Corpo e espírito: 6 coisas que você pode fazer para viver plenamente

Mudar sua vida requer pouco esforço, mas os benefícios serão magníficos.

Erika Otero Romero

Vivemos dias de estresse. Quer se trate do excesso de trabalho, das responsabilidades diárias ou de problemas que nunca faltam; a vida pode ser sufocante.

Por causa disso, muitas pessoas sofrem de depressão e ansiedade. Há, inclusive, aqueles que adoecem constantemente. Eu era uma dessas pessoas.

Confesso que não sou de ir ao médico mesmo que esteja morrendo de dor; simplesmente, não é algo com o que me sinta cômoda. Talvez seja por isso que procuro constantemente maneiras holísticas de cuidar da minha saúde.

Graças a isso, encontrei, há alguns anos, uma atividade que me enche de energia depois de realizá-la: meditar. Para o meu gosto, meditar não só me liberta das cargas diárias, mas também me ajuda a lidar com os meus ataques de pânico e ansiedade.

Também fiz algumas mudanças na minha dieta, e até agora tenho tido bons resultados. Nunca vou ao extremo; gosto de comer bem e o que quiser, mas sempre com moderação.

Advertisement

Essas pequenas mudanças deram-me um melhor estado de saúde, tanto física como emocional.

Qualquer pessoa pode dar uma volta positiva à sua vida implementando pequenas atividades no seu dia-a-dia. É uma questão de querer viver com bem-estar, sem se sentir esgotado ou angustiado.

Por esta razão, recomendo algumas atividades que vão fazer a sua vida mais plácida e feliz.

1. Ouvir música

Quem não sente prazer ao escutar música de seu agrado? Acredito que todos podemos apreciar uma agradável melodia a qualquer hora do dia.

A música tem um poder libertador. Com ela você pode se sentir feliz ou triste, isso depende de sua escolha. Além disso, uma boa música pode estimular o sistema imunológico do corpo. Isso reduz os níveis de estresse. Acontece o mesmo com a ansiedade e a depressão.

Advertisement

2. Andar ao ar livre

Não precisa ir ao campo para se sentir livre. Basta que se vista de maneira confortável e disponha de algum tempo para sair para caminhar.

Pode até sair com seu animal de estimação ou com seus amigos. O ponto é, enquanto caminha, observar cada coisa que atravessa seu caminho e manter uma boa respiração. Há também pessoas que gostam de fazer caminhadas, (caminhada no campo) descalças. Claro, isso é opcional.

Seja qual for sua escolha de praticar, caminhar será sempre um exercício que o mantém ativo, saudável e conectado com a natureza e com você mesmo.

3. Jejum intermitente

Esse jejum é um tipo de “dieta” muito comum na Coreia do Sul. Muitas mulheres naquele país praticam-no para se manterem magras e saudáveis.

Consiste em comer de maneira saudável e equilibrada durante um período de tempo determinado e, depois, deixar de comer durante algumas horas. Por exemplo, jejua-se durante 16 horas e come durante as 8 horas restantes. Ou seja, começa-se a jejuar depois do jantar e come-se novamente no dia seguinte, quando se completam as 16 horas de jejum.

Advertisement

Honestamente, essas 16 horas intermediárias não se sentem tanto, porque mais da metade desse tempo você dorme.

Realizar esse jejum purifica o corpo, ajuda a comer de forma mais saudável e desenvolve vontade e autocontrole. Além disso, você perde peso e, gradualmente, recupera a saúde e a resistência física.

4. Meditar

Meditar é, talvez, uma das atividades menos valorizadas pelas pessoas. No entanto, quando nos damos essa oportunidade, descobrimos um mundo de harmonia sem igual.

Há meditações guiadas que têm um fim determinado. Você também pode ouvir música relaxante e, assim, abandonar-se ao repouso mental. Seja como for que a pratique, fazer meditação ajuda a encontrar a si mesmo e a se libertar das cargas diárias.

Além disso, os benefícios da meditação se estendem até o ponto de ajudar você a se manter no controle. Enche-lhe de equilíbrio mental e o livra do estresse, angústia, ansiedade e ataques de pânico.

Advertisement

5. Escrever um diário

Muitas meninas costumam levar diários como se fossem uma espécie de confidentes zelosos dos maiores segredos. Quando adultos isso não deveria mudar.

Quando se escreve um diário, o que se faz é explorar nosso mundo interior. Além disso, liberta-nos de cargas emocionais e nos leva a analisar nossas ações diárias.

Você pode depositar em um caderno tudo o que lhe gera medo, angústia, dor ou alegrias. Faça de conta que o diário é como um amigo que nunca lhe vai trair.

6. Jardinagem

Você não precisa ser um especialista para passar algumas horas por semana limpando suas plantas e vasos.

Trata-se apenas de aparar os ramos secos, replantar os que necessitam de mudanças de vasos, dar-lhes vitaminas ou apenas regá-las e cuidar para que recebam luz suficiente.

Advertisement

Pode parecer uma atividade insípida, mas não é. Ao cuidar das plantas, você se conecta com a natureza e compartilha tempo consigo mesmo. Esta ligação é importante porque você deve aprender a conhecer-se melhor e a escutar suas próprias necessidades.

Quando implementa qualquer atividade que o tira da zona de conforto, você percebe que a vida muda para melhor. Não importa quão grande seja a mudança que fizer; as melhorias em sua vida e saúde serão notórias.

Convido-o a, pouco a pouco, mudar sua rotina. Você não vai se arrepender.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cuerpo y espíritu: 6 cosas que puedes hacer para vivir plenamente.

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.