Carta para deixar ir quem já não quer mais ficar

Como dói, mas como cura a alma da gente... Experimente fazer o mesmo!

Maia Fernandez

Quando nos separamos da pessoa amada, vivemos um maremoto de emoções sem igual. Tristeza, dor, remorso, culpa, raiva. Quando passa o pior momento, começamos a nos perguntar por que, e surge o desejo de nos comunicar com a outra pessoa. Este foi o caso real de uma jovem que decidiu escrever uma carta com o propósito de expressar sua dor e, dessa forma, ser capaz de deixar seu amado ir. 

Escrever é um excelente método de se expressar e desabafar quando se está passando por uma situação difícil. Se você, que está lendo este texto, se identifica com a situação, lembre-se de que a dor que está sentindo não durará para sempre. 

Curar a dor não significa fazer de conta que ela nunca existiu, mas ser capaz de sentir que aquilo que nos machucou não controla mais nossa vida. Para curar-se de verdade, é importante ter paciência para enfrentar o processo do luto. Às vezes é necessário recorrer a diferentes estratégias para percorrer esse momento difícil da melhor maneira possível. Uma estratégia interessante é escrever uma carta para deixar o ser amado ir. A ação de escrever serve como um desabafo, independentemente de o ex ler ou não. Foi isso que uma jovem muito magoada e com o coração partido fez. 

Isto é o que ela escreveu, e o que sentiu depois foi uma paz profunda: 

“Desculpe-me, quero apenas me despedir, é a última vez que lhe escrevo. Um infinito obrigada por todas as mensagens, beijos, carícias; por fazermos amor e por todas as vezes em que o amor nos fez e nos desfez. Pelos momentos em que planejávamos fazer algo juntos, pena que todos foram apenas momentos em que você queria encobrir sua solidão. Agora, tudo isso se tornou lembranças lindas, duras e tristes. Fica claro para mim que você me queria por perto, mas não em sua vida. É uma pena que duas pessoas que morrem de amor tenham que viver na memória e tudo o que você diz é “sucesso”. Eu tive tantas ilusões com você, que me esqueci de ser realista uma vez na vida. Bem, agora eu entendo que nenhuma mulher fica muito tempo onde ela não se sente amada, em outras palavras, onde ela sobra! 

Com você tudo foi diferente, amei fazer amor, foi perfeito estar em seus braços, eu me encaixava, é por isso que eu dizia “amor, pode me abraçar?”. Adorava me sentir protegida por você. É triste que, toda vez que tento falar com você, você visualiza minhas mensagens e não responde, mesmo estando on-line. Para você é tão fácil ignorar (você se sai muito bem nisso), mas querido, deixe-me dizer uma coisa: os problemas são resolvidos conversando, não parando de conversar! 

Advertisement

Você se lembra de quando me pediu para ser sua namorada e eu não queria, pensava em como seria difícil, mas decidi correr os riscos. Eu sabia dos riscos e ainda assim os aceitava. É incrível o que se pode aguentar apenas por não querer perder alguém. 

Eu sempre quis ser melhor, ser uma mulher completa para você, para que se sentisse orgulhoso de andar de mãos dadas comigo, sem precisar ver e desejar as outras. Eu queria ser a mulher que estivesse lá nos bons e maus momentos. 

Se você sente saudade de falar comigo, não importa que as coisas estejam ruins, eu sempre vou querer falar com você, embora eu não ache que consiga confiar em você novamente, minha porta estará aberta para quando você decidir terminar as coisas como um homem faz, cara a cara, e espero que você possa me contar o que foi que o separou de mim, para ver se há algo que eu tenha que mudar, para que eu não volte a viver isso que agora me faz sofrer. 

Agora, só me resta aprender a deixar ir quem já não quer mais ficar, eu não vou fazer nenhum esforço mais, desejo a você tudo de bom. Lamento a sua covardia, porque você suportou amar uma mulher real. Sem mais o que dizer, devo aceitar que te amo, mas eu me amo também.”. 

Se você estiver passando por um processo de separação e sente necessidade de se expressar, faça-o. Quando não externamos nossos sentimentos e emoções, é muito provável que esse silêncio afete nossa saúde mental e física. Mesmo que seja doloroso, você verá que logo se sentirá bem melhor, e será uma ótima maneira de encerrar essa etapa de sua vida. 

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Carta para dejar ir a quien ya no se quiere quedar 

Toma un momento para compartir ...

Maia Fernandez

Maia Fernández mora na Argentina. Considera fundamental a educação das crianças e a arte como parte insubstituível disso.