Como compreender a dor e nos fortalecer com ela

Quando você atinge seu limite máximo para suportar, você compreende que precisa justamente da dor para vencer e crescer!

Fernanda Ferraz

Durante nossa vida passamos por inúmeras situações muito difíceis, a verdade é que sendo rico ou pobre não há uma só pessoa na terra que já não tenha sofrido ou sentido tristeza por algo ou por alguém. Deparamo-nos em diversas situações dolorosas e talvez em determinados momentos quando na vida temos de conviver com um caminho ou acontecimento cruel, perguntemos: “Por que eu?” ou “Por que comigo?” E nem sempre temos respostas definitivas. Muitas vezes parece não haver luz no fim do túnel, nos sentimos desapontados, desanimados, destruídos, frustrados e sozinhos.

A verdade é que ninguém quer sofrer, perder ou sentir dor emocional. Temos dificuldades para “aceitar” e entender essas dores que teimam em nos perseguir. Porém, não costumamos ampliar os sentidos para compreender que de certo ponto: “A dor é necessária e muito mais do que uma vilã, ela pode ser nossa amiga e aliada!”

Tenho razões muito fortes para escrever sobre isso. Porém, meu foco é fazer com que você entenda que essa dorzinha aí, essa dor latente, tem sentido e propósito em sua vida e para sua vida. Mas é preciso ampliar a PERCEPÇÃO e estar disposto a COMPREENDER.

Um copo de água ou um lago

Certo dia o velho mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal num copo de água e bebesse.

  • Qual o gosto? – perguntou o mestre.

    Advertisement
  • Ruim. – disse o aprendiz.

O mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o mestre disse:

  • Beba um pouco dessa água.

Enquanto a água escorria no queixo do jovem aprendiz o mestre perguntou:

  • Qual é o gosto?

  • Bom. – disse o rapaz.

    Advertisement
  • Você sente gosto de sal? – perguntou o mestre.

  • Não. – disse o jovem.

Então o mestre sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:

  • A dor na vida de uma pessoa não muda, mas o sabor da dor depende do lugar que a colocamos. Então, quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido das coisas. Deixe de ser um copo e torne-se um lago.

Tirar o pessimismo

Muitas vezes só estamos observando os problemas sob uma visão limitada, negativa e pessimista. Ficamos impacientes e queremos uma solução de imediato, como num passe de mágica, nos esquecendo de que a virtude da PACIÊNCIA é que nos ajudará a compreender que a dor, sobre “esse” acontecimento específico, gera CRESCIMENTO E FORÇA.

O motivo

As dificuldades que passamos são verdadeiros testes sobre nossa capacidade de suportar e de nos manter positivos e confiantes sobre o melhor.Sobra uma pergunta a cada um de nós: “Vamos desistir ou iremos seguir com FÉ, CONFIANÇA E CONTINUAR PERSEVERANTES?”

Advertisement

Alguns desistem no meio do caminho, outros desistem já quase conquistando a vitória, apenas por, momentaneamente, se sentirem incapazes de continuar. Continuar e ir até o fim com fé e confiança, envolve persistência e foco.

Nascemos para os testes, se analisarmos mais profundamente veremos que somos grandes vencedores, primeiro, ainda como pequenas células espermáticas, viemos de uma corrida contra milhões de semelhantes como nós, todos queriam o mesmo local e objetivo para o triunfante desenvolvimento embrionário até o nascimento e a GRANDE OPORTUNIDADE de estar aqui, para experimentar a VIDA e colher os frutos da experiência e SABEDORIA.

Um sábio defensor da família chamado Thomas S. Monson disse o seguinte sobre esse tema: “Sempre que estivermos inclinados a nos sentir sobrecarregados com as dificuldades da vida, lembremo-nos de que outros passaram pelas mesmas coisas, perseveraram e venceram.”

Muitas pessoas já vivenciaram as dificuldades que hoje vivemos e conseguiram SUPERAR E VENCER! E por que nós não poderemos? Somente nossas atitudes, pensamentos e decisões dirão onde poderemos chegar.

Universais

O sofrimento e a tristeza são universais. Porém a força que podemos adquirir pela compreensão também é universal.

Advertisement

Ser grato faz a diferença!

Passamos ou passaremos por provações e como consequência sentiremos dor, isso é inevitável, mas quando somos gratos a Deus por sermos dignos de passar pela provação, compreendendo que a dor existe para nos ajudar, dar força, ela nos ajuda a crescer, a mudar, mesmo quando essa dor nos testa ao nosso limite e nos faz desejar ardentemente não ter de passar por isso, esses desafios são os mais proveitosos porque nos ensinam lições de real e único valor. De outra forma não poderíamos ser pessoas diferentes e melhores.

Mesmo em meio a terrível dor, __devemos resistir com fé e não nos deixar ser arremessados de uma extremidade a outra sobre o mar de solidão, tristeza e pesar. As dificuldades nos aperfeiçoam, nos refinam espiritualmente, se não fossem as provações e a dor que sentimos não cresceríamos, permaneceríamos os mesmos, sem amadurecimento, sem força, humildade, confiança e fé; precisamos ser fortes e objetivos, esperançosos de que coisas boas sempre virão depois que a TEMPESTADE PASSAR.

Dizem queas árvores mais fortes são aquelas que vencem e crescem no meio do vento forte.Eu acredito nisso!

Para a dor que você sente o melhor remédio sempre é Jesus Cristo. Ele conhece o seu coração, Ele sabe o tamanho e a profundidade da sua dor, Ele o compreende e sempre estará disposto a lhe dar ESPERANÇA e CONFORTO. Se confiar nisso você saberá que é muito ESPECIAL, por ser digno de passar pela prova e entender que tem potencial para ser um lago e não um copo.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.