Como voltar a confiar em seu cônjuge se ele já mentiu antes

A mentira na relação deixa feridas profundas e torna difícil voltar a confiar, mas isso pode ser revertido. Veja como.

Adriana Acosta Bujan

Quase todas as noites, ela esperava por seu marido sentada no sofá da sala com um relógio nas mãos e o rosto molhado pelas lágrimas até que ele chegasse.

Nesse lapso de tempo era lógico que ela pensava o pior, que seu marido não chegava em casa por ter sofrido um acidente, que fora sequestrado e que talvez houvesse outra mulher.

Quando o marido chegava, ela sentia um grande alívio e tranquilidade. No entanto, uma emoção raivosa se apoderava de seu coração e a primeira coisa que fazia quando o marido abria a porta de casa era reclamar “onde você estava? Você é um inconsequente, me deixou toda preocupada!”

Enquanto gritava, ela o abraçava e o cheirava para tentar descobrir uma suposta infidelidade, mas nunca descobriu nada. Ele, tentando melhorar as coisas com ela, sempre mentia dizendo que chegava tarde em casa por excesso de trabalho.

Assim, passou um tempo, até que o marido deixou de voltar para casa nos fins de semana. Foi então que ela decidiu divorciar-se. Entre lágrimas, desespero e arrependimento, seu marido lhe pediu perdão, prometendo mudar para recuperar seu amor e sua família.

Advertisement

Ela, então, decidiu perdoá-lo. No entanto, agora se pergunta como confiar novamente em seu marido se ele já lhe mentiu em mais de uma ocasião.

Talvez essa história lhe seja familiar; inclusive a pergunta que comumente nos fazemos depois de descobrir que nosso cônjuge já andou nos contando algumas mentiras. Como podemos recuperar a confiança, já que esta é a base de toda relação?

Um novo começo

É um tanto complicado perdoar o ser amado da noite para o dia, já que a mentira deixa feridas profundas difíceis de serem curadas. Talvez sinta medo de que a situação volte a repetir-se no futuro e se sinta novamente arrasada.

É lógico, já que a confiança não se recupera facilmente, pois é construída com ações e com o passar do tempo

No entanto, questionar-se constantemente sobre como voltar a confiar novamente no seu cônjuge lhe fará sentir mal e será difícil recuperar sua segurança. Por isso, depois de haver perdoado é necessário dar a si mesma a oportunidade de esquecer e começar de novo.

Advertisement

1. Expectativas falsas

Sei que quando estamos apaixonadas, todo nosso mundo gira ao redor do ser amado, colocamos muitas expectativas na relação, expectativas, metas e sonhos. Mas quando nos decepcionamos e nos sentimos feridas, tudo isso termina, causando dor e muitas lágrimas.

Para recuperar a confiança no parceiro, é recomendável não colocar suas expectativas nos ombros do ser amado, o que significa deixar de idealizar uma relação perfeita e não colocar sua própria felicidade nas mãos de outra pessoa.

Neste ponto, é importante frisar que sua própria felicidade deve basear-se em você mesma, em valorizar sua grande capacidade de superar coisas que não imaginava que conseguiria sozinha e ser um pouco egoísta de certa maneira, já que seu bem-estar só dependerá de você mesma.

2. Aceitar culpas e erros

Em todas as relações de casal vão existir conflitos, é normal, já que se trata de irem se conhecendo pouco a pouco para se amar verdadeiramente.

É importante aceitar parte da culpa quando vemos que a relação não vai bem. Afinal de contas, todos somos humanos e cometemos erros para que depois possamos aprender com eles e ser melhores pessoas.

Advertisement

Se você decidiu perdoar o seu cônjuge e começar de novo, tem que compreender quais foram seus erros para poder melhorar e remediá-los. Pense em você, em como pode ser melhor a cada dia sem esperar nada em troca.

3. As ações falam por si

Quando uma pessoa está realmente arrependida e quer mudar, as ações dela falam por si, não é necessário ficar averiguando se seu par está melhorando ou não, se mente ou não. Essas coisas se descobrem cedo ou tarde.

Deixe que o tempo passe, que a mudança se mostre verdadeira, dê-lhe o espaço que seu marido necessita para mudar e remediar as feridas causadas. Lembre-se que é um processo e que toda mudança necessita de tempo para ter sucesso em refletir a nova vida.

4. Acordos e limites

Será o tempo de reestabelecer acordos e limite entre ambos. Dialogar abertamente sobre as coisas que lhes incomodam, os hábitos e costumes que devem modificar, será um bom começo para recuperar a confiança.

Nestes acordos não devem ser tratados apenas regras de convivência, mas também planejar o tempo que devem dar-se para passar juntos, para se reconquistarem e recuperarem o amor ferido.

Advertisement

5. Focar no presente

Existem mentiras muito dolorosas que deixam sequelas no coração e que são difíceis de serem curadas, porém, se você se concentra nos erros do passado, dificilmente poderá recuperar a confiança perdida. Por isso, sua mente deve estar cem por cento focada no presente, assim poderás valorizar e observar as mudanças em seu marido.

Mas, se ao contrário, fica recordando o passado, só estará gerando mais problemas conjugais e o pior é que se sentirá mal consigo mesma. Aprenda a viver o aqui e o agora.

6. Terapia de casal

Neste ponto sempre é recomendável buscar uma terapia de casal, isso será de grande ajuda para recuperar o amor e poder voltar a ter sonhos e metas juntos.

O aconselhamento de um especialista em casamentos poderá alcançar mudanças em vocês se estiverem realmente comprometidos em restaurar a relação.

Tenha em mente que existem mentiras piedosas que se diz para não magoar o ser amado, para protegê-lo de algum perigo ou coisas assim.

Advertisement

Além disso, é necessário compreender que a perfeição não existe e que todos nós, em algum momento da vida, já mentimos. Portanto, que seu foco seja em recuperar a confiança, sem se tornar uma pessoa rancorosa ou vingativa, afinal de contas, todas essas emoções negativas poderão lhe destruir.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cómo confiar em tu pareja si te há mentido

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.