Como dar um futuro impressionante a seus filhos, mesmo sendo pobre

Há um refrão que diz "você não pode herdar o que não está em sua fazenda." A verdade é que você pode, e lhe digo como.

Oscar Pech

Uma pessoa que amo muito colocou em seu TCC a seguinte dedicatória: “Ao meu pai, que me deu o amor pelas letras sem tê-las”. O depoimento foi uma curta e bela homenagem ao pai, que tinha apenas o ensino fundamental. Como foi isso? Seu pai, que sofria de insônia, noite após noite, durante muitos anos e de forma autodidata, leu um livro atrás do outro, mesmo não conquistando qualquer diploma, tornou-se uma pessoa muito instruída.

Ao contar-lhe essa história, não poderia deixar de pensar em outra, que ouvi há alguns anos do doutor em direito, Tad R. Callister:

Ben Carson disse sobre si mesmo: ‘Fui o pior aluno da minha classe no quinto ano’. Um dia, ele fez uma prova de matemática com 30 questões. O aluno sentado atrás dele corrigiu sua prova e a devolveu. A professora, a Sra. Williamson, começou a chamar o nome de cada aluno para saber quanto tinha acertado. Por fim, chamou Ben. Todo constrangido, ele murmurou a resposta. A Sra. Williamson, achando que ele tinha dito ‘9’, respondeu que, para ele, ter acertado 9 de 30 era um progresso e tanto. O aluno sentado atrás dele gritou: ‘Nove, não! (…) Ele não acertou nenhum!’ Ben disse que queria que o chão se abrisse.

Ao mesmo tempo, Sonya, sua mãe, enfrentava os próprios obstáculos. Ela vinha de uma família de 24 filhos, tinha só o terceiro ano do ensino fundamental e não sabia ler. Casou-se aos 13 anos, divorciou-se, teve dois filhos e criava-os em um bairro pobre de Detroit. Apesar disso, era muito autoconfiante e tinha uma crença firme de que Deus a ajudaria, bem como aos filhos se fizessem sua parte.

Um dia, aconteceu algo que mudaria sua vida e a deles. De repente, ela percebeu que as pessoas de sucesso, cujas casas ela limpava, tinham bibliotecas – elas liam. Depois do trabalho, ela foi para casa e desligou a televisão que Ben e seu irmão estavam assistindo. Ela basicamente disse o seguinte: meninos, vocês estão assistindo à TV demais. Daqui para frente, vocês vão assistir a três programas por semana. No tempo livre, vão para a biblioteca, vão ler dois livros por semana e me trazer um relatório.

Advertisement

Os meninos ficaram atônitos. Ben disse que nunca tinha lido um livro durante a vida toda, a não ser quando a escola exigia. Eles protestaram, reclamaram, brigaram, mas em vão. Posteriormente, Ben refletiu: ‘Ela instituiu a lei. Não gostei da regra, mas sua determinação em ver nosso progresso mudou o curso da minha vida’.

E que mudança significativa! No sétimo ano, ele era um dos primeiros da turma. Depois, entrou para a Universidade de Yale com uma bolsa de estudos; mais tarde, estudou na Escola de Medicina Johns Hopkins; e lá, aos 33 anos, tornou-se diretor da neurocirurgia pediátrica e um cirurgião renomado. Como isso foi possível? Principalmente porque uma mulher que não teve muitas oportunidades na vida magnificou seu chamado de mãe.”

Como dar aos seus filhos um futuro impressionante

Quer mudar o futuro de seus filhos para melhor? Mesmo que fiquem com raiva, desligue o console do videogame, limite o uso de telefones celulares, tablets e laptops.

Em tempos tão complexos, com muita instabilidade, desemprego e fome, há algo que você pode fazer por seus filhos: volte aos princípios elementares da leitura dos grandes clássicos – não, não dos best-sellers, eles não vão contribuir com nada para seu futuro – lidos no papel. Peça-lhes que escrevam cartas para seus parentes, faça-os saber como multiplicar e dividir sem calculadora. Faça-os aprender outro idioma. Faça com que tenham boas maneiras e sejam diligentes. Faça-os amar seu país e a Deus.

Leia: Como incentivar seu filho a gostar de ler
.
E não, nada disso vai garantir um futuro de sucesso em termos financeiros, mas acredite: eles vão ter uma chance muito maior de ter um sucesso mais abrangente. A vida me ensinou que a oportunidade é filha da preparação. E essa preparação mental, moral e até espiritual é a melhor herança que você pode deixar para seus filhos. Não se esqueça: as pessoas realmente bem-sucedidas leem.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cómo heredar a tus hijos un futuro impresionante, incluso siento pobre

Toma un momento para compartir ...

Oscar Pech

Oscar Pech nasceu no México, é conselheiro. De seus 50 anos, 26 tem sido dedicados a sua carreira de conselheiro, de escritor, do ensino e do "coaching".