Crise de meia-idade. O que fazer para que ela não afete seu casamento

Se você é uma daquelas pessoas que em meados dos 40 - 50 se sente novamente como um adolescente, este artigo é para você.

Erika Otero Romero

Mário completou 40 anos há pouco tempo, e para ele, isso representa uma mudança importante em sua vida. Durante 20 anos, teve um casamento estável junto a quem ele considera a melhor mulher do mundo, e dois filhos que o encheram de satisfações. Sua vida tem sido melhor que a de muitos homens de sua idade. Por anos, teve um trabalho bem sucedido; mas de um tempo para cá, sente que falta algo em sua vida, mas não sabe com certeza o que é.

Amanda é a esposa de Mario, tem 39 anos e tem se dado conta de algumas mudanças sutis em seu companheiro de vida: ele não é o mesmo de antes, e não é que lhe seja infiel, obviamente. No entanto, descobriu que Mario comprou um console de videogames e dedica tempo a essa atividade quase todos os dias, além de algumas outras atividades geralmente praticadas pelos jovens.

Se somar isso ao fato de que mudou sua forma de vestir e de que algumas rotinas de família ficaram em segundo plano em relação às atividades que ele quer fazer sozinho, a situação é muito preocupante. Não que seja algo ruim, mas ela sente alguma instabilidade, sente que Mário voltou a ser um jovem mas em corpo de homem maduro e embora isso não seja de todo mau, ela se preocupa que, a longo prazo, essa atitude egocêntrica afete a estabilidade da relação.

A crise da meia-idade em homens e mulheres é uma realidade

A crise da meia-idade é apenas mais uma fase que muitas pessoas não sabem enfrentar e, em consequência disso, a vida estável que tanto lhes custou conseguir pode ver-se malograda devido a essa “onda” de juventude e segurança que se vive nessa época da existência.

Sintomas da “crise dos 40” tanto em homens como mulheres

Os homens têm a necessidade de se sentir jovens e viver experiências ou aventuras juvenis que por coisas da vida não puderam viver no tempo certo. Outro aspecto importante é a ambição de “liberdade” gerada talvez pelo cansaço ou pela quantidade de responsabilidades que costumam ter os chefes do lar nessa idade.

Advertisement

Nas mulheres, ocorre um preparo do corpo para uma nova descarga hormonal. Quando a mulher experimenta a pré-menopausa começa a viver uma espécie de rejuvenescimento emocional e físico; ou seja, sente-se jovem de novo e com vontade de retomar objetivos que deixou para trás por ter amadurecido, e se sente segura de si mesma e a estabilidade que tem nessa idade a faz sentir-se na “flor da idade”.

Como isso afeta o casamento?

Essa pode ser uma oportunidade para revitalizar o amor no casal, mas quando mal enfrentada, pode se tornar uma ameaça para a estabilidade do casamento, especialmente se a união não tem passado por seus melhores momentos; explicarei por quê.

O casamento é uma união que, para permanecer estável, requer a existência mínima ou nula daquilo que conhecemos como egoísmo. Por outras palavras, são precisos dois para emergir e manter-se firme. No entanto, se uma das partes, a que estiver atravessando a crise da meia-idade, deixar-se levar por essa descarga de vitalidade, segurança e energia, vai começar a “puxar para o seu lado” e a perseguir seus sonhos e metas inacabadas, Depois de um lapso, o casamento estará na corda bamba, mais rápido do que possa imaginar.

A crise pode ser superada

Barbara Weiss Hewitt, socióloga americana, propõe as seguintes medidas para prevenir ou combater os problemas que possam surgir na sequência da crise dos 40:

  • Dê a importância que merece, aquilo que lhe custou esforço conseguir: cônjuge, filhos, amigos, trabalho.
  • Tenha uma atitude positiva com a vida, o futuro e valorize o que já viveu, em vez de querer recuperá-lo.
  • Aproveite as realizações que foram alcançadas e não preste atenção ao que ficou pendente.

É difícil ignorar a crise quando se passa por ela, mas a ideia é permanecer com os pés no chão, não descuidar do que tem e recordar que a crise é passageira. Não deixe que um ataque de egoísmo arruíne sua vida. Converse com seu parceiro, procurem ambos o equilíbrio necessário para viver muitos anos mais da vida feliz em comum. Com certeza conseguirão enriquecer ainda mais a relação.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Crisis de la mediana edad. Qué hacer para que no afecte tu matrimonio

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.