Como gerir corretamente sua imagem nas redes sociais (é um perigo fazer o contrário)

Seus perfis falam sobre você, sua vida familiar e a forma como interage com o seu entorno. Aqui estão alguns pontos a serem considerados para que seja uma experiência enriquecedora.

Carolina Mejía

As redes sociais desempenham um papel muito importante na sociedade atual como meio de comunicação imediato, sempre disponível e, ao contrário de outros meios, à disposição de cada um de nós como um fórum aberto a opiniões e conteúdos de todos os tipos.

Os meios digitais são tão poderosos que em praticamente todas as empresas há equipes inteiras dedicadas a construir a imagem das marcas, ouvir seus seguidores e dar resposta às suas necessidades com informação de interesse. O objetivo deste artigo é mostrar a essência da marca para construir um relacionamento próximo e empático com seu público. Isso pode lhe dar uma ideia da importância de usar adequadamente as redes sociais e seu enorme alcance, não apenas como meio de contato com quem você conhece, mas também para mostrar ao mundo quem você é.

Seu perfil fala sobre seus gostos, atividades, vida familiar e a maneira como você interage com o seu entorno. Portanto, gostaria de dar-lhe alguns pontos a considerar para gerir adequadamente sua imagem nas redes sociais, a fim de que seja uma experiência enriquecedora e que o ajude a estabelecer novos vínculos com sua família, amigos e até profissionalmente.

Defina quem você aceita em seus perfis sociais

Esta primeira etapa determina como você deve se comportar, o conteúdo e suas configurações de privacidade. Se você decidir que seu perfil será aberto ao seu mundo pessoal e profissional de forma irrestrita, você deve ter um cuidado redobrado com a forma como se apresenta. 

Muitos recrutadores utilizam as redes sociais para conhecer melhor os candidatos a uma vaga, pois nesses meios observam-se interesses, sua forma de se relacionar, de reagir ao conflito, e se esses aspectos estão de acordo com a filosofia da empresa para a qual deseja trabalhar.

Advertisement

Mostre o melhor de você

Imagine seu perfil como uma vitrine à qual, pelo menos metade das pessoas que fazem parte da sua vida familiar e profissional, tem acesso. Por isso as redes sociais devem ser gerenciadas de acordo com sua personalidade, mostrar congruência com quem você é, dar voz à sua essência. 

O que você gostaria que soubessem sobre você? Mostre o melhor: os temas que lhe interessam, conquistas, filosofia de vida, evitando falar sobre conflitos pessoais. Antes de fazer um post, veja como isso pode afetar a percepção que os outros têm de você.

Cuide da sua interação com os outros

Uma parte importante de sua personalidade se reflete em como você se relaciona com os outros. As mensagens que comunicamos formam uma ideia de quem somos e como nos relacionamos com outros indivíduos, instituições ou marcas. 

Antes de expressar uma opinião sobre pessoas ou tópicos específicos, pense cuidadosamente sobre como você está dizendo isso e se é consistente com você. Evite comentários negativos, julgamentos ou piadas muito pessoais.

Pense duas vezes sobre o conteúdo que você compartilha

As redes sociais são, como já dissemos, um meio de comunicação aberto ao público, e embora os perfis sejam pessoais, é importante rever o que é falado ou o conteúdo que é compartilhado para estabelecer uma comunicação eficaz e harmoniosa com quem segue você.

Advertisement

Considere os seguintes pontos

  • Seja construtivo, contribua com algo. Na vida diária, atraímos mais atenção ao que dizemos quando é algo interessante para quem ouve. Neste caso, é o mesmo. Ofereça à sua família e amigos conteúdos de interesse de acordo com suas atividades em comum. Você pode conseguir isso se usar as redes sociais também como um método autodidata, seguindo líderes de opinião ou instituições relacionadas aos seus interesses.
  • Certifique-se de que as informações que você compartilha são verdadeiras, especialmente em se tratando de notícias, eventos sociais ou outras pessoas.
  • Existem aspectos da vida diária que devem permanecer privados. Você não precisa informar a todos sobre cada passo que der ou cada pensamento que lhe passar pela mente.
  • Cuidado com as imagens que publica. Há fotos que é melhor guardar em seus arquivos pessoais ou álbuns. Apesar da diversão da última festa com amigos, do brinde da empresa ou de uma festa em família, quando se tira a imagem do seu contexto pode dar a ideia de hábitos que não são necessariamente parte de você ou de sua família.

Proteja sua privacidade

As redes sociais oferecem várias opções para configurar quem pode ver suas informações, e você pode personalizá-las o quanto quiser. Ao fazer uma postagem, selecione quem pode ter acesso a ela. Sugiro que crie um grupo especial para os membros da família, onde possam conviver de forma privada. 

Mesmo assim, você deve saber que as informações na Internet são facilmente acessíveis ao público e ainda não existem cadeados cem por cento seguros para proteger as informações. Se houver algo especialmente pessoal ou privado que você preferiria não expor, como fotos de seus filhos, localização ou atividades familiares específicas, mantenha-os fora de seu mural ou linha do tempo.

Espero que essas informações sejam úteis para transformar a sua presença nas redes sociais em mais uma ferramenta que auxilie no desenvolvimento e crescimento da sua família, de seus amigos ou do seu negócio.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Cómo hacer un manejo adecuado de tu imagen en las redes sociales (es peligroso si haces lo contrario)

Toma un momento para compartir ...

Carolina Mejía

Carolina Mejía mora atualmente no México, no Distrito Federal. Estuda História da Arte e é Coordenadora de Mídias Sociais da Fujifilm no México.