Às vezes tropeçamos e caímos, mas há quedas que podemos evitar

Você aprende com os erros, mas a vida não pode ser apenas cair e levantar. Não se você puder evitar.

Erika Otero Romero

A partir do momento que nascemos, começamos a aprender coisas. Cometemos muitos erros nesse viver diário. Assim é a vida: uma compilação de experiências e erros que nos ajudam, desde pequenos, a definir quem somos.

A adolescência, a juventude e a idade adulta também não estão isentas de dificuldades. E mais, ouso dizer que vamos cometer erros e aprender coisas até o último dia de vida.

Portanto, cometemos erros em várias situações. Quando isso acontece, é inevitável pensarmos que deveríamos ter sabido aquilo antes de nascermos. Mas não há o que fazer, a vida é cheia desse situações assim; a única coisa que resta é aprender e seguir em frente.

Na verdade, nascemos como pedras preciosas brutas que precisam ser lapidadas. É exatamente para isso que servem os erros, para que nos tornemos melhores após cada queda.

Seja como for, gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que vivemos e que devemos aprender, às vezes com muita dor.

Advertisement

1. Lutar as batalhas de outras pessoas

Aprendi da maneira mais difícil que entrar em problemas que não são nossos só serve para arranjarmos inimigos desnecessários.

O pior de tudo é que, enquanto aqueles que começaram o problema se reconciliam, você perde a paz e sofre.

Deixe as pessoas resolverem seus próprios conflitos. Isso pode doer em você e lhe causar muitas preocupações, mas cada pessoa tem um caminho e aprendizado a seguir. Ajudá-los nessas batalhas vai apenas aumentar seus problemas e tirar sua paz de espírito.

2. Afaste-se de pessoas que só o machucam

Nasci com o dom de “saber o que esperar das pessoas”, só de passar algum tempo com elas. Apesar disso, errei muito quando decidi ignorar minha intuição.

Fico triste em dizer que tenho poucos amigos, apenas alguns conhecidos, e não tenho me saído bem no amor. Não posso tratar as pessoas que me machucaram como se nada tivesse acontecido. Não posso ser hipócrita nem manter ao meu lado alguém que falhou comigo no passado.

Advertisement

Sinto muito pela família e pelas pessoas que antes eram muito importantes para mim. Eu escolho minha paz de espírito em vez de ter que lidar com pessoas em quem não posso confiar.

Quando fica ao lado de pessoas nefastas, você acaba sofrendo. Manter em sua vida pessoas que apenas abusam de sua bondade lhe rouba energia e autoestima.

3. Confie em você

Confiar em si mesmo é a melhor coisa que pode lhe acontecer. Isso lhe garante estar livre de medos e dúvidas. Além disso, estará sempre ciente de seus objetivos.

Isso não significa que você estará livre de cometer erros. Se cometer, no entanto, terá certeza de que aprendeu a lição e saberá o que não fazer no futuro. Você irá perseverar a ponto de não desistir até atingir seus objetivos. Isso porque você confia em sua própria força e coragem.

4. Não se martirize nadando contra a correnteza

Nada é mais terrível do que nadar contra a correnteza em situações não podemos controlar. Insistir em controlar o incontrolável apenas gera sofrimento.

Advertisement

Em vez disso, é melhor aprender a seguir o fluxo. Aceite que existem situações inevitáveis e que elas não podem ser mudadas, não importa o quanto você tente.

Quando faz isso, você vê como, gradualmente, tudo volta ao normal Você também percebe que esses momentos angustiantes passaram mais rápido do que imaginava.

5. Você não pode evitar que algumas pessoas não gostem de você

Às vezes, alguém não gosta de você sem que você tenha feito qualquer coisa para isso acontecer. Bem, há pessoas que não precisam de um motivo para odiar, elas são livres para isso.

Não fique preocupado em fazer os outros gostarem de você. Algumas pessoas vão gostar e outras não; destas, você deve se manter o mais longe possível.

6. A solidão faz parte da vida

Devemos aprender a viver sozinhos, pois a solidão faz parte da vida, gostemos ou não. Independentemente de você ser ou não socialmente ativo, haverá ocasiões em que ficará sozinho, e isso também é bom.

Advertisement

A solidão serve para se reconectar com sua essência, descansar e aprender um pouco mais sobre você. Quando toma consciência disso, você aprende que é seu melhor amigo. E os momentos a sós serão mais enriquecedores.

7. Descubra algo que o motiva a viver

Tanto faz se está ou não relacionado à sua carreira, o importante é ter uma motivação. Quando você descobre, por exemplo, que a música o ajuda a não se sentir perdido, você terá mais vontade de se levantar a cada dia.

Encontre algo que o motive a mudar: um emprego, um hobby, um tema espiritual; algo que dê uma direção à sua existência.

8. Nem tudo é sobre trabalhar ou estudar

Este é um erro em que muitas pessoas caem. Elas passam todos os dias de suas vidas trabalhando ou estudando e esquecem que há outras coisas que também importam.

As pessoas precisam aprender a distribuir o tempo, senão tudo se tornará rotina e dor. Devemos aprender a colocar tudo em seu devido lugar e aproveitar a vida, que é muito curta.

Advertisement

Por isso é bom passar tempo com a família , descansar, viajar, passear com o cachorro. Essas pequenas coisas são o tempero da vida.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original A veces tropezamos y caemos, pero hay caídas que podemos evitar

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.