Como ser paciente diante das aflições

A vida é um aprendizado no qual a paciência tem papel fundamental. Leia este artigo e descubra como ser mais paciente.

Suely Buriasco

Meu pai sempre pondera: “Não estamos nessa vida a passeio”. Acredito mesmo que existe um propósito muito grande para estarmos neste mundo, convivendo com todo o bem e mal que ele apresenta. Aprender, evoluir e colocar em prática trazem significado a nossa vivência, representando atitudes necessárias ao nosso bem-estar. Todavia, a prática dessas atitudes não é tarefa fácil e, muitas vezes, somos submetidos a provas dolorosas. Assim, compreendo as aflições como imposições necessárias para o aprimoramento espiritual do ser humano.

Aprendizado e paciência

Ouço muito as pessoas dizerem que todo dia se aprende algo, mas não é assim que acontece. Em todos os dias temos oportunidades de aprender, mas depende de nós mesmos aproveitá-las ou não. Infelizmente, não são poucos os que preferem o papel de vítima, culpando pessoas, situações e até mesmo Deus por suas aflições. Assim, as dificuldades pelas quais todos passamos são preciosas lições de aprendizado, desde que nos impulsionem à superação. Essa visão da vida transforma as pessoas e inspira a paciência e a resignação ativa, pois inspira a luta consciente do que pode ser feito e a aceitação serena do que não está em suas mãos fazer.

Efeitos da paciência

Em entrevista a esse site, o professor e psicólogo Felipe de Souza afirma que “A paciência é uma virtude que traz em si uma série de benefícios para o indivíduo e para a sociedade. Uma pessoa paciente é resignada, resiliente, o que significa que ela consegue suportar uma contrariedade temporária sem reagir de forma inadequada”. O especialista observa ainda que o benefício dessa prática se estende para qualquer área de aprendizado, salientando que desenvolver habilidades leva tempo e exige muita paciência. Lembrando Santo Agostinho “a paciência é companheira da sabedoria”.

Paciência e fé

Mas, se concordamos que a paciência é fundamental no enfrentamento das dificuldades da vida, bem como do aprendizado que nos proporciona, resta-nos uma pergunta: como desenvolvê-la? Somente pelo fortalecimento da fé chegamos a um estado de serenidade verdadeira. É preciso acreditar que tudo tem uma razão de ser e nos induz a um bem maior. Quem tem fé não se lamenta ou se revolta, tudo suporta com paciência, persistindo na luta, porque sabe que a bonança sucede a tempestade.

Fé e ciência

A comprovação científica é um processo que engloba métodos teóricos e práticos que atestam a veracidade de um fato ou argumento. Essa matéria afirma que “A ciência se curvou aos fatos: dezenas de estudos mostram que fiéis são mais felizes, vivem mais e são mais agradáveis”. Relata ainda que, por sua importância comprovada, grandes faculdades americanas de medicina dedicam uma disciplina ao tema. Acreditar numa força superior que rege a vida de forma justa e benevolente é fundamental para desenvolver a paciência diante de qualquer obstáculo, dificuldade ou sofrimento.

Advertisement

Os males que nos afligem são provas que devemos nos submeter para a nossa evolução espiritual. Podem ter origem em nossas próprias ações ou surgir surpreendentemente. De qualquer forma, aquele que tem fé se mantém confiante na luta e entrega a sua vida nas mãos do Senhor.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.