Cansaço emocional? Saiba como ele o afeta e como combatê-lo

Todas as responsabilidades são importantes na vida de uma pessoa, mas você deve ser sua prioridade.

Erika Otero Romero

É possível estar emocionalmente cansado. Todos nós experimentamos essa sensação de “não mais poder com a vida”. A questão é que não podemos renunciar às nossas responsabilidades diárias, por mais que queiramos “desistir”.

Para piorar as coisas, às vezes a exaustão é tal que a confusão nos invade e não sabemos o que fazer. Em momentos assim, o que faço é parar; necessito de um momento para me situar e saber o que devo fazer, que caminho seguir.

É claro que os dias não se vão prolongar e que não importa quanta pressão exerça sobre você; se houver cansaço emocional, não haverá horas a mais que valham. A solução está em saber lidar com o cansaço emocional, não em aumentar suas horas de trabalho.

Penso que as pessoas que melhor se podem identificar com este conceito são as donas de casa. Sabemos que o trabalho doméstico nunca acaba, por mais que pareça o contrário. Sempre há algo para fazer: levar as crianças à escola, costurar roupas, trocar uma lâmpada; parece que tudo é descarregado nas donas de casa. Digo-o pela minha mãe, que sabe até trocar uma luminária.

Os estudantes universitários também sabem bem o que é estar saturado e não encontrar tempo nem para comer. A vida sempre foi assim e não vai mudar, por mais que desejemos; e, quanto mais o tempo passa, mais parece que as obrigações aumentam.

Advertisement

O cansaço emocional é inevitável. Se for acompanhado de estresse e alguma outra doença emocional, como ansiedade, o caos que se vive é enorme.

Mas o que é cansaço emocional?

Já sentiu alguma vez que, mesmo que não se sinta fisicamente cansado, parece que não consegue fazer mais? É igual a não poder dormir porque as preocupações lhe oprimem. Sente que não encontra solução para pequenos dilemas que, quando não está mal, parecem tão fáceis de resolver.

É importante saber a diferença entre cansaço físico e mental, e a verdade é que não é complicado.

O cansaço físico é quando seu corpo não consegue mais porque suas forças se esgotaram; por outro lado, o cansaço emocional tem estas características:

Falta de atenção e perda de memória

Como mencionei antes, a carga mental é tanta que não conseguimos nos concentrar para realizar as tarefas mais básicas. Além disso, somos incapazes de prestar atenção e nos confundimos nas coisas mais simples. Lembrar até de coisas mais simples se torna complicado e isso diminui a nossa produtividade.

Advertisement

Hipersensibilidade

Creio que todos passamos por momentos em que estamos mais sensíveis, tanto que a mínima crítica sem más intenções nos faz explodir. Chega-se a um ponto em que ou se chora com facilidade ou se sente uma raiva constante. É “normal” que, quando temos hipersensibilidade emocional, estejamos constantemente nos sentindo à beira de explodir em um mar de emoções incontroláveis.

Pouca motivação

Quem pode se sentir motivado se não pode se concentrar e está à beira de um ataque de nervos? Ninguém.

Quando estamos com cansaço emocional, nos invadem pensamentos de negatividade e nos sentimos incapazes de seguir adiante. Além disso, há falta de interesse pelas coisas que antes gostávamos.

Cansaço físico

“A mente governa o corpo”; dito de outra maneira, se sua mente está cansada, seu corpo vai estar esgotado. O cansaço emocional extremo leva a fadiga crônica.

O cansaço chega a tal ponto, que o afetado pode dormir 10 horas e continuar a se sentindo cansado e sonolento.

Advertisement

Como combater o cansaço emocional

Existem várias maneiras em que você pode se livrar do cansaço emocional:

Relaxe

Eu, pessoalmente, recomendo. Nada é mais libertador do que relaxar, porque permite que sua mente se livre da carga que a bloqueia. O que o relaxamento faz é dar-lhe a paz através da libertação mental.

O relaxamento também ajuda você a lidar com o estresse e sentir calma. O melhor é que qualquer lugar onde haja paz e meia hora livre basta para alcançar o objetivo: encontrar paz.

Evite a superestimulação

Vivemos o tempo todo estimulados pela quantidade de tecnologia, informações e distrações que há em tudo que se olha. É tão difícil não saber, a cada segundo, o que se passa à nossa volta e isso é exaustivo.

Toda essa quantidade de informação torna quase impossível nos concentrarmos e ter paz e calma.

Advertisement

Se você deseja alcançar a tranquilidade, trate de que seu local de trabalho ou sua casa sejam calmos e que haja um ambiente harmônico. Cores neutras, música suave e pouco tempo no celular ou com a TV ligada, e o mínumo de barulho, para não lhe desgastar. Um único dispositivo bombardeando informações é o suficiente para entrar em contato com o que você precisar, sem exageros e no momento certo.

Seja realista

Algo que gera muita angústia e ansiedade é ter metas de ação muito altas. Nada é mais desgastante do que sobrecarregar-nos com demasiadas responsabilidades, o que prejudica tremendamente a nossa produtividade.

Devemos aprender a dirigir nosso tempos e saber até onde podem chegar nossas forças físicas e mentais. Ponha as coisas em perspectiva e dê a cada tarefa seu lugar merecido, mas sempre tenha em conta sua paz mental.

Para finalizar, resta-me recomendar que coloque em primeiro lugar a sua estabilidade mental e a saúde do seu organismo. Não vale a pena ser bem-sucedido à custa de sua paz e felicidade.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Cansancio emocional? De esta manera te afecta y así puedes combatirlo

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.