Como conservar os ossos e massa muscular de seu corpo

Dois elementos fundamentais de seu corpo que você deve cuidar para sempre.

Erika Gaytán

À medida que se chega a uma idade madura, perde-se habilidade nos movimentos, já não se caminha com a mesma velocidade, não se sobe as escadas com a mesma destreza ou não se pode sair de uma cadeira com a rapidez que se costumava na juventude. Isso porque os músculos das pernas começam a ficar menores e mais fracos.

Isso se deve à perda de nervos que controlam as pernas. Eles diminuem 30% aos 75 anos, porém não ocorre o mesmo nas pessoas que fizeram exercício uma boa parte da vida, já que têm mais possibilidades de resgatá-los devido à conexão dos nervos.

Dos 60.000 a 70.000 nervos que controlam o movimento nas pernas a partir da coluna lombar, presentes em uma idade de jovem adulto, na velhice eles se reduzem – “há uma dramática perda de nervos que controlam os músculos, entre 30% e 60% que se consomem com o tempo”, destaca Jamie McPhee, da Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido.

Graças a uma pesquisa realizada pela Universidade Metropolitana de Manchester em conjunto com a Universidade de Waterloo, No Canadá, observou-se que as pessoas que têm músculos grandes e saudáveis, de acordo com McPheeL, têm uma forma de autoproteger-se porque tendem a enviar aos seus nervos novas conexões para resgatar os músculos e evitar que se esgotem. As mudanças musculares vão aparecendo nas mulheres depois dos 40 anos e nos homens, na faixa dos 20.

Coluna comprimida

O envelhecimento faz com que a coluna vertebral se torne mais curva e comprimida, além disso, conforme o passar dos anos, os discos da coluna se tornam mais curtos à medida que perdem seu líquido de maneira gradual, e vão se friccionando, tornando-se cada vez mais finos e desgastados. As vértebras, por sua vez, perdem minerais, o que faz com que cada osso fique mais fino.

Advertisement

O uso geral da coluna vertebral pode fazer com que as estruturas se tornem lisas dentro de um determinado período de tempo, podendo provocar falta de movimento (esporões ósseos nas vértebras) ou uma ruptura da cartilagem em suas articulações.

Embora os braços e pernas se tornem mais frágeis devido à perda de minerais, eles não mudam de comprimento, de modo que os braços e pernas tendem a parecer mais longos comparados ao tronco encurtado.

Ações preventivas

No entanto, é impossível evitar completamente as mudanças na velhice, mas podem ser tomadas medidas para ajudar a atrasá-las ou reduzi-las. As mais eficazes são:

1. Exercício

Um programa de exercício moderado (de preferência supervisionado por um especialista) pode ajudar a prevenir problemas com os músculos e ossos, para assim manter a força, flexibilidade e equilíbrio.

2. Alimentação

O complemento perfeito é certamente uma dieta equilibrada. No caso das mulheres, é fundamental consumir cálcio e vitamina D suficientes, e quanto mais cedo começar, melhor. No caso dos homens com mais de 70 anos, é aconselhável tomar 1,200 mg de cálcio e 800 unidades internacionais (IU) de vitamina D por dia.

Advertisement

A força muscular atinge seu grau máximo no estágio de adulto jovem, isto é, entre os 20 e 30 anos, para depois diminuir gradualmente com a idade.

Aumentar a ingestão moderada de água diariamente e ajustar a dose de medicamentos também devem ser considerados para poder ter uma velhice mais saudável. A saúde pode lhe dar uma melhor qualidade de vida, não se esqueça e compartilhe!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La conservación de los huesos y la masa muscular en el cuerpo

Toma un momento para compartir ...