Coisas a considerar ao construir uma casa

Algumas dicas de coisas a serem analisadas antes de construir uma casa.

Jose A Alves Junior

“ Preocupe-se com a caixa sim, mas nunca se esqueça das pérolas”

O sonho da casa própria é e deve ser o de todos. Realizar esse sonho construindo literalmente uma casa é ainda mais satisfatório e barato. Mesmo tendo o dinheiro para a realização de tal sonho, é necessário ter um bom planejamento e controle das etapas da construção, porque se não o fizer, o sonho pode virar um pesadelo!

Listamos alguns pontos a considerar no planejamento.

1. Aquisição de um terreno

Adquirir um bom terreno evita muitas dores de cabeça, pois o valor do terreno não é o único aspecto a se levar em consideração. Existem muitos fatores técnicos a se considerar ao comprar um terreno, como: topografia, condições de solo, metragem, as leis da cidade para determinado bairro no que tange a ocupação de solo, os impostos, entre outros. Este pensamento é compartilhado por Marcelo Andrade, diretor da VPA Urbanismo e Construções: “Esses detalhes são importantes para saber o que é permitido instalar naquele terreno, a área máxima permitida no imóvel entre outros”.

Um exemplo clássico na compra de um terreno: geralmente os terrenos com desníveis são mais baratos, mas quando for necessário executar a terraplanagem e drenagem do solo em alguns casos, descobre-se que o molho ficou mais caro que o peixe!

Advertisement

Evite dor-de-cabeça com a regularização do terreno. Verifique se o mesmo tem a documentação necessária em todos os órgãos responsáveis e legais como salienta Marcelo Andrade.

Segundo Jader Nassif, vice-presidente da SECOVI-MG, ele considera três aspectos importantes antes de comprar um terreno: “O primeiro é a localização, precisa levar em conta a perspectiva de vida, trabalho e moradia, além da finalidade do terreno, depois observar a questão jurídica e o histórico do vendedor.

Após levar em consideração esses passos, avalie quais os prós e contras de cada terreno. Você raramente encontrará o terreno que apresente somente vantagens, o importante é levar em conta o custo-benefício de cada terreno, e boa compra!

2. Planejamentos dos Gastos

A primeira tarefa ao construtor é saber como conduzir a obra. Como em qualquer tarefa ou negócio, o importante é planejar todos os detalhes, cada etapa, cada centavo gosto. Faça uma lista ou planilha e calcule tudo, como afirma a designer de interiores Cristina Mussi: “O ideal é evitar gastos desnecessários.”

3. O projeto

Segundo o Arquiteto Luiz H. Werlang Roncato o mais importante é o planejamento: “sem isso, é certo que a empreitada custará quase o dobro do que era esperado, gerando grande desperdício de material e muita perda de tempo.

Advertisement

Um projeto bem elaborado evita problemas futuros. É imprescindível ter ajuda de um bom arquiteto e engenheiro, sempre com o acompanhamento do proprietário. Com a orientação do profissional da construção, seus desejos e sonhos terão uma diretriz. Com a parceria entre proprietário e profissionais, é possível decidir os melhores materiais para a construção e o tipo de construção; se será de alvenaria ou madeira; se será pequena ou grande; se terão dois, três ou quatro dormitórios, entre outras atenuantes.

4. Escolhas do material de construção

Os preços podem ter uma grande variação dependo da loja, bairro, local e principalmente o tipo de material, podendo chegar até em 20%.

Por isso é necessária muita pesquisa de preços entre as lojas antes de decidir um local, muitas vezes pode se fazer uma parceria, nunca sai caro negociar.

Algumas vezes pode se trocar um material por um similar como explica Cristina, mas isso deve se tomar muito cuidado para não prejudicar a qualidade da construção com materiais que não atendam as especificações técnicas.

5. Mão de Obra qualificada

Não há dúvidas que construir é mais barato do que comprar. Existem muitos fatores: um deles é a economia com as comissões das construtoras e imobiliárias. Mas é nesta parte que mora o perigo de construir. A escolha da mão de obra, tanto arquitetos, engenheiros e principalmente o mestre de obra, é necessária a pesquisa e referência dos perfis. Escolha, de preferência, profissionais indicados por quem você conheça, avalie os trabalhos anteriores de cada um deles e veja com seus clientes se estão satisfeitos.

Advertisement

Veja os valores cobrados pelos profissionais antes de fechar o serviço, isso evita contratempos.

Profissionais gabaritados são caros como explica a superintendente da incorporadora ACS Jeane Machado: “a mão de obra é cara, pois tem poucos profissionais preparados e de confiança. Os bons já estão lotados de serviço. É preciso contratar um profissional experiente e confiável para coordenar a obra, além de ficar de olho diariamente no que os profissionais contratados estão fazendo.

6. Venda futura

Embora a construção da casa própria seja a realização de um sonho, com o passar dos anos os sonhos podem ser ampliados ou transferidos de local. Por isso quando for construir, seja para ser sua própria casa ou para investimento, é sempre bom fazer a construção da casa pensando numa possível venda no futuro.

É preciso analisar para não fazer um imóvel fora do padrão da vizinhança. Tome cuidado para não estourar o orçamento, pois casa tem menos liquidez que apartamentos. Se você faz muito diferente das demais ou opta por um projeto muito específico, tem mais dificuldade no momento da venda” – explica Jeane.

Existem muitos fatores a ser considerados antes de construir. Sem dúvida, a mais importante de todas é fazer um bom planejamento, tendo controle de todas as coisas, inclusive prazos e orçamentos. Tomando esses cuidados, tenha certeza que realizará seus sonhos, mas nunca se esqueça que casa são apenas tijolos, vidros, concreto e ferro, o mais importante são as pessoas que ali morarão com quem você irá compartilhar seus sonhos.

Advertisement

Para mais informações veja essas fontes:

Revista Arquitetura e Construção
Revista Casa e Construção
Revista Revenda
Revista Arte e Construção

Revista Techné
Revista AU

Revista Casa Mix 

Toma un momento para compartir ...

Jose A Alves Junior

Jose Alves Junior, 28 anos, casado com uma linda mulher, pai de três maravilhosos filhos, estudante de engenharia de produção, especialista em desenvolvimento de produtos, designer e escritor!