Como fazer uma programação mensal da limpeza da casa

O trabalho doméstico pode se tornar animado e saudável, bastando que você saiba planejá-lo.

Marcia Denardi

Um dos grandes motivos que levam as donas de casa ao estresse é o fato de nem sempre darem conta dos serviços domésticos. Quando mal terminam uma tarefa, já precisam pular para a outra, em uma corrente sem fim de trabalho e mais trabalho. Muitas delas, no entanto, não sabem que uma palavra simples, e que levada à ação, pode ajudar muito nessas atribuições diárias. E essa palavra é planejamento.

Planejando os trabalhos domésticos

Para iniciar esse planejamento, a primeira etapa a seguir é definir quais são as tarefas que precisam ser feitas diária, semanal, mensalmente, a cada dois meses ou semestralmente, dependendo das necessidades de cada lar. Você pode colocar no papel da seguinte forma, por exemplo:

*Serviços diários

  • Limpar o chão.

  • Limpar banheiros superficialmente.

  • Tirar o pó dos móveis.

    Advertisement

Duas ou três vezes por semana (dependendo da família e das necessidades de cada casa)

  • Lavar roupas.

  • Lavar banheiros.

  • Lavar sacadas.

Uma vez por semana

  • Passar roupas.

  • Limpar geladeira.

    Advertisement
  • Lavar garagem.

  • Limpar vidros.

A cada quinze dias

  • Limpar despensa.

  • Limpar armários da cozinha.

Uma vez por mês

  • Limpar guarda-roupas.

    Advertisement
  • Limpar luminárias e lustres.

  • Limpar armários do banheiro.

  • Limpar freezer.

Uma vez a cada dois meses

  • Lavar tapetes.

  • Lavar cortinas.

    Advertisement
  • Lavar travesseiros e almofadas.

Uma vez por semestre (sábado)

  • Limpar sofá.

  • Limpar almofadas de cadeiras.

Claro que acima está apenas um modelo com sugestões de como se pode definir a importância e a ordem das tarefas. Mas cada dona de casa deve adequar esse planejamento ao seu próprio ritmo e às suas próprias regras. O mais importante é que as tarefas sejam esclarecidas para então a dona de casa passar para a etapa seguinte, que é planejar dia a dia essas tarefas. E depois de definidas, seguir categoricamente o cronograma delas. Também é essencial definir um horário diário para sua realização, para que a dona de casa tenha tempo para cuidar de suas próprias necessidades e das de sua família. Uma dedicação de quatro a cinco horas por dia certamente dará conta de todos os serviços. Então, defina que, por exemplo, das 13h às 18h você se dedicará para a casa. Quando se acostumar, você verá que ainda haverá tempo de sobra dentro desse horário. Mais ou menos assim:

Segunda-feira

  • *Serviços diários.

    Advertisement
  • Lavar banheiros.

  • Lavar roupas.

  • Limpar guarda-roupas (uma vez por mês).

  • Lavar tapete (uma vez a cada dois meses).

Terça-feira

  • *Serviços diários.

    Advertisement
  • Passar roupas.

  • Limpar geladeira.

  • Limpar luminárias e lustres (uma vez por mês).

  • Lavar cortinas (uma vez a cada dois meses).

Quarta-feira

  • *Serviços diários.

    Advertisement
  • Lavar sacadas.

  • Lavar garagem.

  • Lavar roupas.

  • Lavar travesseiros e almofadas (uma vez a cada dois meses).

Quinta-feira

  • *Serviços diários.

    Advertisement
  • Limpar vidros.

  • Limpar despensa (duas vezes por mês).

  • Limpar armários da cozinha (duas vezes por mês).

Sexta-feira

  • *Serviços diários.

  • Limpar freezer (uma vez por mês).

    Advertisement
  • Lavar roupas.

  • Limpar armários do banheiro (uma vez por mês).

É importante intercalar essas tarefas quando forem quinzenais ou mensais, para que a dona de casa não fique sobrecarregada. Com ordem, todo o trabalho fica mais fácil e, até mesmo, agradável de gerenciar. Mas a dona de casa não deve arcar sozinha com todos os trabalhos domésticos. Tarefas simples podem ser delegadas aos filhos. Além disso, é essencial que os outros membros da família façam a sua parte para manter o lar organizado, e toda a bagunça não fique somente sob responsabilidade da mulher.

Procure encontrar meios de se animar para o trabalho doméstico, uma das melhores táticas é escutar música agradável enquanto faz as tarefas. Outras excelentes dicas sobre como ser uma boa dona de casa podem ser encontradas aqui.

Toma un momento para compartir ...

Marcia Denardi

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.