As filhas mudam os cérebros dos pais, de acordo com um estudo

Eles agem e se sentem diferentes quando uma filha chega ao seu mundo.

Fernanda Gonzales Casafús

Não é novidade que as garotas são “do papai”. E os homens se tornam mais encantadores quando têm uma filha. Não é apenas uma apreciação pessoal, diz a ciência. Aparentemente, ter uma filha modifica a atividade cerebral dos pais.

Quando vejo o relacionamento do meu marido com a nossa filha, meu coração se enche ao vê-lo sensibilizado pelas macaquices que ela faz ou pela doçura com que ela lhe pede alguma coisa. Ela pode tudo. Ter uma filha muda a mente de um homem.

O que a ciência diz

De acordo com um estudo publicado na revista da Associação Psicológica Americana Behavioral Neuroscience, e também descrito no site da Associação Americana de Psicologia, os cérebros dos pais respondem de forma diferente entre uma filha e um filho.

Aparentemente, os pais de meninas estão mais atentos às necessidades de uma filha do que às de um filho. E de acordo com os exames cerebrais, os homens tiveram uma resposta maior às fotos que mostravam expressões de felicidade de suas filhas do que de seus filhos.

Chamando papai

Ao mesmo tempo, os resultados da investigação mostraram que as meninas chamam seu pai mais do que os meninos. E isso deixa clara a conexão inicial que existe entre filha e pai.

Advertisement

O estudo foi realizado com uma amostra de 52 pais e, para o experimento, os pais levaram um gravador para sua casa, onde registraram todas as interações familiares. Por ali se descobriu que os pais cantam e conversam mais com suas filhas do que com seus filhos.

Além disso, os pais passaram mais de 60 minutos por dia com suas filhas do que com seus filhos e passaram três vezes mais tempo brincando com elas do que com os filhos.

Ciência ou cultura

Os pesquisadores ainda não conseguem decifrar se essa predisposição dos pais em relação às filhas é genética ou é produto do que a cultura e a sociedade assinalam em relação à interação social e de gênero.

Ou seja, pode ser que o cérebro dos pais aja de maneira diferente com um filho do que uma filha. Mas essa diferença pode ocorrer não apenas por mudanças estruturais no cérebro, mas pela aquisição de comportamentos e crenças sobre o gênero feminino.

Os pais tratam melhor as filhas ou passam mais tempo com elas, muitas vezes por causa da necessidade que sentem de proteger ou cuidar mais delas do que de um filho.

Advertisement

Alan Kazdin, professor de psiquiatria infantil e diretor do Yale Parenting Center, disse em uma entrevista: “As interações entre pais e filhas dirigem e influenciam o cérebro de cada uma delas. Então, o que não sabemos aqui é se os pais administram o comportamento de suas filhas e seus filhos ou se as filhas e os filhos conduzem o comportamento dos pais”.

Pais mais receptivos

Uma garota muda o comportamento de um pai. De acordo com esse estudo, eles se tornam mais receptivos às necessidades de suas filhas e falam mais abertamente sobre emoções do que com seus filhos.

Em uma sociedade onde o homem deve ser duro, muitos homens acham difícil falar sobre sentimentos com seus filhos. E então o círculo se retroalimenta. Os pais consideram que um filho não precisa do apoio emocional que uma garota precisa e é assim que a personalidade de cada um é moldada.

É bom ressaltar que há muitos pais que agora estão mais abertos e receptivos do que décadas atrás, ante às emoções dos filhos varões. Quando um pai encoraja seu filho a mostrar suas emoções, está tornando-o uma pessoa melhor.

O que as filhas conseguem

As mulheres mudam o mundo dos homens. E uma filha vem coroar o amor primitivo que o gênero masculino dá às mulheres desde o começo da humanidade. Quando vejo meu marido em sua interação com nossa filha, vejo muito mais que um pai. Eu observo um homem que é forte, mas terno e amoroso ao mesmo tempo. Eu vejo um homem que entende o mundo das mulheres melhor do que nunca. E vejo alguém que respeita e valoriza a força do nosso gênero. Tudo isso e muito mais, as filhas conseguem.

Advertisement
  • As filhas conseguem que os pais cuidem de seu modo de agir, porque querem que elas tenham um bom exemplo de homem a buscar no futuro.
  • Elas conseguem que os pais falem como nunca antes das emoções, dos sentimentos e da própria vida.
  • As filhas veem seus pais como um cavaleiro de guerra, prontos para dar suas vidas por elas.
  • Os pais aprendem sobre maquiagem, roupas e sapatos femininos como nunca em suas vidas
  • Eles aprendem a respeitar o mundo feminino como nunca antes; apreciá-lo (e compreendê-lo).
  • Eles aprendem todos os dias a amar mais suas mulheres e todas as mulheres da família, porque a filha delas desperta aquele sentimento profundo que é tão inexplicável quanto mágico.

Embora as crianças, sejam elas meninas ou meninos, dão muito orgulho a um pai, as filhas vêm para mudar sua vida completamente. Se você conhece um pai que é completamente apaixonado por sua filha, compartilhe este artigo com ele, para mostrar ao mundo como as filhas mudam o cérebro – e o coração – de um homem.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: Las hijas cambian el cerebro de los padres, según un estudio

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.