Como restabelecer a conexão com seus filhos após um desentendimento

Conheça a regra 5 a 1 para se conectar com seus filhos após uma explosão. Você vai adorar, pois ajuda a curar laços rompidos e ainda reforçá-los.

Marilú Ochoa Méndez

Hoje é um dia importante, e você tem que estar cedo em uma reunião, mas ficou acordada até tarde preparando-a. Você se organiza o mais rápido possível, arrumando seus três filhos com a rapidez que lhe dá a experiência e a neurose que se acumula em sua mente sobrecarregada: “Como pude ter esquecido de colocar o despertador?” “Que boba sou, que terrível! Eu me saboto!”

Enquanto isso, você arruma seu cabelo às pressas, aproxima o sapato da sua filha mais nova com o pé, e continua a atormentar-se mentalmente.

Quando, por fim, estão pestes a sair de casa, você está carregando a mochila de cada pequeno, a garrafa térmica de café na mão e sua bolsa, e procura as chaves com desespero. E no meio disso, seu filho de 4 anos decide que precisa ir ao banheiro urgentemente.

O pior não é isso, ele tem um pequeno acidente e você precisa trocar-lhe a roupa, se não quiser que fique todo o dia na escola com cheiros pouco agradáveis e incômodos.

Tentamos respirar, mas a situação nos transtorna, e começamos a tratar bruscamente os nossos filhos. No caminho, você desabafa sobre como é complicado ficar de olho nas coisas deles e nas suas quando têm horários a cumprir, tempo limite para chegar, e você tem reuniões importantes.

Advertisement

Seus pequeninos escutam seu amargo discurso em silêncio. Depois de derramar a lava ardente de sua ira sobre seus ternos corações, leva-os à escola, para sair disparada ao trabalho.

Chegou, e não pode tirar de sua mente nem de seu coração um certo peso. O sabor amargo do desabafo percorre seu estômago. Você lembra com dor de seus olhinhos baixos ao entregá-los à professora, e se dá conta de que foi outro daqueles dias – que têm sido mais comuns do que gostaria – em que sua frustração termina machucando a quem mais ama.

Você já teve uma reação negativa. E agora, o que fazer?

1 Compreenda primeiramente a si mesma e se perdoe

Não cometa o erro de continuar a aumentar a pressão sobre si. Em primeiro lugar, respire.

Convém se perguntar: o que aconteceu? E refletir sobre todos os fatores que a fizeram reagir dessa maneira pouco construtiva. Tente dissecar como se fosses um médico, todos os fatores e sintomas que a irritaram tanto. Uma vez que o faça, anote, por favor ,onde poderia ter parado, e mantenha viva essa lembrança.

Uma vez que tenha claro em sua mente e em seu coração o que a deixa tão alterada, prometa agir diferente no futuro e respire tranquila.

Advertisement

É normal se sentir pressionada, é normal ter um mau dia, e absolutamente normal ter uma reação negativa de vez em quando.

Todos os dias você se esforça por demonstrar amor, cuidado e respeito, e promover esses valores em sua família. Hoje você não conseguiu, com certeza, mas não é o fim do mundo. Muito pode ser feito para resolver esse desentendimento.

2 Recorde a importância da amabilidade e dos reforços positivos

Ken Blanchard, autor do livro Whale Done!, nos conta que em uma ocasião, no Sea World, ele se admirou ao ver orcas realizando piruetas e perguntou ao treinador como faziam para conseguir que as baleias obedecessem. Ele imediatamente suspeitou que o método não deveria ser punitivo. O treinador confirmou: eles usam um método inovador baseado em estímulos positivos.

O método é simples: prestam atenção aos comportamentos positivos, dando às baleias reforços como carícias ou algum alimento atrativo, e quando se comporta de uma maneira que não contribui para o objetivo, esse comportamento é ignorado. Dessa forma, esses grandes mamíferos eram “moldados”, até que os shows incríveis que você provavelmente achou maravilhoso na sua infância, foram realizados.

O texto escrito por este autor, é um antecessor da disciplina positiva, como se diz hoje em dia, e que sem dúvida trouxe resultados maravilhosos. Em seu texto, disponível em pdf no link acima, o autor transfere o que aprendeu para a educação em família e incentivos trabalhistas. Eu recomendo muito, é muito enriquecedor.

Advertisement

É normal que se estresse, e que às vezes perca o rumo. Sabemos que é muito o que às vezes nos aflige e esgota, mas por favor, recorde: a atenção positiva e os estímulos amorosos conseguem sempre muito mais que os gritos, palmadas e repreensões.

3 Aplique a regra de 5 a 1 para reconectar-se com seus filhos, você vai adorar!

Com a profunda certeza que o bom tratamento e a disciplina positiva são mais do que efetivos na vida familiar, contaremos agora esta maravilhosa regra de conexão 5 a 1.

Os gritos, repreensões e tratamentos bruscos criam atritos que geram tristeza e quebram os vínculos. Esta regra tem como objetivo curar agilmente esta situação, para voltar a começar de maneira suave, a proximidade e o amor, e é maravilhosa!

O desafio é que, depois de algum conflito em casa, você procure estabelecer cinco interações positivas com seu filho que, por serem ações simples, permitirão recomeçar desde uma relação mais sólida e amorosa.

Compartilho, abaixo, algumas dicas muito valiosas que eu tenho compilado de Blogs famosos sobre criação de filhos:

Advertisement

1 Dê ao seu filho ou filha um “abraço de urso” e que seja um abraço longo, no qual sinta seu propósito de recompor a situação.

2 Diga-lhe o quanto o ama, e assegure-se de olhá-lo nos olhos.

3 Apreciem juntos um momento especial: leiam um livro, vejam um vídeo engraçado, jogos do tipo de adivinhar palavras, ou adedanha, etc.

4 Termine a seguinte frase: “aprecio muito quando você…”

5 Conte-lhe uma história engraçada ou terna de quando ele ou ela eram bebês ou menores, ou compartilhe uma que lhe tenha acontecido.

Advertisement

6 Responda afirmativamente à primeira coisa que lhe perguntar, sem razão aparente, e faça com que ele note a sua disposição.

7 Deixe-lhe bilhetes engraçados ou carinhosos em sua cama, debaixo de seu travesseiro, debaixo de seu prato, ou, se for mais velho, mande-lhe uma mensagem de amor pelo celular.

8 Conte-lhe uma piada (quanto mais boba, melhor).

9 Sente-se com ele ou ela no chão, longe da televisão e dos celulares, e passem algum tempo juntos.

10 Folheiem fotos de algum álbum de família juntos.

Advertisement

Este investimento vai relaxar o relacionamento, e vai reforçá-lo. Nós recomendamos muito.

Conte-nos, que outra ação você usou para se reconectar com seu filho?

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cómo restablecer la conexión con tus hijos luego de un desencuentro

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.