As punições estão transformando seus filhos em mentirosos

Quando dizer a verdade resulta em consequências ruins, contar mentira acaba sendo a melhor opção.

Yordy Giraldo

Como pais, temos o hábito de ameaçar os filhos com inúmeras punições se fizerem algo que não aprovamos. Castigos físicos, retirar privilégios como brincar, assistir à TV, usar o celular, sair de casa. Quando são menores, ameaçar chamar o “velho de saco” para buscá-los ou dizer outras coisas para assustá-los e mantê-los sob controle.

Na verdade, reações como essas à desobediência dos filhos são bem comuns, eu mesma já usei algumas delas e tenho certeza de que nunca foram usadas com má fé. O problema é que devemos ter cuidado com nossas palavras, pois muitas vezes, longe de controlar a situação, acabamos perdendo a confiança deles.

O que há de errado em eles ficarem um pouco assustados se, com isso, alcançamos nossos objetivos? Aparentemente nada, o problema é que o medo não é a única a consequência. Depois, eles começam a esconder as coisas para se esquivar. Alguns são capazes de se colocar em situações que geram sérios riscos. Pois quando dizer a verdade é uma má ideia, mentir é sempre uma opção.

Acabei de ouvir a história de uma criança que quase morreu porque, com medo de ser repreendida pelos pais, escondeu o fato de ter caído da bicicleta sem estar usando o equipamento de segurança. Quando foi examinada dias depois, descobriram que ela tinha uma fratura no crânio e um hematoma cerebral, o que teria sido fatal não fosse o trabalho rápido e eficaz dos médicos. Essa é apenas uma amostra do que podemos ocasionar quando fazemos nossos filhos terem medo de nós.

O medo nos torna mentirosos. Aqui estão 6 razões pelas quais nossos filhos mentem:

Advertisement

1. Medo de perder nossa confiança

Quando sabem que fizeram algo proibido, eles preferem ficar calados a acabarem perdendo a nossa confiança neles. Sendo assim, da próxima vez que eles admitirem algo de errado que fizeram, pegue leve com as reprimendas, pois mais importante do que repreendê-los é manter a confiança e um bom relacionamento com eles.

2. Medo de reprimendas

Quem gosta de ser repreendido? Claro que ninguém, e se somos do tipo que faz tempestade em um copo d’água, com certeza, qualquer coisa para eles será melhor do que nos contar o que aconteceu.

3. Não querem perder os privilégios

Se a punição for desproporcional ao que aconteceu, certamente não haverá uma próxima vez, ou seja, ele não vai querer contar quando cometer um erro novamente. Então, ensine justiça reagindo proporcionalmente.

4. Têm medo de serem rejeitados

Às vezes, além de todas as coisas que dizemos e fazemos contra nossos filhos quando se comportam mal, também fazemos zombaria ou os humilhamos por suas ações. Se você é esse tipo de pai ou mãe, aposto que ele vai esconder as coisas de você.

5. Comunicação deficiente

Eles se sentem inseguros porque não sabem o que esperar. Reações sempre negativas da sua parte e não saber como se aproximar para conversar são reflexos da uma comunicação ruim. Se esse for o seu caso, certamente muitas coisas estão acontecendo agora debaixo do seu nariz que você nunca saberá.

Advertisement

6. Pouca confiança em nós

Você nunca está do lado dos seus filhos, e a cada pequeno erro, você acaba se voltando contra eles? Parabéns, você perdeu a confiança que deveriam ter em você, então, com certeza, seus filhos podem ser “O Garoto de Bicicleta” e você nem percebe.

Não estou dizendo que deva agir como se nada tivesse acontecido. Para cada ação há uma consequência, e eles deveriam saber disso. Mas deixá-los com medo certamente não ajuda. Muito pelo contrário, como espero ter mostrado a você, pode sair pela culatra de várias maneiras. 

Antes de educar, eduque-se para que seus filhos não tenham medo de você.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Tus regaños convierten a tus hijos en mentirosos

Toma un momento para compartir ...