Confiança e respeito são conquistados

Toda relação harmônica entre seres humanos está baseada na confiança e no respeito.

Erika Otero Romero

Sempre me custou muito confiar em outras pessoas. É que quando você confia, você entrega algo íntimo que apenas poucas pessoas valorizam. Custa-me porque já me fizeram mal, porque confiar faz referência a entregar, mas, o que se entrega quando se confia? Isso depende de cada um de nós. Muitos entregam carinho, conselhos, segredos, cumplicidade. Outros entregam coisas materiais; e outros, o melhor deles.

Confiar nos deixa expostos a que as pessoas em quem confiamos façam conosco o que quiserem. É por isso que o instinto diz que devemos ter cuidado na hora de confiar. Nem toda pessoa é digna da nossa confiança; é por isso que temos de saber escolher as pessoas que nos rodeiam.

A confiança se desenvolve desde a infância

Nosso lar é o primeiro lugar em que aprendemos a confiar.

Lembro-me quando o meu sobrinho estava aprendendo a andar. Ele se levantava do chão segurando-se nos móveis e cambaleava dando passos até chegar a outro móvel. Pouco a pouco, ele se esforçava para ser mais independente.

Um dia, chegou um amigo para nos visitar; ao ver o menino dando seus primeiros passos, levantou-o nos braços e o colocou no chão. Sua intenção era que a criança chegasse até ele, então o deixou a uma certa distância apoiado em uma cadeira; logo, retirou-se uns dois metros e o chamou pedindo que caminhasse até ele. O bebê fez o mesmo, soltou-se e andou uns passos, de repente seus pezinhos falharam e caiu. Chorou um pouco, mais do susto do que da queda, mas isso foi suficiente para que lhe desse medo de caminhar.

Advertisement

Não ficou com medo do nosso amigo, mas de andar. Começou a desconfiar de sua própria capacidade; custou-lhe confiar em suas pernas, mas, ao cabo de uns meses, conseguiu isso muito bem.

Assim acontece com tudo. Aprendemos a confiar em nossos pais porque não nos decepcionam, porque eles nos cuidam, protegem e sustentam. Apesar disso, quando nossos pais nos decepcionam, aprendemos a desconfiar.

Assim é ao longo da vida com todas as relações pessoais. Às vezes confia-se em alguém que acreditou que jamais o trairia, mas acontece e isso o destroça. Você tem que começar, então, a recolher todas as partes que ele destruiu de você e começar de novo; embora voltar a confiar em alguém pode ser difícil.

A confiança ganha e leva tempo

Você deve saber pela sua própria experiência. Poderá dar sua amizade a muitas pessoas; no entanto, poucos considerará como amigos próximos, e talvez só sinta uma única como amiga íntima.

Ainda assim, para que essa pessoa se tornasse sua amiga íntima, ela teve de passar por uma série de “provas” que o ajudaram a saber que era alguém de confiança. Confiar em alguém leva tempo, não é algo que surge de um dia para o outro. É bom que seja porque nem todos que se aproximam de você têm boas intenções.

Advertisement

Você sabe que alguém merece sua confiança quando guarda seus segredos. Também quando demonstra com certeza que confia em você. Uma coisa que as pessoas de confiança também fazem é apoiá-lo e defendê-lo quando alguém o ataca. Todas essas ações fazem com que ganhe sua confiança, além de seu respeito.

A confiança precede o respeito

Na minha opinião, alguém que ganha a minha confiança merece todo o meu respeito. E não é qualquer pessoa, ainda mais nos tempos atuais, que é digna de ambos.

Quando falamos de respeito, dizemos que uma pessoa é merecedora de todo o bom tratamento que sejamos capazes de lhes dar. Para alguém ter o nosso respeito, não tem necessariamente de ter um cargo superior ou estar acima de nós. Muitas pessoas estão em cargos bastante altos e têm muito dinheiro, mas isso não os torna dignos de respeito. Em contrapartida, há seres humanos que, sem terem um real no bolso, são merecedores do respeito até dos seus próprios empregadores.

O respeito é um valor que de mãos dadas com a confiança faz com que as pessoas mantenham boas relações pessoais.

Para apenas dar um pequeno exemplo; um bom casamento. Em um bom casamento as partes confiam uma na outra e se respeitam. Uma mulher que confia em seu marido sabe que ele não a enganará; e porque seu marido a respeita, jamais lhe será infiel.

Advertisement

Um bom chefe ganha o respeito de seus subalternos porque os trata bem; e, por sua vez, eles o respeitam porque ele cumpre com sua palavra e não os prejudica.

Uma pessoa pode exigir respeito, mas isso não significa que acontecerá. A razão é que se alguém é rude, antipático e o trata mal, o normal é que reaja de forma defensiva.

Só me resta dizer que, embora a confiança e o respeito andem de mãos dadas, a verdade é que há uma grande diferença entre as duas coisas que é vital. Enquanto ganhar a confiança de alguém leva tempo, dar-se conta que alguém merece ou não seu respeito, é questão de instantes.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Tanto la confianza como el respeto se ganan

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.