Como ajudar seu filho a desenvolver habilidades motoras

Algumas ideias que ajudarão seu filho a desenvolver a motricidade e a prepará-lo para outras fases da vida.

Isis Lugo

A Dra. Maria Montessori, que foi uma famosa educadora, costumava dizer: “Você nunca deve dar à mente mais do que o que é dado às mãos”, dando ênfase a prática motora das crianças como meio de acessar outros conhecimentos mais abstratos. É na primeira infância que essas habilidades motoras se desenvolvem. 

Como mães, ajudamos as crianças a engatinhar e andar, mas muitas vezes nos esquecemos de outras habilidades básicas que devem ser desenvolvidas nessa fase e que têm a ver com habilidades motoras, como o movimento de pinça, que é feito usando os dedos indicador e polegar, ou domínio da mão como ferramenta de trabalho. Se não o estimulamos em nossos filhos, eles podem apresentar alguns problemas como dificuldades na escrita, na contagem ou na coordenação motora a longo prazo.

Por isso, inspirado no método Montessori, compartilho uma lista de atividades motoras que você pode fazer com seus pequenos em casa:

Exercícios de despejar

  • Colocar grãos grandes, como feijão, em uma jarra e peça à criança para despejá-los em outra jarra ou vidro, sem deixar cair. Certifique-se de colocar uma bandeja ou panela embaixo para que não se espalhem pelo chão.
  • Dê dois copos pequenos e arroz suficiente para enchê-los, diga à criança para colocar o arroz nos copos.
  • Quando ela dominar as duas atividades anteriores, você poderá fazer o mesmo, mas com água, fornecendo-lhe uma esponja para secar a água que respingada.
  • Passar manteiga no pão.
  • Abrir um ovo em um prato.

Essas atividades simples a ajudarão a desenvolver atenção, coordenação mão-olho e controle das mãos.

Quebra-cabeças

  • Os quebra-cabeças de madeira com puxadores ou peças de encaixe ajudam seu filho a usar a mão em pinça, ou seja, coordenar o polegar e o dedo indicador para que, posteriormente, desenvolve a capacidade de usar poucos dedos para realizar uma tarefa, como segurar um lápis.

Desenhar

  • Permitir que a criança se expresse livremente através do desenho lhe dará confiança em suas próprias produções. Dê em sua mão giz de cera ou lápis de cor do tipo jumbo e figuras para que possa traçá-las seguindo o contorno, se desejar. Quando tiver 4 ou 5 anos, você pode pedir para ela tentar desenhar algo que esteja vendo, como um carro ou a cama. Isso permitirá que ela aprenda a focar o olhar em um objeto e direcione a mão para tentar representá-lo.

Pintar com os dedos

  • Compre uma tinta especial para pintar com os dedos e deixe seu filho se expressar livremente em diferentes materiais: tela, lençóis brancos, papelão, no chão ou mosaicos. Usar essa parte da mão lhe dará a coordenação necessária para pegar e segurar objetos.

Costurar

  • É incrível como a costura desenvolve a coordenação mão-olho nas crianças. Não me refiro a dar a elas agulha e linha convencionais, mas barbante ou lã para que possam passar por furos que contornam alguma figura, ou comprar tela de plástico quadriculada e pedir que façam desenhos “costurando” figuras com fios coloridos.

Massinha de modelar ou argila

  • Modelar esse tipo de material dá à criança a habilidade necessária para manejar as mãos em diferentes situações de coordenação motora fina. Comece fazendo bolinhas e palitos ela, depois ela pode começar a fazer as formas que quiser, incluindo letras, números ou animais.

Formato das letras

  • Fazer as letras de lixa ou de madeira proporcionará uma experiência sensorial maravilhosa que a ajudará se lembrar delas. Ao vê-las e senti-las, a criança aprende a identificá-las. Ajude a criança a contornar cada letra com o dedo, no mesmo sentido em que são escritas.
  • Você pode pedir à criança que reproduza a letra com argila ou massinha, desenhando-a ou pintando-a com os dedos, prestando muita atenção à direção em que estão escritas.
  • Aos poucos, vá introduzindo o som, nunca o nome, de algumas delas, associando-as a nomes de membros de sua família ou de seus personagens favoritos. Por exemplo, o “mmmm” de Maria, em vez de “eme” de Maria.

Nunca force seu filho a fazer algo que ele não queira. Se ele não estiver pronto para reconhecer as letras ou não estiver interessado nessas atividades, concentre seus esforços em outras atividades, motive-o mudando de ambiente – vocês podem ir para o quintal, para a garagem ou para a cozinha – e elogie suas conquistas, sem dar muita atenção aos seus erros.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cómo desarrollar las habilidades motrices de tus niños

Toma un momento para compartir ...

Isis Lugo

Isis Anabey Lugo Enciso es madre y maestra de Educación Especial en México, escribe sobre actividades para niños y materiales educativos en su blog www.maestrosdeapoyo.com y comparte sus experiencias de maternidad en www.mamaymaestra.com