Como evitar prisão de ventre

O cuidado com nosso corpo nos proporcionará bem-estar e uma vida mais longa e saudável. Cuidar do lado emocional também contribuirá para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo.

Taís Bonilha da Silva

A prisão de ventre ou constipação é um mal bastante comum entre as pessoas, a dificuldade em evacuar pode estar relacionada a diversos fatores.

Conhecendo um pouco das causas ficará mais fácil encontrar algum tipo de solução.

Causas mais comuns e possíveis soluções

:

1- Alimentação

Esta é, talvez, a causa mais comum da prisão de ventre. Muitas pessoas mantém um hábito de alimentação ruim, rico em carboidratos e pobre em fibras. As fibras são grande aliadas do intestino. Os alimentos ricos em fibras são aqueles de origem vegetal como frutas, cereais e legumes, as fibras também ajudam na saciedade e contribuem para o emagrecimento. Exemplo de alimentos rico em fibras:

  • Verduras: alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo;

    Advertisement
  • Legumes: abóbora, cenoura e beterraba;

  • Cereais: gérmen de trigo, aveia, granola;

  • Pão integral, barra de cereais, bolachas com fibras;

  • Feijão, grão de bico, fava e lentilha.

2- Hábitos intestinais não saudáveis

Algumas pessoas tendem a reter a evacuação das fezes, os motivos são os mais diversos, vai desde problemas emocionais até questões sociais. Mas, é importante compreender que essa prática prejudica muito o funcionamento normal do intestino. Com o tempo a pessoa pode deixar de sentir vontade de evacuar e isso levará a uma prisão de ventre progressiva e crônica.

Advertisement

3- Uso abusivo de laxantes

Aqueles que sofrem de prisão de ventre frequentemente recorrem ao uso de laxantes. Tal prática com o passar do tempo pode trazer prejuízos, pois sem a orientação médica devida, o organismo tende a apresentar tolerância a esses medicamentos e as pessoas acabam por aumentar as doses.

4- Medicamentos

Algumas pessoas podem estar realizando tratamentos com medicamentos que possuem como efeito colateral a constipação, nesse caso o melhor a se fazer é buscar orientação médica para que alguma medida seja tomada.

As principais dicas para se ter um funcionamento correto do intestino são

  1. Obedecer à vontade de evacuar;

  2. Comer alimentos ricos em fibras;

  3. Beber líquidos e atividade física não interferem diretamente no intestino, pois a água que ingerimos será absorvida antes de chegar lá. Porém nosso corpo funciona como uma engrenagem, se uma trava as outras também não funcionam direito. Dessa forma, água e exercício físico contribuem diretamente para o bom funcionamento dos outros órgãos do organismo e, portanto, indiretamente para o funcionamento do intestino;

    Advertisement
  4. Evitar tomar remédios sem prescrição médica.

O cuidado com nosso corpo nos proporcionará bem-estar e uma vida mais longa e saudável. Cuidar do lado emocional também contribuirá para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.