Coisas que você precisa parar de falar para seus meninos

Use de sua sensibilidade, seus filhos precisam de seu auxílio e apoio.

Renata Finholdt

A sociedade ensina desde cedo que os meninos devem ser durões, que não podem ter atitudes sensíveis para não demonstrarem suas fraquezas. Isso tudo faz parte de uma educação antiga, a qual nossos avós eram submetidos, atualmente todos sabemos que os meninos não precisam carregar toda essa carga de responsabilidade desde cedo, eles podem sim chorar quando têm vontade e mostrarem afeto.

Com tudo isso, algumas daquelas atitudes antigas precisam ser evitadas na educação dos pequenos.

Leia: 9 coisas que os meninos precisam que as mães lhes ensinem

1. Homem não chora

Homem chora sim, e deve chorar quando sentir vontade, não há mal nenhum nisso e também não diminui sua masculinidade. Homens, assim como as mulheres, têm no choro uma demonstração de sentimentos, seja tristeza, angústia ou alegria e todos eles podem ser expressados normalmente através das lágrimas.

2. Homem não brinca de boneca, brinca de bola

Antigamente havia uma regra não escrita de que os meninos brincavam de bola e carrinho e apenas as meninas de bonecas. Mas afinal, não educamos nossos filhos para serem bons pais de família e serem carinhosos e afetivos com seus próprios filhos? Não há mal algum desenvolver este lado protetor nos meninos desde cedo. E se a brincadeira de bola não chamar a atenção de seu filho? E se ao invés disso ele preferir outro brinquedo? Não quer dizer que ele será menos homem. Da próxima vez que vir seu menino brincando de bonecas com a irmã pense nisso.

Advertisement

Leia: Como ensinar meninos sobre as meninas

3. Homens não são covardes

Todos nós, sem exceção, temos medos. Que mal há em ver que seu menino tem medo de algum inseto ou da intimidadora figura de um palhaço, por exemplo? Não há problema algum em ter medo. Quando seus filhos crescerem, assim como as filhas também, aprenderão a encarar seus medos. Tudo isso faz parte do amadurecimento.

4. Você não entende? Se fosse sua irmã já teria entendido

Cada um tem suas próprias limitações, comparar seus meninos com as meninas é uma atitude bastante cruel e pode mexer seriamente com a autoconfiança de seu filho. A partir daquela frase malfeita ele pode pensar que não é capaz e sentir-se diminuído perante as mulheres. Nunca faça comparações com seus filhos, respeite a capacidade de cada um e o tempo que eles têm para amadurecer.

Felizmente hoje temos a consciência de que homens e mulheres são sim gêneros diferentes, mas ainda assim possuem características semelhantes. Ambos podem chorar de vez em quando, sentirem medo e precisam de um ombro amigo que lhe dê força e coragem para seguirem em frente.

Leia: Como os meninos enxergam suas mães

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.