Como lidar com pessoas agressivas

Algumas técnicas para não se deixar contaminar pelo ambiente perturbador formado por pessoas agressivas.

Suely Buriasco

Agressão é um assunto complexo, até porque o que para uns é uma forma aceitável de expressar raiva ou indignação, para outros é um ato violento. É compreensível, assim, que uma pessoa agrida a outra sem que essa seja a sua intenção.

Segundo afirma essa matéria: “a agressividade existe em todos os seres humanos, é natural e necessária… É a agressividade que nos mobiliza para a ação, que está relacionada com a nossa capacidade de nos defendermos, de lutarmos pelos nossos objetivos, de tolerarmos a rivalidade e competitividade”.

Mas quando a agressividade se torna destrutiva para si mesmo e para os outros deixa de ser saudável e passa a gerar ameaças ao bem comum. Esse tipo de agressividade se manifesta por comportamentos verbais e não verbais, dificultando o processo de comunicação e suscitando conflitos que podem tomar grandes dimensões.

Leia: Como manter relacionamentos saudáveis

O processo agressivo

Entender como se processa a agressão é um passo determinante para conceituar o agressor e seu comportamento hostil. Vejamos algumas possibilidades:

Advertisement
  • A agressão pode surgir por instinto, como para se defender, por exemplo. Nesse caso, acontece quando a pessoa se sente acuada, ameaçada ou insegura.

  • O comportamento agressivo pode ter origem no sentimento de frustração; pessoas que se sentem decepcionadas e insatisfeitas podem reagir de forma intempestiva e violenta.

  • Pessoas que vivem um contexto de agressividade com experiências doentias aprendem desde cedo a se comportar dessa maneira.

Técnicas

Conhecer algumas técnicas pode ser um diferencial importante para lidar com as agressões dos outros e não se deixar contaminar com esse comportamento destrutivo. Observemos algumas:

  • Tente não levar a hostilidade para o lado pessoal; você pode apenas ser a pessoa que está na linha de fogo, nem sempre o comportamento do outro tem a ver com você.

    Advertisement
  • Esteja ciente de suas próprias reações à agressão e tente manter a calma. Quando você responde de forma agressiva reforça o comportamento do outro.

  • Tente reconhecer e neutralizar a agressão tão cedo quanto possível, mostrando empatia. Em geral, é muito mais fácil evitar sentir-se agredido do que se acalmar depois de ofendido.

Comportamento

Alguns comportamentos em relação ao agressor também ajudam a neutralizar a sua ação:

  • Esteja ciente de que sua postura corporal não pareça ameaçadora; busque manter-se o mais relaxado possível.

  • Mantenha um bom contato visual, sem que pareça um confronto.

    Advertisement
  • Ouça o que a outra pessoa tem a dizer, reconheça e enfatize aspectos positivos do que é dito.

  • Demonstre respeito e seja educado, mesmo não concordando com o que ouve.

  • Evite expressões que configurem superioridade, tipo: “Você deve se acalmar” ou “Você não pode falar assim”.

  • Seja assertivo, fale com calma e sem rodeios. De forma clara e precisa imponha seus limites.

Leia: Aprendendo a se comunicar melhor: 10 dicas para ser mais assertivo

Advertisement

Não é nada fácil lidar com pessoas cujo comportamento violento se demonstra desde as pequenas manifestações. No entanto, reconhecer que o agressivo é alguém que vive grandes tormentos íntimos nos desestimula o revide e, consequentemente, o envolvimento em comportamentos perturbadores.

Se você resistir e não se deixar contaminar, a onda agressiva retornará a sua origem e talvez a sua atitude possa inspirar a transformação que também libertará o agressor das garras de sua própria violência. Então você terá ganho um amigo!

Leia também: 7 atitudes para julgar menos e compreender mais

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.