Como desenvolver a compaixão e aplicar a caridade

O que é compaixão e caridade, e como posso desenvolver. 6 passos para desenvolver o puro amor, desejo de servir, e amenizar o sofrimento do outro. Como solucionar os problemas de alguém.

Izabel Torquato

Todos querem estar protegidos por anjos, e nós podemos ser o anjo na vida de alguém que necessita de amparo e ajuda.

Jesus Cristo, quando esteve na terra, demonstrou inúmeras vezes seu sentimento de compaixão que lhe comovia até as entranhas. Esse é um sentimento muito maior do que podemos imaginar, compaixão não é empatia. Porém, a compaixão pode fazer com que se sinta também empatia, pois essa somente faz com que nos projetemos no problema da pessoa, mas não sabemos de fato pelo que a pessoa passa ou solucionamos o seu problema.

Então, a compaixão é o desejo de solucionar um problema que a outra pessoa possui, de diminuir o seu sofrimento, por isso que Jesus curava os enfermos, dava visão aos cegos e fazia os coxos e aleijados andarem. Ele podia saber exatamente o que aquela pessoa sentia, conhecia seus sentimentos e, por muitas vezes, Ele chorou, pois realmente sofria com o sofrimento alheio e fazia milagres para aliviar os fardos. Sua vida foi marcada também pelo seu amor: a caridade, que é puro amor de Cristo, é dar a ajuda sem querer recompensas ou méritos.

Jesus não fazia como algumas pessoas que, ao dar uma esmola, queriam que todos vissem. Seria como se hoje, ao fazermos uma boa ação, quiséssemos que todos vissem. Um de seus ensinamentos foi de que quando fazemos algo, devemos deixar que nosso Pai nos céus veja e nos recompense, mas aquele que quer mostrar seu ato, já recebeu seu galardão.

Então, podemos entender que compaixão é querer, desejar solucionar o problema de alguém, quer seja físico, emocional, social ou espiritual, e a caridade é o ato, quando agimos realizando o nosso desejo adquirido através da compaixão.

Advertisement

Como conseguir ter compaixão e aplicar a caridade?

1. Preocuparmo-nos

com nossos familiares e nossos semelhantes.

2. Ser amigo verdadeiro,

procurar saber se há alguma necessidade em sua vida, e então ter o desejo de minimizar o sofrimento ou problema que o familiar ou semelhante possui. Ser o bom samaritano.

3. Orar

todos os dias pelas pessoas e buscar orientação para saber se dentre elas há alguém em necessidade, e então agir com a caridade no coração.

4. Inspiração,

quando sentimos influência espiritual, podemos, então, verificar e em muitos casos poder ajudar alguém.

Advertisement

5. Jejuar

e doar o dinheiro que não gastou com alimentos para ajudar as pessoas. Sejam generosos nas ofertas.

6. Servir,

use os seus dons e talentos em prol de alguém da comunidade.

O melhor sentimento que nos vem da compaixão é o desejo pelo bem-estar da outra pessoa. Quando executamos a ação por meio da caridade, vem-nos um sentimento de paz e leveza. Muitas vezes, as pessoas nos agradecem com a expressão: “Você foi um anjo que o Pai Celestial enviou.” ou “Você é um anjo em minha vida!”

Ao ouvir tais frases, lágrimas rolarão por nossa face, pois ser como o Mestre ensina, dá-nos o sentimento de que estamos no caminho certo.

Ao servirmos alguém com compaixão sincera e com caridade perfeita, aproximamo-nos mais dos céus, somos fortalecidos e encontramos soluções para nossos próprios problemas. Que método fantástico para chegarmos a ser como nosso Mestre e Salvador, até mesmo ser como o Pai Celestial, que sempre usa de compaixão e caridade conosco!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.