Como se envolver com a escola de seus filhos

Dicas que ajudam os pais a serem mais presentes e participativos na escola de seus filhos.


Devin Thorpe

Como pais, vocês podem estar significativamente envolvidos na escola de seus filhos, isso lhes dará uma oportunidade para fortalecer o seu relacionamento com eles e ajudá-los a ter sucesso tanto na escola quanto na vida.

Aqui estão algumas maneiras específicas que os ajudarão a envolverem-se melhor com os estudos de suas crianças e adolescentes. (A fim de desenvolver esta lista, eu entrevistei um professor de 25 anos e sua mãe que, por um acaso, é casada comigo. Obrigado, querida!):

Comece no primeiro dia

Leve as crianças à escola no primeiro dia do ano e tenha a oportunidade de conhecer seu professor.

Pais e mestres

Se na escola de seu filho há uma associação de pais e mestres, una-se a ela. Porém, não basta apenas ter seu nome figurando na lista, mas se envolva realmente. Esses grupos costumam discorrer sobre os programas e propostas para o ano letivo e discuti-las com os pais.

Sirva como voluntário na escola

(Procure saber o que há disponível para ser feito na escola de seu filho antes de oferecer-se). As classes da escola primária costumam ter um voluntário que se encarrega do planejamento em classe, de atividades sociais e outras como contar histórias para as crianças ou brincar com elas. Se, por exemplo, você gosta de planejar festas de aniversário, esse trabalho é para você.

Ofereça-se para ajudar com a leitura ou matemática

Toda classe tem alunos que estão atrasados nas matérias, e apenas poucas horas por semana pode ajudá-los a voltar ao nível de ensino e se sair bem como seus colegas.

Acompanhante em excursões

As crianças adoram excursões, professores nem tanto. Os professores, sempre, apreciam que alguns pais ajudem as crianças e possam estar atentos a elas para evitar problemas embaraçosos ou acidentes.

Advertisement

Voluntário de classe

Quando meu filho estava no pré-escolar, ofereci-me para ajudar o professor a cortar formas, materiais laminados, preparar atividades de arte e artesanato, montar quadros de avisos e qualquer outra coisa que ela precisava. Foi ótimo estar na sala de aula como uma mosquinha e observar meu filho. Nunca esquecemos aquele tempo.

Ensinar algo especial

Você pode ter uma habilidade especial que seria útil em sala de aula. Um pai se ofereceu, na classe da minha esposa, para ensinar uma língua estrangeira para a classe uma vez por semana.

Fique ligado

A maioria das escolas tem uma variedade de maneiras de chegar aos pais, desde o quadro de avisos fora do prédio até um site na internet, ou através de bilhetes (não muito confiáveis) levados para casa pelos alunos. Certifique-se de que você sabe como descobrir o que está acontecendo e como manter contato com a escola.

Comente a lição de casa

Mesmo que sejam seus filhos mais velhos os quais você já não pode ajudar com o dever de casa, verifique as datas de entrega de pesquisas, trabalhos e ajude seus filhos a cumprirem suas tarefas.

Participe das reuniões de pais

Todos os anos, a maioria das escolas realiza reuniões em que os pais são convidados a visitar a escola para conhecer os professores e aprender sobre os planos para o ano letivo e saber como as crianças e adolescentes estão se saindo. Trate essas reuniões como um evento imperdível. Você terá a oportunidade de sentar-se face a face com os professores de seus filhos, então, tire o máximo proveito. Converse com seus filhos sobre como eles estão na escola antes de ir. Conheça as suas preocupações e esteja preparado para discuti-las de forma construtiva com os professores. Não piore as coisas para os seus filhos sendo desrespeitoso com o corpo docente da escola.

Mantenha os eventos no seu calendário

Participe de festas, desfiles, feiras de ciência como você puder. Seus filhos observam o que você vê e o que você perde.

Seja um reforço

Mesmo depois que seus filhos cresceram, não deixe de apoiar a escola. Participar da peça de teatro da escola, mesmo que seus filhos não estejam atuando, ir aos jogos de futebol e torcer pelo time da escola – mesmo que seu filho não seja o atacante.

Nunca perca um prêmio

Ao longo do caminho, você vai ser convidado para participar de cerimônias de premiação. Eles podem não parecer importante para você, mas a oportunidade, sim, e são importantes para seus filhos. Não perca uma cerimônia de premiação, nunca.

Com essas poucas dicas para seu envolvimento nas escolas de seus filhos, você pode tornar-se um pai modelo que constrói uma relação duradoura de confiança com eles e ajuda-os a ter mais sucesso também.

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original How to be involved with your children’s school, de Devin Thorpe.

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Devin Thorpe

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine. Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.