Confie em si mesmo e que ninguém o detenha

Tudo o que quer que se proponha na vida dependerá da confiança que você tem em suas capacidades.

Erika Otero Romero

Confiar em nosso poder interno muitas vezes é complicado. A confiança é algo que nossos pais instilam em nós desde pequenos. E isso está lado a lado com uma boa autoestima, ou seja, quem não tem amor próprio carece de confiança em si mesmo.

Não poder confiar em si é algo que o diminui. Quando você não crê em suas próprias habilidades, é possível que nunca consiga alcançar suas metas.

A boa notícia é que sempre podemos superar nossas dificuldades. Essa autoestima e autoconfiança que se perderam ou que nunca se teve, podem ser cultivadas e recuperadas.

Como recuperar a confiança perdida?

Recuperar a confiança em si vai lhe custar força de vontade. É como se uma luta interna de duas forças começasse em sua cabeça. Não é fácil, mas também não é impossível, é questão de querer amar-se muito.

Tendo isso em mente, deixarei alguns passos que podem ajudar-lhe a recuperar paulatinamente sua confiança.

Advertisement

1 Cuide daquilo que acredita sobre si mesmo

“Se você pensa que pode ou que não pode, você está certo”. Esta frase de Henry Ford demostra o grande poder que tem aquilo que você acredita de si mesmo como ser humano.

Todos temos qualidades e defeitos, debilidades e pontos fortes que nos fazem ser quem somos. No entanto, sempre podemos dar meia volta e mudar essas coisas que não gostamos em nós mesmos em aspectos positivos que nos ajudem a ser uma melhor versão de nós.

É possível, já pus em prática em várias ocasiões e sei que realmente funciona.

Suponha que esteja atravessando uma situação difícil e que é impossível de superar. O que deve fazer é repetir em sua mente que sim, você pode superar, que você é forte e capaz de superar essa prova. Acredite em mim, funciona, porque no momento em que menos se dê conta, já terá superado o pior.

2 Seja amável consigo quando vir as qualidades dos outros

É natural que vejamos nos outros as coisas que gostaríamos de ter em nós mesmo. Não é inveja, é uma espécie de “medida pessoal” que nos indica quais aspectos devemos ter para alcançar uma meta.

Advertisement

Mas, às vezes podemos perder o controle dessas observações e acabarmos sendo cruéis com nós mesmos. Muitas vezes, somos “nosso pior inimigo” e nos julgamos mais rigorosamente que aqueles que nos observam. Quando isso acontece, a nossa confiança se esvai pouco a pouco.

Seja piedoso consigo mesmo. Pense que a única pessoa com quem passará cada segundo de sua vida até a morte é você. Se você se torna seu próprio inimigo, as coisas não irão bem.

Olhe-se no espelho e repita a si mesmo o quão forte, capaz e suficiente você é.  Pouco a pouco, você se dará conta que realmente tem valor e irá ver as qualidades e sua própria força que os outros veem em você.

3 Afaste as dúvidas que tenha sobre você mesmo

Nada mata mais a confiança que se deixar governar pelas dúvidas.

Afaste pensamentos como “você não consegue”, “isso não é para você, não merece”, quando começam a invadir sua mente. Geralmente, esses pensamentos provêm do ego.

Advertisement

O ego é essa parte de nossa consciência que aparentemente nos chama à realidade. Mas, muitas vezes, ele não tem razão, porque será dirigido por aquilo que você crê sobre si mesmo. Se seu ego grita que você não é capaz de saltar de paraquedas, você congelará na porta do avião. Por isso, meu conselho é que não lhe dê atenção. Claro que você deve ser sensato e saber distinguir o que lhe convém fazer ou não, afinal, nem tudo que parece ser bom realmente é.

4 Esforce-se para sair de sua zona de conforto

Nada é mais angustiante que enfrentar novos desafios, mas o medo jamais alcançou coisa alguma.

Você é capaz de fazer aquilo a que se propõe. Quer ser um cantor, mas considera que lhe falta algo? Então, treine. Alguns nascem com talento, outros o cultivam. Assim é com tudo.

Não tema fazer algo que normalmente não faz. Quem sabe não é por trás disso que tanto deseja fazer, mas que o atemoriza, que pode estar sua maior felicidade?

5 Descubra seus talentos

Todos temos talentos. Alguns são muitos hábeis em artes manuais, outros são hábeis desenhistas ou matemáticos.

Advertisement

Pouco a pouco, ensaie as atividades que lhe chamam atenção, seja um esporte, arte ou um ofício, essa é a única maneira em que poderá saber se tem habilidade para fazer ou não.

Por isso muitas pessoas fazem cursos ou vão para a universidade, para preparar-se na arte que lhes agrada.

6 Cumpra seus compromissos

Fugir de suas responsabilidades o fará inconstante e deixará uma imagem ruim de você diante dos demais.

Assumir os compromissos o ajuda a ver que você é capaz de tudo o que se proponha. Além disso, ajuda-o a organizar-se e deixa espaço livre para fazer o que tanto gosta, ou até para descansar um pouco.

7 Persevere

Esta é, talvez, a parte mais complexa do caminho. Significa trabalhar em sua meta até alcançar resultados. Isso acontece pouco a pouco, não de um dia para o outro. Requer esforço e sacrifício.

Advertisement

O que você vai sacrificar? Dias de descanso, tempo com os amigos, hobbies, e às vezes até mesmo sua família. Ainda assim, valerá a pena ter se esforçado pelo que queria, porque não se sentirá mais incompleto.

Havendo cumprido cada um destes passos, você poderá ser capaz de tudo o que se proponha fazer. Ao final do caminho se dará conta de que sempre foi capaz. Então, como duvidar de suas capacidades?

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Confía en ti mismo y que nadie te detenga

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.