Como saber se ele sente amor por você, ou só está obcecado?

A diferença entre o amor e a obsessão é enorme. Continue lendo para saber diferenciar.

Denhi Chaney

Com tantas mensagens sobre o amor, seja em filmes, música, livros, e sim, até novelas de TV, não é de se surpreender que muitas de nós estejam confusas e não saibam como se vê e se sente um amor. E se é difícil saber como nos sentimos, é ainda mais difícil saber como se sente outra pessoa. Muitas vezes, podemos jurar que ele está apaixonado, ou melhor, sentimos que ele está apaixonado por nós. No entanto, muitas vezes ignoramos ações que indicam que o que ele sente não é amor, mas obsessão.

É importante compreender a diferença, pois o amor, ainda que difícil, traz felicidade a maior parte do tempo; é humilde, paciente e bondoso. A obsessão não tem nenhum destes atributos, e pode até ser perigosa para você, já que a maioria dos homens que se encontram obcecados são possessivos e extremamente ciumentos. É por isso que descrevo, aqui,  quais são as características da obsessão, para que você tome uma decisão e possa fazer algo a respeito.

1. Os interesses pessoais

Numa relação em que o parceiro é obcecado, pode parecer que ele está concentrado em você para seu bem. No entanto, a realidade é que ele só pensa em você para satisfazer a si mesmo. O egoísmo é palpável: primeiro vem ele, segundo vem ele, e no final vem ele. A relação tem a ver com o que ele quer, o que ele deseja, os seus sonhos e prioridades. Embora pareça que o centro de seu universo é você, o centro de seu universo é ele mesmo.

2. Morre sem você

Há uma grande diferença entre querer estar com alguém e precisar de alguém. Numa relação saudável, as duas pessoas querem e tomam a decisão de se amar todos os dias. No entanto, quando se trata de uma obsessão, não se trata de querer, é necessidade. Isso soa romântico, mas não é; quando uma pessoa precisa desesperadamente de você, significa que, por si só, não é saudável, que precisa de alguém mais para sobreviver. É por isso que ocorrem situações em que ele não a deixa viajar, não quer que saia de seu lado em nenhum momento, e quer sentir que você esteja agarrada a ele. Isso não tem nada de saudável ou romântico.

3. Ele tem de ser tudo para você

Uma pessoa obcecada não se conforma em ser uma pessoa importante em sua vida, talvez, nem sequer a mais importante: ele tem que ser seu tudo. Ele vem primeiro que sua família, seu trabalho, seus amigos, seus interesses, seus sonhos e aspirações. Essa atitude se confirma quando se tenta colocar algo antes dele, ele responde com dor intensa, possessivo, ciumento, e até com raiva.

Advertisement

Acho que não preciso escrever mais para que você perceba que a diferença entre estar apaixonado e obcecado é enorme. A única coisa que me resta acrescentar, o que acho óbvio, é que estar com alguém que é obcecado por você jamais pode lhe trazer felicidade, pois o que ele sente não é amor.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cómo saber si él siente amor por ti, o solo está obsesionado

Toma un momento para compartir ...

Denhi Chaney

Denhi Chaney é formada pela Universidade de Brigham Young com mestrado em Terapia de Casal e Familiar. Ela também é esposa e mãe de um filho.