Colocar os filhos para dormir cedo ajuda a saúde mental das mães

Pequenas mudanças na rotina familiar podem levar seus filhos para a cama cedo. Então, você tem aqueles minutos preciosos sozinha antes de dormir.

Emma E. Sánchez

Não me lembro de uma fase mais exaustiva da minha vida do que aquela em que minhas três filhas eram pequenas. Dediquei-me totalmente ao lar enquanto elas eram pequenas e posso afirmar com toda sinceridade que, toda noite, eu caia mortinha na cama! Então, pela manhã, eu corria para o banheiro para chegar antes de todo mundo para que eu pudesse ter tempo de me arrumar antes que as meninas acordassem, pois, se eu não fizesse isso, corria o risco de ficar de pijama até o meio-dia.

Posso dizer, também, que comecei a descansar quando as meninas começaram a ir para a escola, foi quando voltei a trabalhar para valer, mas se passaram alguns anos antes que eu pudesse fazê-lo.

Trabalhar em casa cuidando dos filhos é uma das tarefas de maior exigência e demanda que qualquer pessoa poderia enfrentar. Que isso fique claro! Além disso, você deve realizar todo o trabalho necessário para manter a casa funcionando, preparar as refeições e sair para fazer pagamentos.

Se você se encontra, neste momento da vida, criando um ou vários filhos e todas as noites chega na cama sem energia, vou compartilhar com você algumas estratégias comprovadas que vão ajudá-la na formação e criação de seus filhos e, de quebra, você vai relaxar um pouco.

Todos os dias em que aplicá-las, você vai ver como se sentirá melhor, terá energia para cuidar dos seus próprios assuntos, para passar um tempo com seu marido, dormir bem e acordar de bom humor. Você gostaria?

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As crianças precisam de atividades físicas

Muitas mães acabam exaustas porque têm de lidar o dia todo com birras, crianças raivosas ou irritadas, sem saber que muitas vezes somos nós, os adultos, que causamos esses comportamentos em nossos pequenos.

Mas, como fazemos isso? Simples: toda vez que limitamos a atividade física das crianças. Lembre-se de que é vital que elas se exercitem. Então, leve-as ao parque, brinque com elas, deixe-as correr livremente ou andar de bicicleta, não é perda de tempo, pelo contrário, é um tempo muito bem empregado com elas, e em seu descanso. Pode acreditar.

Diga adeus ao açúcar

Quando as crianças consomem muito açúcar, todos sabemos o quanto ficam muito inquietas e até irritáveis, gritam e não há como controlá-las por alguns minutos, o que deixa as mães muito cansadas, principalmente quando estão passeando ou voltando de uma festa.

Lembre-se de que o açúcar não está presente somente em doces, mas também em sucos de fruta, sobremesas e outros alimentos. Quando o consumo de açúcar é mínimo, as crianças podem ser mais gentis e, portanto, a mãe não fica tão estressada ao cuidar delas.

Controlar carboidratos

Os carboidratos cumprem a mesma função dos açúcares: fornecem energia e são igualmente perigosos para a saúde.

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Minimize o uso de telefones celulares, tablets e videogames

Para crianças menores de 6 anos, o uso dessas tecnologias não é recomendado e, para crianças mais velhas, deve ser limitado a horários específicos. O conteúdo deve ser supervisionado ou eles sofrerão uma superestimulação, que terá dois efeitos: não vão dormir, ou vão ficar sonolentos demais para serem ativados. E, para uma mãe, é preciso um esforço extra para lidar com os filhos nas duas situações.

Agora, lembre-se de que as crianças devem ficar longe das telas duas horas antes de dormir, para que sua mente possa relaxar e descansar.

Organizar as tarefas domésticas

Às vezes, também, as mães cometem o erro de querer ter um lar perfeito como de fotos de revistas, e perdem de vista o que é importante, o que é necessário e o que é indispensável.

O mais importante são nossos filhos – nossa prioridade – e, a partir disso, temos que acomodar nossas responsabilidades e deveres.

Quando perdemos a perspectiva correta das coisas, podemos sentir muita frustração, desespero e até ficar deprimidas, por as coisas não ocorrerem como gostaríamos. Então, a exaustão toma conta e somos invadidas por sentimentos ruins, o que nos leva a causar danos naqueles que nos rodeiam.

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Organize suas tarefas por dia: dias de limpar a casa, dia de fazer compras, de lavar ou de passar. Não é necessário fazer tudo no mesmo dia. E lembre-se: o mais importante é o seu bem-estar como mãe; se você estiver bem, tudo funcionará melhor.

A chave para o sucesso das mães: a rotina

Ao contrário do que você imagina, ter uma rotina é a melhor coisa que há para os pequenos, e ouso dizer que também para nós, adultos.

Estabeleça uma rotina para as tardes: brincar, tomar banho, fazer lição de casa, assistir TV por um tempo, jantar, escovar os dentes, ir para a cama e ler uma história juntos, fazer uma oração e dormir. Os seres humanos são seres de hábitos, os quais nos moldam e nos dão estrutura.

As rotinas mudam de acordo com a idade dos filhos e suas necessidades, nos dão segurança e contribuem para a disciplina que, a propósito, é necessária para tudo que vale a pena na vida.

Convido você, junto com seu cônjuge, a revisar seus hábitos, identificar tudo aquilo que não está acrescentando para uma vida familiar feliz, ou que está causando muito estresse em você ou em seu cônjuge, e, então, definir metas e estabelecer uma rotina para alcançá-las. Você verá que, à medida que os dias passarem, as crianças vão cooperar, as coisas vão fluir e os adultos vão conseguir relaxar. Então, vão poder dizer que o lar é um “pedacinho do céu“.

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Felicidade para vocês!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Acostar temprano a los niños ayuda a la salud mental de las madres 

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Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.