Como ajudar seu filho na pré-escola

Chegou o momento de seus filhos frequentarem a pré-escola, seu apoio e presença é fundamental para que ele possa passar muito bem por esta fase.


Renata Finholdt

Chega o grande momento de as crianças começarem a pré-escola e o apoio e presença dos pais é fundamental para que elas possam ter um bom começo. É nesta época em que elas têm o primeiro contato com o ambiente escolar, com os professores, novos coleguinhas e aprendem não somente a alfabetização, mas também a se relacionarem com todos.

Para que esta fase seja muito bem-sucedida veja algumas dicas de como ajudar:

1 – Antes mesmo de as crianças iniciarem na escola, converse com elas a respeito do ambiente escolar e de como as coisas acontecem dentro da escola. Explique a elas sobre o significado da professora e o que ela representa. Deixe que elas façam perguntas e responda a todas as dúvidas que elas expressarem.

2 – Esteja sempre presente. Se possível, acompanhe o processo de adaptação na primeira semana. Se houver a necessidade e a escola permitir, fique dentro do ambiente escolar e deixe que ela saiba que você estará lá. Essa simples atitude proporcionará a ela mais confiança.

3 – Mostre interesse em relação a tudo que ela fizer na escola. Questione sempre como foi o dia e mostre-se disposta a ajudar sempre que houver alguma tarefa específica para que seja feita em casa.

4 – Acompanhe as tarefas de casa atentamente para que você possa também saber o que ela está aprendendo e quais são suas dificuldades.

5 – Estimular as crianças através de brincadeiras e jogos que melhorem o raciocínio é uma boa forma de ajudar os pequenos. Quebra-cabeças, jogos de montar e revistas de atividades são formas lúdicas de ajudar as crianças com o aprendizado. Nos momentos de descontração participe com elas dessas brincadeiras.

Advertisement

6 – A organização dos materiais escolares também é um fator estimulante para as crianças nesta faixa etária. Deixe que elas escolham seus próprios lápis e todo o restante do material. Ensine a respeito do cuidado que elas devem ter com suas próprias coisas dentro da sala de aula.

Acompanhar essa fase escolar dos pequenos pode ajudar muito na boa adaptação na pré-escola. Sempre que puder fale coisas positivas para seu filho sobre a escola. Você é a principal referência para ele e sua opinião é a mais importante. Incentive para que ele esteja sempre presente às aulas, evite as faltas, pois elas podem atrapalhar a boa adaptação nesta fase escolar. Com sua dedicação e atenção você poderá ajudar muito para que seu filho tenha uma ótima pré-escola!

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.