Cientistas revelam a fórmula matemática que permite encontrar o parceiro ideal

Especialistas dizem que a matemática pode ajudá-lo a encontrar o amor da sua vida e a calcular o quanto você é compatível com seu marido ou mulher. Vamos fazer o cálculo?

Adriana Acosta Bujan

Sem medo de errar, acho que a maioria das pessoas já teve experiências dolorosas no que diz respeito ao amor. Embora possa parecer simples encontrar um par, muitas vezes ele não é como esperávamos e, for fim, acabamos sofrendo.

Muitos especialistas da área têm se dedicado a estudar a maneira pela qual muitas pessoas podem encontrar um parceiro ideal, sem ter que continuar experimentando dolorosas decepções.

Miguel Iglesias é escritor e neurocientista; ele explica que falar sobre amor é uma questão complexa e subjetiva, já que todos temos conceitos diferentes do que é amar. Pode ser que se pense que amar é sofrer, sacrificar e tornar-se dependente de alguém; inclusive isso, pode-se pensar em casais que conseguiram ficar juntos por muitos anos.

Mas o amor vai além dos conceitos que aprendemos na infância ou das experiências vividas no passado. O amor é um vínculo que se mantém com uma pessoa de maneira espiritual, que consegue nos tornar pessoas independentes que podem aceitar seu parceiro como ele é.

O verdadeiro amor é para os bons e maus momentos, é se conhecer, escutar-se e cuidar um do outro; é, inclusive, entender que se apaixonar é diferente de amar. Por isso não é tão fácil encontrar o parceiro perfeito ou ideal como as redes sociais nos fizeram acreditar, com seus milhares de aplicativos de namoro.

Advertisement

A fórmula para encontrar o parceiro ideal

Para não precisar morrer tentando, e encontrar o par ideal, os cientistas dizem que é preciso separar os conceitos de amor e paixão. De acordo com vários estudos, os humanos produzem substâncias como a dopamina e serotonina, responsáveis por manter o apego a outra pessoa por um tempo aproximado de 3 a 6 meses, tempo estimado para a duração da paixão. O amor, por sua vez, é um processo mais longo que exige dedicação e comprometimento de ambas as partes.

Depois de entender esses termos muito diferentes, os especialistas também garantem que a matemática gera padrões de comportamento nos quais os casais que têm aspectos em comum têm maior probabilidade de ter um relacionamento mais estável.

Compreendido o que foi dito, então, qual é a fórmula matemática?

L = 8 + .5Y – .2P + .9Hm + .3Mf + J – .3G – .5 (Sm – Sf) 2 + I + 1.5C

L: duração do relacionamento, em anos

Advertisement

Y: quantidade de anos que se conhecem

P: número total de parceiros anteriores das duas pessoas

Hm: a importância que o homem dá à honestidade no relacionamento

Mf: a importância que a mulher atribui ao dinheiro no relacionamento

J: a importância que ambos dão ao senso de humor

Advertisement

G: a importância que ambos dão à aparência física

Sm e Sf: a importância que ambos dão ao sexo (sendo Sm o homem e Sf a mulher)

I: a importância dada pelos dois a manter bons relacionamentos com os sogros e cunhados

C: a importância que dão a ter filhos

Todas essas variáveis ​​são essenciais para encontrar a combinação ideal; mas … como começar?

Advertisement

1. Escreva o que você quer

Muitas vezes dizemos que queremos encontrar o parceiro perfeito, mas infelizmente não estabelecemos bem o que queremos. Nesse ponto, o importante é definir as características que queremos encontrar em uma pessoa, qualidades essas que nos farão sentir amados e especiais.

Faça uma pequena lista em que você estabelece o que procura em uma pessoa, por exemplo: gentil, humilde, atencioso, amoroso, afetuoso, trabalhador, entre outros. Nessa mesma lista escreva o que não deseja como: controlador, ciumento, materialista, etc.

Dessa forma, você tornará seus pensamentos e sentimentos claros e será mais fácil avançar em direção ao seu objetivo final com mais clareza.

2. Selecione o mais compatível com você

Pode ser que você já tenha algum candidato com quem queira formalizar um compromisso, ou ainda não tem ninguém. Nesse ponto, os especialistas dizem que devemos selecionar as pessoas mais compatíveis, ou seja, aquelas com quem tenha aspectos em comum. Por exemplo: que gostam dos mesmos hobbies, que têm ideais semelhantes, que têm os mesmos objetivos, entre outras coisas.

Neste ponto, é importante esclarecer qual o relacionamento que você procura, para evitar encontros embaraçosos, relacionamentos tóxicos e outros sofrimentos e decepções.

Advertisement

3. Demonstrar interesse

Os cientistas dizem que tendemos a escolher a primeira pessoa que temos na lista de pretendentes. Isso significa que se tiver várias pessoas interessadas em você, provavelmente selecionará a primeira que entrou em sua vida. Por isso, é importante mostrar interesse, tornar-se presente e, por que não, indispensável.

Nesse ponto, começa o jogo do conhecimento, respeito, comunicação, cumplicidade, para criar uma amizade.

4. Não pense no passado

Um erro comum que a maioria das pessoas comete é comparar alguém com outro, inclusive pensar no passado e não viver o presente. Sei que talvez, em seus relacionamentos anteriores, você encontrou uma pessoa perfeita para você que talvez tenha decidido seguir outro caminho e deixar sua vida. No entanto, existem muito mais opções que você certamente encontrará quando superar o luto e encerrar o ciclo que o fez sofrer.

5. Um status feliz permanente

Sem dúvida, um bom sorriso e se sentir bem é a chave para atrair pessoas. Por isso, você deve focar em si mesmo(a) antes de procurar qualquer parceiro. Se começar a se valorizar, a trabalhar sua autoestima, segurança e confiança, você será um imã que atrairá amor.

Tenha em mente que você encontrará que o parceiro ideal, porque sempre haverá uma pessoa esperando e desejando ser um complemento à sua vida. Lembre-se, para ter um relacionamento bem-sucedido, deve haver boa comunicação, respeito, compromisso mútuo e, assim, você pode superar todos os obstáculos que a vida apresentar. O amor, se for verdadeiro, é um sentimento puro, que não prejudica nem causa dor.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Científicos revelan la fórmula que permite encontrar a la pareja ideal

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.