“Bandeiras vermelhas” que você deve ter em mente antes de começar uma relação sentimental com alguém

Ninguém é completamente mau ou bom, mas tente relacionar-se com pessoas que respeitem e valorizem você.

Erika Otero Romero

Nos últimos tempos, foi popularizada a expressão “bandeiras vermelhas”. Usa-se esse termo para assinalar que se deve ter cuidado com algo.

Aplicada às relações, as “red flags” indicam sinais que se deve levar em conta numa pessoa para se afastar dela. É como um “tenha cuidado! Esta pessoa pode magoar-lhe muito”.

O problema é que, quando se está apaixonado, raramente atendemos a esses sinais de alerta. É como se soubéssemos que essa pessoa não convém porque nos pode fazer mal; apesar disso, mantemos a esperança de que mudará, ou de que podemos fazê-la mudar.

Obviamente, também há atitudes e comportamentos menos nocivos. Eles recebem o nome de bandeiras amarelas (yellow flags). Esses sinais não indicam que você deve afastar-se, mas reduzir a velocidade no estabelecimento do vínculo.

Há uma diferença entre as “bandeiras vermelhas e as amarelas”. Enquanto as Red Flags podem ser aplicadas como advertências a todas as pessoas, as Yellow Flags mudam dependendo das necessidades e desejos de cada pessoa em uma relação.

Advertisement

Por exemplo:

Uma bandeira amarela pode ser a rapidez com que a pessoa deseja levar a relação ao próximo nível.

A bandeira vermelha pode ser perda repentina de controle que termina em explosão de raiva. Esse comportamento vai mostrar-lhe que essa é uma pessoa com quem você deve tomar cuidado.

10 Red flags que você deve evitar a todo custo em um relacionamento

As bandeiras vermelhas são comportamentos ou atitudes tóxicas que algumas pessoas assumem quando se relacionam com um potencial parceiro. Abaixo está uma lista desses sinais:

1 Ciúmes sem motivo que levam a querer controlar

Ciúme não é um sinal de amor, nunca será.

Advertisement

A pessoa ciumenta desconfia da sua fidelidade e da própria capacidade de manter você ao seu lado.

O pior é que esse comportamento vai de menos para mais. Primeiro, ela faz reclamações; logo começam os gritos e as exigências. Por exemplo, ver seu WhatsApp; até pedir-lhe as senhas das suas redes sociais para saber com quem você fala. Por mais que alguns insistam que o casal deva compartilhar este tipo de coisas, não é verdade; talvez dentro do matrimônio, mas ambos têm direito à própria individualidade.

2 Hábitos de consumo nocivos

Uma coisa é tomar um copo de licor de vez em quando; e outra, embebedar-se todos os dias. O mesmo com a comida ou até o consumo de psicoativos.

Você pode amar muito uma pessoa, mas, acredite, uma relação com um viciado vai fazê-lo ser infeliz para sempre.

3 Perda de controle e explosões de raiva

Este é o sinal que considero mais perigoso. Uma coisa é irritar-se com justa razão; outra é perder o controle por completo e nem sequer estar consciente de seus atos.

Advertisement

Uma pessoa assim pode não só ser violenta verbalmente, mas também agressiva emocionalmente, e em casos extremos, fisicamente.

4 Mentiras

As mentiras geram desconfiança. Além disso, são sinal de falta de respeito e zombaria com você.

Todas as pessoas merecem ser tratadas com dignidade; por isso, ter uma relação com um mentiroso torna você alvo de humilhações das quais não precisa.

5 Atitudes infantis

Não estou dizendo que a pessoa não possa gostar de videogames ou animações; é sempre bom uma pessoa conectada com essa criança interior que sabe se divertir de forma simples.

Refiro-me a esses tipos de atitudes que fazem com que alguém seja completamente irresponsável com seu trabalho ou cuidado pessoal.

Advertisement

Uma coisa é ter problemas financeiros, e outra muito diferente é saber que tem responsabilidades financeiras e não as assumir. Por exemplo, gastar o dinheiro do aluguel em um passeio de fim de semana.

As pessoas amadurecem de maneiras diferentes, mas todos nós devemos estar cientes das responsabilidades de adultos.

6 Brigas constantes

Todos os casais têm mal-entendidos, mas uma coisa é discutir uma vez por mês e outra, todos os dias. Isso não é saudável para ninguém.

7 Sua família não gosta do seu parceiro

Muitas vezes, os terceiros são capazes de perceber aspectos em nossos parceiros que nos escapam. Se seus amigos dizem coisas como “essa pessoa não me inspira confiança”, abra os olhos e não subestime tais impressões.

8 Intermitência na relação

Nada desestabiliza mais uma pessoa do que seu potencial namorado desaparecer e reaparecer a seu bel-prazer.

Advertisement

Também pode ocorrer que, já iniciada a relação, uma das partes “rompa” e poucos dias depois, volte pedindo perdão. Uma pessoa assim é irresponsável e prejudicial; não o leva a sério e o vê como um brinquedo.

9 Não respeita os limites que você estabelece

Aquele que não respeita os limites que você impôs está disposto a tudo para cumprir sua missão. É um sinal claro de que ele dá a mínima para a sua vontade. Mostra que, na relação, se faz o que essa pessoa diz e não há ponto de negociação. Provavelmente quer forçar você a assumir compromissos que nunca pretendeu assumir.

Essas pessoas também são muito dadas a querer mudar seus parceiros, tanto na aparência quanto no modo de pensar. Isso acontece porque, quando se inicia uma relação, chegam cheios de expectativas que desejam que você cumpra. Não faz mal esperar algo de alguém; o ruim é não respeitar os limites que você estabeleceu para proteger sua individualidade.

10 Manipulação emocional

Este ponto gira em torno de forçá-lo a fazer coisas que você não deseja. Suponha que você queira terminar a relação, mas essa pessoa não quer; então começa a dizer que, se você for embora, ela vai se matar ou se ferir.

Eles também podem recorrer ao recurso de prejudicar você ou vitimizar-se. Tudo o que buscam é ter controle sobre você e suas ações.

Advertisement

Esses sinais são apenas algumas bandeiras vermelhas que você deve considerar ao se relacionar com uma pessoa. Esses comportamentos não se dão apenas nas relações sentimentais; os amigos também podem ser muito prejudiciais se assumirem este tipo de atitude.

Tenha em mente que o amor começa pelo respeito que você tem por si mesmo.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original “Banderas rojas” que debes tener en cuenta antes de comenzar una relación sentimental con alguien

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.