Como livrar seus filhos do fracasso quando desistirem na primeira tentativa

Sabia que muitos jovens estão abandonando coisas valiosas para suas vidas por não terem força de vontade suficiente para alcançá -las? Veja como ajudá-los a não desistir.

Emma E. Sánchez

Se tivéssemos mais força de vontade, teríamos uma melhor qualidade de vida. Fato. Pois sem persistência, é difícil, por exemplo, seguir uma dieta, fazer exercícios, terminar os estudos, economizar, tocar um instrumento ou realizar qualquer outro sonho. A consequência disso é vivermos como vivemos: aquém de nossas expectativas. 

Quer que seus filhos continuem vivendo desse jeito? Aposto que não. Portanto, encorajo você a considerar as recomendações abaixo.

Antes, porém, entendemos por força de vontade a capacidade de resistir a tentações de curto prazo para atingir metas de longo prazo. Força de vontade como motor para a vida. Dito isto, vamos começar:

Hábitos diários

 À medida que as crianças crescem, é necessário acostumá-las a formar bons hábitos em detrimento dos ruins. Por exemplo: comer com talheres, não falar de boca cheia, dizer “por favor” , bater antes de entrar, pedir permissão para levar algo que não lhe pertence, acordar cedo e dormir em determinado horário, ler antes de dormir etc. 

Quer filhos gentis? Comece tratando-os com gentileza. Quer que sejam trabalhadores e industriosos? Este é o momento de trabalhar com eles.

Advertisement

A força de vontade é fortalecida quando fazemos as pequenas coisas que precisamos fazer todos os dias. Seu trabalho é verificar se eles estão fazendo em vez de dar bronca se não estiverem.

Sendo assim, se ele não tiver feito, você se aproxima dele, por exemplo, até que ele escove os dentes — você não deve sair de perto até que ele o faça, até que consiga. Você não deve fazer as coisas para ele nem por ele, mas mostrar como se faz quantas vezes forem necessárias. Então, ele tem que tentar até conseguir.

Certa vez, quando uma das minhas filhas ainda não conseguia amarrar os cadarços, mostrei a ela como fazer, e quando estava pronto e ela estava prestes a se levantar para continuar brincando, desatei o nó e pedi para ela fazer. Passamos a tarde inteira juntas no chão. Quando ela conseguiu, foi uma grande alegria.

Lembre-se: respire, leve o tempo que for, porque você está educando. Será sempre mais fácil e rápido se você fizer as coisas, mas isso não estimula a força de vontade em seus filhos, pelo contrário, diminui.

Estabelecer metas que envolvem praticar o bem

Acostume seus filhos a fazer coisas boas para outras pessoas, e se isso envolver pequenos sacrifícios, melhor ainda.

Advertisement

De que estou falando? De, por exemplo, varrer a calçada de um vizinho antes ou depois da sua, economizar para comprar algo que alguém precisa, ser voluntário e assim por diante. 

Seria importante ter essas metas por escrito e registrar a quantidade de dias ou horas investidos até completar cada meta definida. Diga que usem um calendário ou uma folha e coloquem em um local visível para todos. Elogie sinceramente quando uma meta for cumprida. 

Metas desse tipo são ótimas para estimular a força de vontade em seus filhos, portanto, incentive-os a cumpri-las. É importante começarem com metas pequenas e de curto prazo. Depois, definirem metas mais ambiciosas.

Também é importante que estabeleçam metas realistas. Uma vez escritas e expostas — o que é um denominador comum para que sejam cumpridas com sucesso — diga para informarem alguém sobre o andamento e pedirem que perguntem sobre o seu trabalho. Desta forma, terão maior compromisso em cumpri-las e, portanto, uma maior possibilidade de realização.

O objetivo alcançado torna-se secundário quando comparado com todo o benefício emocional e psicológico que o seus filhos obtiveram

Advertisement

Cair e levantar

Este talvez seja o ponto mais importante a ser aprendido na vida, pois, invariavelmente, todos falhamos em alguma coisa, e a atitude com que encaramos nossos erros fará toda diferença. 

Devemos ensinar as coisas da vida, como se adaptar às mudanças, levantar e tentar de novo, e de novo. Esses são princípios indispensáveis. 

Quando um objetivo não for alcançado por qualquer motivo, é necessário repensá-lo ou traçar uma nova estratégia para alcançá-lo, reservar um tempo, se necessário, mas nunca desistir. Ajude seus filhos a entender esse princípio.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Si tus hijos se rinden al primer intento, deja que ella te aconseje y líbralos del fracaso

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Pedagoga e terapeuta de família e de casal. Casada e mãe de três filhas adultas. Apaixonada por Educação e Literatura. Escrever sobre temas familiares para ajudar os outros é minha melhor experiência de vida.