Como escolher uma escola para meus filhos?

O que considerar ao escolher uma escola privada para seus filhos? Por que uma boa escola para alguém pode não ser uma boa escola para sua família?

Osmir Andrade

Junto com a alegria do nascimento de um bebê, muitas preocupações passam a ocupar a mente dos pais. A escolha da escola em que os filhos irão estudar é uma das dúvidas que pode tirar o sono dos pais.

Atualmente, pela legislação federal, o ensino obrigatório começa aos seis anos de idade. Apesar disso, 43% das crianças já frequenta a escola antes dos seis anos. No entanto, a partir de 2016, torna-se obrigatória a matrícula na escola a partir dos 4 anos.

Com os baixos índices de aproveitamento alcançados pelos alunos do sistema público de ensino nas últimas décadas, os pais tendem a procurar na escola privada uma melhor preparação para o futuro.

Com esse aumento de demanda, surgem novas escolas a todo o momento. Como, então, escolher para seu filho uma boa escola particular?

Faça as contas

Escolha uma escola que pode pagar. No anseio de escolher a melhor escola possível, muitas famílias assumem mensalidades que não podem pagar. Vale lembrar que as mensalidades não são o único custo mensal. Você ainda precisa arcar com listas de materiais, alimentação e o transporte escolar, em alguns casos. Segundo o Sindicato das Escolas Particulares do município do Rio de Janeiro, o índice de inadimplência chega a 30%. As escolas não são obrigadas a fazer a rematrícula para o ano seguinte, para alunos que estão em débito.

Advertisement

Converse com a vizinhança

Com certeza você conhece alguém que já tem filhos estudando nas escolas da sua região. Pergunte. Procure saber o que elas oferecem, como lidam com problemas de comportamento ou de aprendizagem. Vale a pena perguntar também como tem sido os aumentos nas mensalidades nos últimos tempos.

Agende uma visita

A maioria das escolas aceita visitas de pais interessados. Explique que quer saber mais sobre a proposta pedagógica da escola. Essa proposta é o documento oficial que diz que tipo de alunos a escola quer formar e como a escola trabalha para isso. Ande pela escola e fique de olho na limpeza de banheiros, pátios e salas de aula. Pergunte pelos recursos adicionais como quadras esportivas, bibliotecas, laboratórios e salas de informática. É importante também saber com qual regularidade esses recursos são usados. Dica: não espere encontrar uma escola como aquela em que você pode ter estudado. Filas, silêncio nas mesas durante as refeições, uniformes impecáveis e professoras com óculos de lentes grossas já não fazem parte do universo escolar há algum tempo.

A escola ideal para sua família

Uma boa escola para a família Silva pode não ser a escola ideal para a família Souza. Faça uma análise crítica sobre essa questão. Às vezes, a escola mais exigente, mais cheia de regras e mais bem pontuada nos rankings, pode não ser a melhor para sua família. Uma família liberal pode ter problemas ao matricular os filhos numa escola mais conservadora. Horários e distâncias devem ser calculados, o número de reuniões de pais e os horários em que elas são realizadas e até o excesso de atividades extras para os alunos devem ser objetos de ponderação. Escolha uma escola que seja adequada aos ideais de sua família.

Considere as preferências dos filhos

O personagem mais importante dessa escolha deve ser ouvido. Ninguém é mais interessado nessa escolha do que o aluno. É seu filho que vai permanecer horas e horas da vida nessa escola. Ele precisa, na medida do possível, gostar do ambiente. Para os pequenos, evite escolas muito distantes. Os longos trajetos fazem com que a criança chegue muito agitada à escola. Pior ainda quando as crianças precisam levantar tão cedo que acabam tendo sono na aula. A melhor escola para seu filho é aquela em que ele sente-se bem.

Em todo esse processo de escolha, lembre-se de que a escola é uma fase importante da vida de seu filho. Com o passar dos anos, muitas coisas estudadas na escola são esquecidas. No final de tudo, o que fica são as alegrias, as tristezas e as pessoas, que de uma forma ou de outra, nos ensinaram a viver.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Osmir Andrade

Osmir P. Andrade é educador.