Como planejar uma aventura para a sua família

Sua família gosta de aventura? Veja dicas de brincadeiras e atividades que podem ser tanto aventura mental, como física e emocional!


Fernanda Ferraz

Nossa família é um bem sagrado, e família não é somente sinônimo de muitas responsabilidades; é também sinônimo de alegria, diversão, amor e aventura. Você pode criar, junto com sua família, inúmeras situações favoráveis que resultam em momentos de risos e descontração.

Quando pensamos em aventura, pensamos em: descobrir, conhecer, desvendar, sentir alegria… Então, de que formas você pode aventurar-se com sua família?

Busque algo novo

. Fazer algo diferente traz ânimo para a família. Todos ficam desejosos de participar e inventar uma atividade. Isso pode trazer novos conhecimentos e descobertas para a família.

Roteiro e viagem

. Se o plano for uma viagem, o melhor é envolver toda a família. Vejam juntos: mapas, roteiros de viagens, hotéis, locais, cidades, pontos históricos e decidam as vantagens e desvantagens de cada um.

Faça uma lista de objetos ou materiais necessários para as crianças levarem na viagem. Se viajarem sem o acompanhamento de um guia turístico, busquem informações antecipadas sobre o local e sua história. Em cada parada ensine seus filhos sobre os acontecimentos daquela região.

Caixa surpresa

. Se o seu orçamento não dispõe do luxo de fazer uma viagem, o negócio é divertir-se e buscar aventuras em casa mesmo. Isso é completamente possível, desde que a disposição esteja em alta.

Vocês podem escrever atividades diferentes em papéis, colocar dentro de uma caixa, e juntos participarem da brincadeira. Premie a execução das tarefas. As atividades podem incluir:

Advertisement
  • Dar cambalhotas.

  • Trazer uma bola em dois minutos.

  • Desenhar um animal com três patas.

  • Imitar um macaco.

Essas atividades ajudam os pais a observarem o aprendizado das crianças e podem ser uma aventura mental.

Corrida do saco

. Façam uma competição de corrida do saco em local aberto. É um bom exercício físico.

Passeios

. Saiam para um passeio na cidade e mostre os pontos turísticos para seus filhos. Vocês podem ir ao museu, ao zoológico e aproveitarem para conversarem sobre cada um deles.

Estátua

. Outra brincadeira divertida, que pode arrancar risadas de sua família, é o jogo da Estátua. Essa brincadeira consiste em ficar parado quando alguém diz: “Estátua!” Depois todos devem fazer caretas e assumir posições diferentes. O facilitador (líder) tenta fazer alguém mudar de posição, procurando arrancar muitos risos.

Escalada

. Se a sua família tem um perfil mais radical, vocês podem aventurar-se nas montanhas. No Brasil há muitas regiões montanhosas que permitem escalar de forma segura.

Trilhas

. As trilhas em locais de área verde são uma excelente opção para curtir uma aventura. Vocês percorrerão lagos, pisarão nas folhas, no barro, nas pedras, ouvirão o canto dos pássaros e verão várias espécies de plantas.

Advertisement

Snipers no airsoft

. Atividade desenvolvida com o intuito de simular um campo de batalha, onde deve-se mirar e atirar em alvos. Nessa aventura, os membros de uma equipe têm que se camuflar e vencer outros inimigos.

Caiaque

. Caiaque é uma espécie de barco pequeno para uma pessoa, podendo atingir altas velocidades na água através de manobras.

Paraquedismo

. O paraquedismo é um esporte de aventura feito no ar com um equipamento de segurança, o paraquedas. O indivíduo pula no ar e sente a emoção da adrenalina. Veja aqui outras referências de esportes radicais.

Agora mãos à obra e aproveitem sempre o tempo juntos!

Toma un momento para compartir …

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.