Como lidar com uma criança que faz xixi na cama

? Dicas de como ajudar a criança que ainda faz xixi na cama e o que fazer quando ela precisa dormir fora de casa.


Carla Pinheiro Alves

Até os cinco anos de idade, é normal as crianças fazerem xixi na cama, pois o sistema urinário delas ainda não amadureceu e elas têm dificuldade em controlá-lo. Se seu filho tem mais de cinco anos, é preciso levá-lo ao pediatra, pois ele pode está sofrendo com uma doença denominada enurese noturna.

Segundo a Dra. Maria Regina de Souza Amoroso, a doença atinge crianças e até pessoas mais velhas. A incontinência pode ser noturna ou diurna e pode estar relacionada a problemas hormonais, psicológicos, infecciosos e hereditários.

De todas as formas a criança sofre. Ao acordar molhada, ela se sente triste por não ter conseguido segurar e fica constrangida, sua auto-estima cai e essa criança passa a se sentir inferior e, em alguns casos, podem se isolar não participando de brincadeiras com os amigos ou passeios em que precisem dormir fora de casa.

Dicas de como ajudar seu filho:

1. Punição não adianta e piora o problema

Usar de castigo, violência ou críticas não resolve o problema, pois isso é algo que ele não consegue controlar, e agir dessa forma só deixará a criança ainda mais apreensiva.

2. Leve-o ao pediatra

É ele é quem vai avaliar que tipo de problema seu filho possui, se é enurese noturna, se existe algum fator hereditário, psicológico ou até mesmo infeccioso, e qual o estágio da doença.

3. Explique como o corpo funciona

Procure imagens, vídeos do sistema urinário, você pode até fazer um cineminha com direito a pipoca e refrigerante, claro que numa linguagem bem simples. Explique como o mesmo funciona, diga que boa parte da água que nós bebemos, tem que sair, e ela sai em forma de xixi.

Advertisement

A psicóloga Nilzete Bersolin orienta “É importante reforçar que ela (a criança) está crescendo, ou seja, que está em uma nova fase , onde existe um monte de coisas novas que ela agora pode fazer – como xixi no pinico, por exemplo. Quem é bebê não pode ainda, mas ela já pode, e isso é uma conquista. Pode-se mostrar que a mamãe e o papai, que também já cresceram, fazem xixi no vaso sanitário”.

4. Cultive esses hábitos

É preciso beber pouca água antes de dormir e ir ao banheiro e esperar todo xixi sair. Faça dessa hora uma diversão para que a criança não associe o xixi a algo ruim e sim a algo natural. Use o despertador, acorde-o durante a noite e leve-o ao banheiro, se necessário.

5. Faça metas

Sempre que seu filho acordar seco, celebre com ele, parabenize-o. Quando puderem saiam juntos, converse com ele, faça metas. Uma boa dica da Dra. Maria Regina de Souza amoroso é fazer um calendário, com elementos que alegram as crianças, como sol, estrelas douradas. Nos dias em que a criança acordar seca, eles devem ser colados nesse calendário.

Com muito carinho, disciplina e bons hábitos a enurese noturna pode ser combatida. É uma luta diária que pode durar meses, mas com essas dicas e o foco no tratamento e não na doença, você e seu filho podem ter êxito. 

Toma un momento para compartir …

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.