6 hábitos que seus filhos não deveriam ter

Os hábitos são aprendidos com as ações repetitivas. Fomente em seus filhos bons hábitos e não terá que se preocupar com seu futuro.

Adriana Acosta Bujan

A maioria dos pais sabe a importância de promover bons hábitos em seus filhos pequenos, porque lhes permitirão desenvolver-se em muitos aspectos de sua vida. Os hábitos são comportamentos repetitivos que realizamos de maneira automática, ou seja, sem pensar.

Formar bons hábitos não é uma tarefa simples já que implica muita supervisão dos adultos para serem aprendidos. Mas uma vez que os filhos os apliquem, tornarão a vida dos pais mais despreocupada, pois terão a certeza de que seus filhos poderão começar a cuidar de si mesmos.

Os hábitos geram habilidades em sua autonomia e independência que lhes permitirão enfrentar a vida cotidiana sem necessidade de pedir ajuda. Ou seja, as crianças pequenas poderão ter maior segurança e confiança em si mesmas quando fizerem o que quiserem ou lhes for pedido.

Por exemplo, ter um horário fixo para dormir, lavar as mãos ou escovar os dentes, fazer a tarefa, brincar, entre outras coisas, são hábitos que os fazem ser mais independentes dos pais e mais responsáveis.

Apesar do grande esforço que nós, pais, fazemos para que esses bons hábitos sejam aprendidos por nossos filhos pequenos, às vezes nos equivocamos, já que esquecemos de ser rigorosos e acabamos sendo flexíveis e permissivos ao aplicar algumas regras ou limites já estabelecidos.

Advertisement

Uma boa razão para gerar hábitos

Ter bons hábitos não só permitirá que as crianças formem uma boa autoestima, segurança e autoconfiança, mas também irá ajudá-las a fortalecer as relações sociais, o que pode garantir seu sucesso como adultos. Ou seja, tendo uma estabilidade emocional nas suas relações, uma estabilidade laboral e financeira, entre outras coisas.

Agora, não importa se você cometeu erros ao ser exageradamente flexível ao exigir que seus filhos apliquem os bons hábitos. De acordo com Ann M. Graybiel e Kyle S. Smith, em seu artigo “How the Brain Makes and Breaks Habits“, eles podem ser modificados e alterados agindo automaticamente.

Quais são os hábitos que se podem modificar facilmente?

1. Deixar que despertem

Todas as crianças devem ter um horário fixo para ir dormir. O descanso lhes permitirá ter mais energia para render de maneira eficiente em seu dia a dia. Além disso, as horas de sono permitem que o cérebro processe as informações que armazena, produzindo as substâncias químicas de que necessita para funcionar, o que significa que terão melhor concentração e memória.

Além disso, as crianças terão melhor humor em seu estado de ânimo, e se sentirão mais felizes e contentes a maior parte do dia. É ainda provável que corram menos riscos de contrair doenças.

2. Tempo gasto com videogame ou vendo televisão

Ter uma vida sedentária é prejudicial à saúde. Normalmente provoca ganho de peso e outros problemas. Por isso é importante regular e controlar o tempo que as crianças passam em frente a esses dispositivos eletrônicos, porque tudo em excesso é prejudicial.

Advertisement

Incentive seus filhos a terem outro tipo de diversão e distração; talvez sair para andar de bicicleta, jogar bola ou brincar com seus brinquedos; a ideia é que se mantenham ocupados para que não tenham muito tempo livre.

3. Hábito de dizer palavrões

Sabemos que as crianças aprendem com o exemplo dado pelos seus pais, pois são o nosso reflexo vivo. No entanto, os palavrões podem ser aprendidos na escola ou por um programa de televisão, o que nem sempre pode ser controlado.

Mas encorajar o hábito de não dizer palavrões é importante, já que as crianças se acostumarão a não dizer. Neste hábito também se trabalha com as emoções, ensinar os filhos a controlar suas emoções negativas será de muita ajuda para fortalecer as suas relações sociais.

4. Manter o quarto desarrumado

A imaginação das crianças não tem limites. É por isso que elas sempre tiram todos os seus brinquedos do lugar, para criar aventuras inimagináveis e fantásticas. No entanto, a desordem gera caos, inclusive contraindo problemas de saúde física e emocional.

Se você for firme em fomentar o hábito de manter o quarto organizado, seus filhos aprenderão com a limpeza e a ordem a se sentirem em melhor estado de espírito. Serão pessoas mais produtivas, eficientes e renderão mais; poderão concentrar-se melhor nos estudos e realizarão as coisas mais rapidamente.

Advertisement

5. Higiene

É fundamental que as crianças aprendam higiene para melhorar sua saúde física e, assim, evitar que adoeçam com frequência. Tomar banho diariamente, lavar as mãos antes de se alimentar e depois de brincar, escovar os dentes; são alguns hábitos fundamentais que devem ser aplicados diariamente.

Evite ser complacente deixando que esses hábitos de higiene não sejam cumpridos corretamente, pois, assim, terá mais tranquilidade com a certeza de que seus filhos sempre cuidarão da saúde.

6. Comer fast food

Alguns concordarão comigo quando digo que fast food é delicioso, as batatas fritas, os hambúrgueres, os doces etc., mas a verdade é que este tipo de alimentação é muito prejudicial para a saúde. Por isso, é importante promover o bom hábito alimentar e, assim, evitar graves consequências.

Se as crianças aprenderem que este tipo de comida só é permitido em certas ocasiões e não diariamente, você estará contribuindo para fortalecer sua saúde física e mental.

Os hábitos são aprendidos com as ações repetitivas, assim será mais fácil que seus filhos as apliquem na vida cotidiana. Procure ser firme ao estabelecer regras e limites, assim alcançará seus objetivos mais facilmente.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 hábitos que tus hijos no deberían tener

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.