Como ajustar a vida familiar tendo um paciente de câncer em casa

A vida muda drasticamente, independentemente de o doente ser um dos pais ou um dos filhos.

Margot Hovley

Uma das notícias mais devastadoras que uma família pode receber é ouvir que um de seus membros está com câncer. A vida muda drasticamente, independentemente de o doente ser um dos pais ou um dos filhos.

As pessoas geralmente sentem que sua vida virou de cabeça para baixo quando os horários, os planos e as esperanças da família entram em colapso. Reconhecer que a vida familiar pode ser ajustada de modo satisfatório é o primeiro passo. Uma adaptação suave irá criar uma atmosfera muito útil para a cura nesse período estressante da vida familiar; e isso é o mais importante.

Quando um dos pais é o paciente, há uma centena de ajustes a ser feitos. Pacientes com câncer irão enfrentar uma grande variedade de situações. Algumas pessoas são capazes de continuar a trabalhar, mas outras precisarão de licença médica para se recuperar de uma cirurgia ou outros tratamentos antes de voltar a trabalhar. Algumas pessoas, ao serem submetidas à quimioterapia, terão períodos de saúde relativamente boa intercalados com períodos de mal-estar. Praticamente todos os pacientes de câncer sentem certa perda de forças.

Simplificação

Um ajuste vital é simplificar a vida no que for possível. Você consegue simplificar as tarefas domésticas? A redistribuição das tarefas a outros membros da família é uma excelente ideia, mas que tal dar um passo adiante e reduzir o número de tarefas? Talvez esse seja o momento de comprar comida pronta ou usar pratos descartáveis e diminuir o número de roupas para passar. Ao diminuir a carga de trabalho, os membros da família estarão livres para passar mais tempo com o paciente e ajudá-lo a descansar e ser curado.

Menos é mais

Às vezes isso pode ser feito simplesmente ao se diminuir as expectativas. Uma sofisticada refeição caseira é sensacional, mas é necessária? Pense também na possibilidade de adiar reformas a fim de reduzir o estresse e criar uma atmosfera pacífica.

Advertisement

Valorize o tempo que passam juntos

É importante lembrar essas ideias, especialmente quando o paciente é um dos filhos. Os pais vão passar muito tempo no hospital ou no consultório médico. Simplificar a vida doméstica é necessário para dar aos pais tempo para se devotarem ao filho doente. Não se esqueça de que os outros filhos continuam a precisar de atenção.

Reduzir os compromissos

Um componente importante para fazer esses ajustes familiares é a redução de compromissos. Sempre que possível, reduza os compromissos fora de casa, tanto para o paciente quanto para os outros membros da família. Algumas atividades ainda podem ser desfrutadas, caso o paciente se sinta interessado, e podem ser bem-vindas e auxiliar na cura, mas tenha o cuidado de planejar de acordo com a vontade do paciente.

Diga “sim”

Com frequência algumas pessoas não se sentem à vontade em aceitar a oferta de ajuda de vizinhos e amigos. Além de ajudar a diminuir o fardo, essa ajuda permite que aqueles que ajudam se sintam ligados ao paciente. Com muita frequência o câncer traz uma sensação de impotência. Permitir que outras pessoas preparem as refeições ou ajudem em outras tarefas reduz a pressão. Sendo assim, diga sim sempre que puder.

O câncer é assustador tanto para o paciente quanto para a família, mas fazer alguns ajustes irá ajudar a suavizar a jornada.

Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original How to adjust to family life with a cancer patient, de Margot Hovley.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Margot Hovley

Margot Hovley has published two novels with Covenant Communications: "Sudden Darkness" (2012) and "Glimmering Light" (2014).