As mãos que ajudam são mais nobres que os lábios que rezam

Orar é bom, mas agir para ajudar quem precisa é ainda melhor.

Erika Otero Romero

Qualquer bairro residencial do mundo conta com mulheres sumamente devotas que costumam ir diariamente à igreja. O conto que lerá a seguir relata a história de uma dessas mulheres.

Essa mulher, todas as manhãs, ia à primeira missa celebrada na igreja da comunidade onde vivia. No trajeto de sua casa até a igreja, encontrava-se pelo caminho com pessoas em situação de rua, que pediam ajuda ou alguma comida para passar o dia, mas ela ia tão concentrada em suas orações, que passava de longe e não se dava ao trabalho de voltar a vê-los.

Numa manhã em particular, depois de ter caminhado todo o trajeto, como de acostume, chegou até a igreja; porém, ao chegar, ela se deu conta de que a porta estava fechada.

Por mais que batesse e a empurrava, a porta não abria. Assim continuou por muito tempo, mas por mais que insistisse, não obtinha resposta. Triste porque nessa manhã não poderia entrar na igreja pela primeira vez em muitos anos, encontrou-se sem saber o que fazer.

Depois de ficar cabisbaixa por um tempo, levantou o olhar procurando uma resposta. Foi então que, diante dos seus olhos, reparou o que minutos antes não tinha visto. Era uma nota cravada na madeira da porta, que dizia: “a resposta não está aqui dentro, está no trajeto”.

Advertisement

“As mãos que ajudam são mais nobres que os lábios que rezam”

A frase com que dou início a este parágrafo pode parecer bastante rigorosa, mas não deixa de ser verdade.

Pode acontecer (a fé é maravilhosa), que uma oração feita com boa intenção surta o efeito necessário e solucione um problema imediato; apesar disso, as coisas resultam melhor quando se atua como resposta e acalma-se o sofrimento do necessitado.

Sim, às vezes não nos damos conta de que somos a resposta à oração de alguém. Acontece que, às vezes, estamos tão focados na nossa oração, que não nos apercebemos das necessidades das pessoas à nossa volta.

Não há nada de errado nisso, se acontecer uma ou duas vezes, mas o que me diz de passar sua vida apenas rezando para que Deus faça tudo por sua fé e não agir? É extremamente positivo orar e ter fé, mas também deve-se realizar as obras, tal como nos foi mandado.

Somos seres humanos com a capacidade mental e moral de fazer o bem e de ajudar a nosso próximo. Como diz a escritura em Mateus 22:36-40:

Advertisement

36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

37 Disse-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

38 Este é o primeiro e grande mandamento.

39 E o segundo é semelhante: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

40 Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas.

Advertisement

Então, não acha que uma maneira de demonstrar amor ao próximo seja ajudando-o em seus momentos de necessidade?

Não dar o que lhe sobra, mas o que você tem

Eu não pretendo dar lições de moral, mas se tem algo que eu sei por conta própria é que, embora receber seja maravilhoso, há um ato superior a este, e é dar.

Mas não se trata de dar o que sobra, isso qualquer ser humano faz. O cerne da questão está em dar o que você tem. Não é complicado e você não consegue imaginar o quão beneficiado você ou seus entes queridos podem ser.

Houve um tempo em que, com a minha família, fomos membros de uma igreja. Nessa altura, a nossa situação financeira não era muito promissora; no entanto, quando se pediu à minha mãe que desse alimento a dois jovens missionários que vinham de outro país, ela não hesitou.

Por anos, minha mãe alimentou jovens que, um dia por semana, vinham almoçar em nossa casa. Ela se esforçava para lhes dar um bom prato de comida, sabendo que talvez fosse o único bom prato que podiam comer por dia. Dessa forma, conhecemos jovens de muitos lugares, que nos ensinaram uma forma diferente de ver a vida.

Advertisement

Passou um tempo até que eu fui viver no exterior. O que vivi fora do meu país, e em completa independência, foi igualmente libertador e difícil. No entanto, talvez porque a minha mãe tinha sido altruísta ao servir, ou talvez porque deu mais do que tínhamos, nunca passei fome nem morei na rua.

Hoje, se há uma coisa que eu sei é que se eu puder ajudar uma pessoa, de qualquer maneira, eu vou.

Ore, mas também aja

As orações das pessoas de bom coração são ouvidas e atendidas. Agora, imagine as grandes coisas que uma pessoa que tem fé consegue quando age e ajuda as pessoas necessitadas.

Muitas pessoas no mundo oram com fé a Deus pelas necessidades daqueles que as rodeiam. Ao mesmo tempo, pedem para ter sua mente clara para encontrar aqueles que precisam de sua ajuda. Dessa forma, prestam serviço, cuidando de doentes e doando seu tempo para cuidar de idosos. Outras pessoas optam por dedicar parte de seu salário à alimentação de pessoas e de animais sem abrigo.

Não são necessárias grandes somas de dinheiro, apenas a vontade de ajudar, por exemplo, um vizinho que, devido a problemas de saúde, não pode sair para limpar seu jardim. Você também pode alimentar um animal de rua. Também pode dar alimento a alguém em necessidade. Há centenas de maneiras de ajudar os necessitados; basta lembrar: orar é bom, mas agir em ajuda de quem precisa é melhor aos olhos de Deus.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Las manos que ayudan son más nobles que los labios que rezan

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.