Cure seu passado e você terá um presente feliz

"Nos rios passam afogados todos os espelhos do passado." Ramón Gomez de la Serna.

Erika Otero Romero

Nosso presente foi consolidado por cada coisa que vivemos no passado. Sim, tudo o que vivemos agora está inevitavelmente ligado ao nosso passado.

Tanto as experiências boas quanto as ruins, e o que elas nos ensinaram, são uma parte importante do nosso presente.

Mas, já lhe aconteceu de, quando se lembra de um acontecimento doloroso do passado, você sentir novamente a dor que sentiu quando viveu aquele acontecimento? Isso acontece com muitos de nós, e é inevitável que aconteça quando as feridas não estão totalmente cicatrizadas.

Claro, há aqueles que, diante de lembranças dolorosas, conseguem viver sem que elas lhes causem danos; isto porque sabem contorná-las sem maior problema.

Aqueles que ainda sofrem com o passado devem saber que é importante curar essas feridas. É necessário, pois, de outra maneira, é muito possível que permaneçam estagnadas.

Advertisement

Como curar as feridas do passado?

É importante saber que quando algo do passado machuca a ponto de nos deixar incapacitados, trata-se de estresse pós-traumático.

O estresse pós-traumático é uma condição mental que se desenvolve após um evento que gera um grande impacto no psicológico. Eventos como estupro, abandono, sequestro etc. podem gerar esse distúrbio.

É necessário que pessoas mais prejudicadas pelo passado busquem a ajuda de um profissional. No entanto, para aqueles que conseguem administrar sua vida apesar dos danos, aqui estão algumas recomendações que podem ajudar:

1. Perdão

Pode parecer banal, mas os benefícios do perdão fazem milagre em uma alma ferida.

Você deve se perdoar pelo dano que eles lhe causaram. Parece estranho, mas muitas vezes nos culpamos pelo que aconteceu conosco. É como um pensamento obsessivo “gritando” que você causou o mal que lhe fizeram.

Advertisement

Saiba que você é apenas uma vítima da situação, no entanto, você não deve
assumir esse papel.

Perdoar a si mesmo pode ser difícil, mas cada vez que esse pensamento agonizante dominá-lo, você deve repetir para si mesmo: “Não sou culpado, eu me perdoo”. Você vai substituir um pensamento pelo outro. Levará algum tempo, mas se você se esforçar, logo será capaz de curar esse passado danoso.

Outra questão a que você deve se ater é fazer todo o esforço para perdoar quem o prejudicou. Para algumas pessoas é mais difícil, mas é possível de ser alcançado.

Você pode recorrer à técnica da “cadeira vazia”. Consiste em se sentar em uma cadeira, tendo outra vazia à sua frente, e imaginar que o seu agressor está sentado nela. Imagine-se falando com ele; se sentir que precisa gritar ou chorar, faça-o até que toda a sua dor passe.

Em seguida, apenas diga a ele que você o perdoa pelo que fez a você. Pode acreditar, isso é libertador e pode ajudar muito.

Advertisement

2. Converse com alguém que saiba ouvir e entender você

Encontrar alguém adequado para desabafar também funciona, no entanto, você deve ter cuidado, nem todo aquele que se diz amigo é confiável.

Falar é libertador. Falar com alguém sobre os seus fardos alivia sua carga emocional. Você não precisa que alguém fale ou dê conselhos, apenas que o escute. Será bom se o confortarem ou aconselharem, mas não necessário.

Agora, se você acha melhor ir a um terapeuta, vá. Isso o ajudará muito.

3. Terapia em grupo

Em muitos países, há grupos de terapias destinados a pessoas que sofreram traumas, perdas ou violência. Descobrir que você não é o único a lidar com esse peso pode ajudá-lo a não se sentir tão sozinho.

Falar de seus problemas, bem como ouvir outras pessoas verbalizarem seus próprios conflitos, vai ajudá-lo a se identificar e a usar de empatia para com a dor dos outros. Pode acreditar, o fato de não se sentir tão sozinho com essa dor já é um grande incentivo.

Advertisement

4. Aceite e siga em frente

Você não pode mudar o passado assim como não pode viver com medo.

Quando aceita que algo horrível lhe aconteceu, você aprende a conviver com isso. Isso acontece gradualmente, mas é eficaz. É trocar o sentimento de vítima pelo de ser senhor de si mesmo. É preciso coragem para aceitar
que algo horrível aconteceu com você e ainda assim seguir em frente
.

Não tema aquilo que lhe causou dano; agarre-se a isso como um salva-vidas, que o impedirá de ser ferido de novo.

Resta dizer, para concluir, que fazer as pazes com aquilo que um dia deixou marcas em você permitirá que supere a dor do passado.

Você não vencerá enquanto der o controle de sua vida às suas recordações dolorosas. Em vez disso, é melhor governá-las, colocando-as em seus devidos lugares. Aprenda e siga em frente, pois a vida é curta demais para chorar por aquilo que não vale mais a pena.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Sana tu pasado y tendrás un presente feliz

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.