, seja qual for o motivo, basta colocá-los de lado e evitar que gritem uns com os outros dizendo coisas ofensivas.

Quando eles se acalmarem, reúna-os e fale sobre o que causou a briga. Como ensinamento, vocês têm que fazer algum trabalho de apoio entre eles; por exemplo, que limpem seus quartos, trabalhem no quintal ou arrumem a cozinha. Sempre procure um trabalho colaborativo após uma discussão.

Você verá que, mesmo que eles tenham brigas ocasionais, eles sempre saberão que têm um ao outro e que isso vale mais do que qualquer coisa no mundo.

Ter irmãos é a melhor coisa que pode acontecer com alguém. Portanto, procure manter contato com os seus e reúna-se com eles sempre que puder. No final, você vai perceber que eles são a melhor companhia que se pode ter na vida.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: Según un estudio, el hermano menor es el más simpático y divertido

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.